quinta-feira, 30 de julho de 2020

"Caminho da Fé": de Cantagalo até Luminosa

Mais um sábado de quarentena aproveitamos para isolamento social à nossa moda: no dia 18.07.2020 exploramos o trecho Cantagalo - Luminosa da popular rota pedestre "Caminho da Fé". O bairro rural Cantagalo fica no norte do município São Bento do Sapucaí SP, é o seu vizinho Luminosa já no estado de Minas Gerais e faz parte do município de Brasópolis. A distância entre estes pontos de apoio é de 7,5 km, portanto no formato de ida e volta, e considerando as diferenças de altitude, este roteiro é de bom tamanho. E os seus trunfos principais são ar puro de montanha e inesquecíveis paisagens da Serra de Mantiqueira:     


O nosso reposicionamento de Taubaté - SP para local do início desta caminhada foi de carro, pela bem conhecida estrada SP-042/MG-173 que atravessa divisa entre dois estados três vezes: Santo Antônio do Pinhal SP - Sapucaí-Mirim MG - São Bento do Sapucaí SP - Gonçalves MG. Depois viramos para direita e por 12 km seguimos pela Estrada do Cantagalo, sem pavimentação rígida, mas perfeitamente transitável apesar das subidas bastante íngremes. 


Com aumento de altitude nos primeiros 4 quilômetros ganhamos ótimas vistas para vale por onde passa a rodovia interestadual. E logo atravessamos a divisa MG-SP mais uma vez, nesta vez por terra:


A partir deste ponto já estamos no distrito Cantagalo de São Bento do Sapucaí, resta apenas chegar à sua sede.


Mas muito antes disso encontramos um trevo, onde a esta estreita rodovia de terra e cascalho se junta uma via mais estreita ainda, mas asfaltada. As placas indicam que este caminho para Centro de São Bento (que algum tempo atrás contornamos pela SP-042) pode ser até mais curto, mas não é adequado para caminhões. Pesquisaremos esta opção na volta ou na outra viagem.  

A densidade dos sítios ao longo da estrada logo aumenta, aparecem pavimentação de bloquetes e até obstáculos. Passamos pela igreja, pela escola, alguns pontos comerciais, mais uma subida íngreme, e depois de novo chão de terra e poucas habitações a vista - faltam ainda 5 km até o bairro.. 

As paisagens nas altitudes 1100 - 1200 m já são outras.


E o mais memorável surpreende com plantações de oliveiras.

Finalmente, chegamos ao Bairro de Cantagalo, onde além de concentração de sítios ao longo da estrada há também algumas ruas transversais e uma praça com acesso único em frente à igreja.  


Ao lado da igreja fica escola rural, com várias vagas de estacionamento em frente. Deste ponto iniciaremos a nossa caminhada.

Na própria praça há ouros objetos relevantes: uma pousada com piscina na sua área verde, ponto de ônibus com telhado sólido e galo de ferro em cima, e dois quadros informativos com apresentação dos circuítos turísticos no.13 e no.17 que começam e terminam neste local, na altitude de 1150 m.  


Pelo jeito, o nosso plano de roteiro coincide com setor inicial do Circuíto Cantagalo  recomendado para ciclistas (no.17 - uma volta de 31 km no total). E o circuíto pedestre no.13 Trilha da Onça também deve nós acompanhar no início, antes de começar a sua subida mais radical. Este item do cardápio guardaremos para nossas próximas visitas ao Bairro de Cantagalo que merece a ser explorado aos poucos.

*****

Estamos saindo do bairro pela mesma estrada e no mesmo sentido leste, mas agora a pé. A seta amarela no lado verso deste placa confirma que a direção do "Caminho da Fé" é esta mesma.


O bairro ainda não acabou, mas nesta parte ficou menos denso e incorpora fazendas inteiras.


Algumas delas de aparência bem tradicional.


Mais uma seta amarela, e mais um agrupamento de habitações na beira da estrada.


E as setas neste pedaço divergem por apresentar opções de hospedagem tanto à direita (temporariamente fechado por causa da quarentena), quanto à esquerda.     


Este ponto de apoio inclui micro-capela, banheiro e quarto para descanso, mas nesta vez deixamos de testar as suas funcionalidades - estamos bem no começo do nosso percurso. 

Andamos aproximadamente 0,5 km até encontrar esta plaquinha com indicação de distância restante:



118 km até Aparecida SP pelo variante mais longo da descida de Campos do Jordão SP, com perfil mais ameno. Esperamos encontrar indicadores deste tipo a cada 2 km, salvo possíveis perdas.


