sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Trans-Siberiana - roteiro leste-oeste


Este variante pode ser considerado como inversão de roteiro econômico e indicado para temporada de abril-maio-junho. As tarifas aéreas neste período convidam voar de Moscou para Costa Pacífica, já que no começo de férias o povo de lá segue aos destinos de lazer e há muitos lugares vazios na contra-mão do fluxo principal. Alias, experimentamos esse jeito em 2011 (relato: Crônicas de uma viagem Trans-Siberiana), portanto usaremos nosso "know-how" no desenvolvimento de um roteiro mais genérico. As principais metas: custo-benefício, paradas mais de dia e noites mais em trens do que em hotéis. Então, estamos começando em Vladivostok (ВЛАДИВОСТОК), no km 9288 da Ferrovia Trans-Siberiana (foto ao lado).

Tomaremos como base horários vigentes em outubro, com data fictícia de início da jornada ferroviária (dia 3 deste roteiro) na terça-feira 01.10.2013. Em abril-junho haverá nada menos opções, e tarifas não devem variar consideravelmente também, salvo em alguns feriados.


1-o segmento: Vladivostok (ВЛАДИВОСТОК) - Khabarovsk (ХАБАРОВСК), 766 km

Trem 133"Э" Vladivostok (ВЛАДИВОСТОК) - Penza (ПЕНЗА), tarifa 2079 Rublos na 2-a classe (1145 na 3-a). Partida de Vladivostok: 12:14 (19:14 no horário local); Tempo de viagem: 12 h 31 m. Chegada: 00:45 (07:45 no horário local). Obs.: há uma opção mais rápida e mais cara - trem 005"Э"

2-o segmento: Khabarovsk (ХАБАРОВСК) - Tchita (ЧИТА), 2327 km

Trem 099"Э" "Э" Vladivostok (ВЛАДИВОСТОК) - Moscou (МОСКВА).
Tarifa 5142 Rublos na 2-a classe (2699 na terceira).
Partida: 08:49 (15:49 no horário local); Tempo de viagem: 42 h 26 m.
Chegada: 03:15 dois dias depois (09:15 no horário local).
Obs.: segundo dia do segmento inteiramente no trem, há 4 paradas de 15-20 min. para descanso e compras.

3-o segmento: Tchita (ЧИТА) - Irkutsk (ИРКУТСК), 1013 km

Trem 077"Э" Neryngri (НЕРЮНГРИ) - Novosibirsk (НОВОСИБИРСК) (ou similar, alternados nos dias pares-ímpares).
Custo 2628 Rublos na 2-a classe (1428 na terceira ).
Partida: 11:33 (17:33 no horário local); Tempo de viagem: 18 h 24 m.
Chegada: 05:57 no dia seguinte (10:57 no horário local).
Obs.: ha outra opção, com custo igual, ou maior, conforme o dia par-ímpar.

4-o segmento: Irkutsk (ИРКУТСК) - Krasnoyarsk (КРАСНОЯРСК), 1088 km

Trem 143"Й" Vladivostok (ВЛАДИВОСТОК) - Penza (ПЕНЗА) ou 069" Я" Tchita (ЧИТА) - Moscou (МОСКВА)
Custo 2628 Rublos na 2-a classe (1428 na terceira ).
Partida: 14:33 (19:33 no horário local) ou 13:34 (18:34 no horário local); Tempo de viagem: 17 h 51 m ou 18 h 08 m.
Chegada: 08:24 no dia seguinte (12:24 no horário local) ou 07:42 no dia seguinte (11:42 no horário local).

5-o segmento: Krasnoyarsk (КРАСНОЯРСК) - Novosibirsk (НОВОСИБИРСК), 762 km

Por exemplo, trem 043"Э" Khabarovsk (ХАБАРОВСК) - Moscou (МОСКВА), Tarifa 2079 Rublos na 2-a classe (1145 na terceira).
Partida: 16:39 (20:39 no horário local); Tempo de viagem: 11 h 41 m.
Chegada: 04:20 no dia seguinte (07:20 no horário local).

6-o segmento: Novosibirsk (НОВОСИБИРСК) - Ekaterinburgo (ЕКАТЕРИНБУРГ), 1525 km

Por exemplo, trem 067"Ы" Abakan (АБАКАН) - Moscou (МОСКВА), tarifa 3560 Rublos na 2-a classe (na terceira 1899).
Partida: 13:13 (16:13 no horário local); Tempo de viagem: 21 h 30 m;
Chegada: 10:43 no dia seguinte (12:43 no horário local).

7-o segmento: Ekaterinburgo (ЕКАТЕРИНБУРГ) - Kazã (КАЗАНЬ), 875 km

Trem 377"Г" Noviy Urenguoi (НОВЫЙ УРЕНГОЙ) - Kazã (КАЗАНЬ). Tarifa 2079 Rublos na 2-a classe (1145 na terceira).
Partida: 20:30 (22:30 no horário local); Tempo de viagem: 14 h 45 m .
Chegada: 11:15 no dia seguinte (mesma hora local).

8-o segmento: Kazã (КАЗАНЬ) - Moscou (МОСКВА), 793 km

Por exemplo, trem 049"Г" Kazã (КАЗАНЬ) - Moscou (МОСКВА)
Custo 1751 Rublos na 2-a classe (na terceira seria 1311 Rublos).
Partida: 17:50; Tempo de viagem: 12 h 21 m. Chegada: 06:11 no dia seguinte.
Este segmento pode ser também dividido em dois diurnos curtos, com mais uma parada - em Nizhniy Novgorod (НИЖНИЙ НОВГОРОД)


Resumo de roteiro (fuso-horário local)
Dia 1. Moscou: término na parte anterior do roteiro e embarque para voo noturno a Vladivostok (1).
Dia 2. Vladivostok: chegada, excursões, pernoite no hotel.
Dia 3. Vladivostok: excursões, partida 19:14, pernoite no trem.
Dia 4. chegada em Khabarovsk (2): 07:45, excursões, pernoite no hotel (dia reserva).
Dia 5. Khabarovsk: excursões, partida 21:57, pernoite no trem.
Dia 6. Dia e pernoite no trem.
Dia 7. chegada em Tchita (3): 09:15, excursões, pernoite no hotel opcional(dia reserva).
Dia 8. Tchita (dia opcional): excursões, partida 17:33, pernoite no trem.
Dia 9. chegada em Irkutsk (4): 10:57, excursões, pernoite no hotel.
Dia 10. Irkutsk e Baikal: excursões, pernoite no hotel (dia reserva).
Dia 11. Irkutsk e Baikal: excursões, partida 19:33, pernoite no trem.
Dia 12. chegada em Krasnoyarsk (5): 12:24, excursões, pernoite no hotel (dia reserva).
Dia 13. Krasnoyarsk: excursões, partida 16:39, pernoite no trem.
Dia 14. chegada em Novosibirsk (6): 07:20, excursões, pernoite no hotel (dia reserva).
Dia 15. Novosibirsk: excursões, partida 16:13, pernoite no trem.
Dia 16. chegada em Ekaterinburgo (7): 12:43, excursões, pernoite no hotel (dia reserva).
Dia 17. Ekaterinburgo: excursões, partida 22:30, pernoite no trem.
Dia 18. chegada em Kazã (8): 11:15, excursões, pernoite no hotel (dia reserva).
Dia 19. Kazã: excursões, partida 23:09, pernoite no trem.
Dia 20. chegada em Moscou (9) e término da jornada ferroviária. Embarque para Brasil ou início da parte posterior do roteiro.

Obs.: Há 7 dias reserva, com possibilidade de não parar em hotel e adiantar a partida prevista para dia seguinte.

Somando a duração dos trechos temos 12,5+42,5+18,5+18+12+21,5+15+12,5 = 152,5 horas, distribuídas em 8 segmentos - 9 pernoites, 3 dias inteiros e partes de alguns outros dias. O custo de transporte ferroviário na 2-a classe ficou em 2079+5142+2628+2628+2079+3560+2079+1751=21946 (22 mil Rublos). Somando 8-9 mil de aéreo e translado de aeroporto, a logística ficou em 30-31 mil rublos, ou em torno de 2 mil reais por passageiro (na 3-a classe poderia ser bem menos). Para fechar seu orçamento, adicione pernoites em hotéis, alimentação por dia e algumas excursões, tomando como base valores comuns no Brasil e considerando seus padrões habituais de consumo.

Seria possível, e até interessante, parar também nas cidades Omsk, Perm´ e Nizhniy Novgorod. Por outro lado, o número de paradas propostas pode ser reduzido, junto com duração da jornada. Conforme interesse dos leitores, podemos estudar variantes deste roteiro trocas de paradas, reduções ou ampliações.

Fotos do autor
Atualizado 20.09.2013


...cartão de visita Ferrovia Trans-Siberiana e suas ramificações
...lista RÚSSIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário