sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Bolívia de avião

O alto custo de passagens de ônibus entre as principais cidades do Brasil e a fronteira com Bolívia, associado a longo tempo de tal viagem torna a via aérea mais atraente. Apesar de todos os contra: passagens internacionais tendem a ser mais caras do que dentro de um país para mesma distância, compra de ida e volta quase obrigatória, taxas de embarque 3 - 8 vezes mais altas, oferta de voos limitada por acordos bilaterais, princípio de reciprocidade aliado às frequentes crises na aviação civil boliviana... Nos anos 90 a transportadora autorizada era LAB, com sua falência a acendente AEROSUR, fundada em 1992 em Santa Cruz de la Sierra, ganhou o posto. Mas no ano passado esta seguiu o mesmo caminho, a tentativa de operar também voos intercontinentais foi fatal. Agora é a vez da BoA - Boliviana de Aviación que nasceu em Cochabamba, mas já voa para São Paulo de Santa Cruz.

Atualmente o seu voo diário OB-736 sai de Santa Cruz Internacional VVI às 9:25 e chega a São Paulo Internacional GRU 3 horas depois (conte ainda a diferença de fuso-horário em 1 hora). De fato, este voo começa em La Paz às 6:50, mas o controle migratório ocorre em VVI, portanto esta parada é longa. De volta BoA decola em GRU às 15:30, e o destino depende do dia de semana. Terças, quintas e sábados: Cochabamba (OB-737), outros 4 dias: Santa Cruz (OB-739, este não estica até La Paz, não).

Do lado brasileiro a GOL opera o voo G3-7600, São Paulo Internacional GRU - VVI Santa Cruz Internacional com partida às 11:05, em pleno dia. Retorno como G3-7601 às 12:50 (no horário de verão, que não é praticado na Bolívia).

Entretanto, a TAM também está presente neste mercado, por meio da sua subsidiária paraguaia TAM Mercosur. A sua desvantagem é a conexão obrigatória em Assunção, que aumenta o tempo de viagem para 5,5 ou 6 horas. Partidas de São Paulo Internacional GRU diariamente às 9:10 (PZ-0713), de volta de Santa Cruz Internacional VVI às 13:40 (PZ-0701).

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Villa General Belgrano, Prov. Córdoba, ARGENTINA

Fundada em 1932, altitude 720 m, população 6 mil. Uma cidadezinha bucólica 90 km ao sul de Córdoba, entre montanhas e represas da muito agradável região Sierras de Córdoba. A maior colônia alemão de toda Argentina, logo depois da sua fundação multiplicou de tamanho, graças a chegada em 1940 de um grupo de marinheiros do couraçado Graf Spee, dispensados em Montevidéu. Conta também com dezenas de famílias suíças, austríacas e italianas. Menos de duas horas de viajem de Córdoba, com boa frequência de ônibus. Há também linha direta de-para Buenos Aires (serviço noturno).


domingo, 6 de outubro de 2013

Carlos Paz, Prov. Córdoba, ARGENTINA

Nome completo - Villa Carlos Paz. Altitude 660 m, população 75 mil. Uma charmosa cidade na beira de lago artificial San Roque, 40 km de Córdoba na direção oeste. A autopista dupla é excelente, e há muitas frequências de ônibus que ligam duas cidades. E mais ainda, há também conexões diretas com Buenos Aires e outras grandes cidades da Argentina. Destino de turismo ecológico, em função de grande lago, das montanhas e dos parque nacionais próximos, oferece também atrações culturais, chocolates etc., à moda de Campos do Jordão.