Mas os indicadores mais simples encontram-se com frequência mais do que suficiente.


Alem das setas amarelas há também anúncios de pousadas e lanchonetes que aguardam os peregrinos no próximo povoado.


Embora há habitações próximas à estrada também neste trecho de floresta.


Uma delas convida os seguidores do circuíto no.13 abrir esta porteira e ir pela trilha dentro da fazenda. Estudamos esta opção só no dia seguinte e parece que esta trilha é muito interessante - chega ao topo da serra com altitudes por volta de 1600 m. Com certeza, reservaremos um dia dos próximos vezes para estes prazeres.


Mas por hoje seguiremos as estrelas amarelas, e esta estrada sobe bem aos poucos, acompanhando um rio pequeno e quase calmo. 


As pastagens próximas à estrada têm como fundo aquela serra de 1600 m. .


Os eucaliptos alem de providenciar alguma sombra sobre nosso caminho esbanjam também suas aromas revigorantes e estimulantes. 


Bem na hora, depois da marca 116 km (2,5 a partir do centro de Cantagalo) e estrada vira para direita e papa cima, e começa uma subida "costurada". 
 

Mas logo a inclinação diminui, com retomada da perfeita direção leste. O mais agradável, esta reta está no meio da floresta, com ar ainda mais fresco, boas sombras e até frutas silvestres (framboesas!) no nosso alcance.


Agora já estamos no ponto mais alto do nosso percurso, aproximadamente 1270 m acima de nível do oceano. A divisa dos municípios e dos estados fica mais ou menos a 115 km do destino final desta rota, a partir daqui teremos 4 km de descida.


Embora a placa mineira informa sobre 3 km, mas esta informação não é exata, mesmo se considerar o local da pousada mais próxima. Alias a "Estância São José" nem convida peregrinos entrar para descanso, apenas saúda aqueles que passam pelo outro lado do portão.


Correto, apenas em 3-4 km de rolagem para baixo teremos uma verdadeira cidadezinha à nossa disposição, com toda infraestrutura de apoio.


E a força de gravidade ajuda mesmo nesta parte da rota. Ao sair da floresta fechada observamos o alto da serra que acabamos de atravessar, bem que a estrada não passa exatamente pelo topo desta rocha. 


Agora estamos no meio das plantações de banana. E as bananeiras daqui são de tamanho impressionante, embora quase não oferecem sombra para estrada.


Entre folhas gigantes já podemos enxergar o nosso alvo de hoje. Mas ainda estamos bem no meio de caminho de ida. 


Bem, agora o Bairro Luminosa (Brasópolis - MG) já está visível sem complicações. 


Fonte de água potável (e muito boa!) na beira da estrada. 


Anotando, na volta será logo depois desta placa "114 km", portanto nem precisaremos de hidratação preventiva em Luminosa.


O cinturão bananeiro já foi vencido, agora estamos entre pastagens abertas, mas há algumas árvores sombreiras na beira da estrada, boas para curtas paradinhas. 


Boiadas atrás as cercas aparecem cada vez mais. Há animais bastante curiosos, mas a maioria foge antes da nossa aproximação. 


Enquanto pequenos correm para longe, os pesos pesados apenas olham para nosso lado sem qualquer emoção.  


Este foi o mais majestoso, um verdadeiro destaque da paisagem local.


Mais uma ação de apoio moral dos romeiros por parte dos fazendeiros de Mantiqueira.


Pela estrada vista em baixo o circuito no.17 (para ciclistas) já segue de Luminosa na direção sul, e hoje não temos planos de passar por lá  - retornaremos para Cantagalo pelo mesto caminho de ida.    

A placa "112 km" significa que já andamos 6,5 km. E a estimativa visual da distância restante até a igreja - por volta de 1 km combina bem com parâmetro básico do nosso circuíto.


Alias nenhuma das 4 placas de quilometragem par não faltou, a sinalização do "Caminho da Fé" neste trecho é exemplar.   


A partir deste ponto teremos acompanhamento aéreo: há dois parapentes no ar, manobrando muito à vontade. 


O vale de Luminosa é amplo longo, mas não infinito. Mais à direita este circo é encerado pelas montanhas parecidas com aquelas na nossa frente. Apenas duas estradas de terra passando pelas alturas conectam este vale com estado de São Paulo. 


Já a serra do lado leste é intransitável para veículos, por lá há apenas algumas trilhas. 


Para norte este vale se estica na direção da própria cidade de Brasópolis (uns 15 km), já os lagos e sítios próximos indicam início da periferia do Bairro Luminosa.


Já estamos na parte final da descida, distância da igreja matriz, bem alta, é cerca de 0,5 km. Se destacam também mais uma igreja (São Benedito) e um prédio azul com telhado utilitário típico para Minas - a maior das pousas para romeiros.


Ultimo trevo antes da zona urbana: para esquerda desce uma via de acesso aos lagos vistos da estrada - e nesta fazenda também há restaurante e pousada.


Últimas centenas de metros de novo na sombra, é bom para começar subida de retorno por aqui ainda no meio da tarde.  


E daqui começa a pavimentação urbana. Na primeira esquina encontramos aquela pousada cuja publicidade apareceu tantas vezes na estrada, e não só nestes 7,5 km e hoje. O trecho de Paraisópolis até Cantagalo também foi infestado por estes convites de pernoitar aqui.


Para esquerda começa estrada de Brasópolis (sentido norte), e para direita aquela estrada para fundo do vale vista de cima - a placa do circuíto no.17 manda exatamente para lá.  

*****
Mas o nosso caminho é do meio, pela rua das duas igrejas de Luminosa. Alias a igreja de São Benedito já está pertinho.


Depois passamos também aquela grande pousada azul, com amplo banheiro público ao seu lado, também com placa dedicatória aos romeiros. 

E logo começa a praça central do bairro, chegamos em menos de duas horas apesar das paradinhas para contemplação e fotos. 


As placas azuis da faixa central mencionam todos os meios de hospedagem por aqui. A duas da direita indicam a continuidade da rota "Caminho da Fé", junto com a rota "Caminhos do Frei Galvão" que termina um pouco mais longe - em Guaratinguetá SP

A igreja matriz de perto realmente impressiona pelo tamanho, mas nesta hora estava fechada e não apreciamos o seu interior. 


Mas ao lado da igreja matriz funcionava padaria-lanchonete onde um grupo de ciclistas estava recarregando as calorias. O credencial "Caminho da Fé" chama a atenção. Na outra ponta da praça funcionava bem movimentado bar, e a parte do meio oferecia muitos bancos para descanso, parte deles na sombra. Todos bancos expõem nomes das entidades ou famílias patrocinadoras desta benfeitoria. 

Aproveitamos este pedaço para descanso e contemplação, e depois exploramos algumas quadras no fundo da igreja. 


Por lá há dois objetos relevantes: escola municipal e Associação dos Bananicultores - aqueles que plantaram tantas bananas no cinturão médio das montanhas em torno de Luminosa.  


Por trás da escola a rua desce e abre a vista das montanhas ao leste de Brasópolis. Uma delas é o Pico dos Dias (1520 m) que ostenta observatório do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) - a mais importante instituição brasileira em pesquisas fundamentais na área de Física de Universo. Um dos picos vizinhos também pode ser acessado pela estrada - lá fica a rampa de voo livre que não apenas ajudou na decolagem daqueles dois personagens, mas periodicamente serve como palco de mais renomadas competições do gênero. 


Finalmente, a rua que leva "Caminho da Fé" para fora do Bairro Luminosa - saindo do lado norte da praça principal no sentido leste e descendo ladeira. Mas esta descida é só no comecinho: depois a rota vira para direita e segue na direção sul-sudeste com forte aclive, até o próximo marco da divisa MG-SP sobe 850 metros no trecho de 8-9 km.

Este pedaço adicionaremos ao nosso portfólio de planos de passeios, e como ponto de partida tomaremos exatamente a praça da Luminosa, boa para deixar o carro. Mas por hora começaremos a caminhada de volta para nosso estacionamento em Cantagalo.  


Deixando esta simpática cidadezinha que não tem pressa de se emancipar a exemplo da separatista Gonçalves (que em 1963 abandonou a Paraisópolis - MG) e continua ser distrito do município de Brasópolis - MG.

*****
O caminho de volta levou mais duas horas, embora quase não tiramos fotos. Só paramos para descanso e refresco na fonte de água e no marco divisório (o mais alto). Ocorre que o perfil do retorno foi bem mais puxado: 


Observa-se que na primeira metade da ida subimos só 120 m, mas na primeira metade da volta aqueles 370 m que descemos tão fácil indo da divisa para Luminosa. E a pequena descida na parte final serviu como sobremesa. No total este circuíto valeu 15 km de caminhada com quase 500 m de desnível - tanto para cima quanto para baixo. 


Atualizado: 30.07.2020

...rota pedestre "Caminho da Fé"
...cartão de visita São Bento do Sapucaí - SP (em construção)
...lista Destinos de ecoturismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário