quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Rota pedestre "Caminho da Luz"

Não confundir com a "Rota da Luz", também de aproximadamente 200 km, recentemente criada para romeiros que seguem de Grande São Paulo para Santuário se Aparecida.


(Fonte do mapa: http://www.caminhodesantiago.com.br/...)

O Caminho da Luz é uma peregrinação mais "puxada" e mais focada em contato com a natureza: este roteiro de  pelo Leste de Minas Gerais começa ao lado da Cachoeira de Tombos e termina no Pico da Bandeira que por muito tempo foi considerado como ponto mais alto do Brasil.

Oficializado em 2001 (ano de registro da ABRALUZ - Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz), o percurso mineiro logo ganhou a fama de “Santiago de Compostela brasileiro”, e em 2006 esta entidade foi reconhecida como de utilidade pública em níveis municipal e estadual.

O ingrediente espiritual não é ostensivo, mas continua como objetivo principal de qualquer peregrinação que sempre leva-nos à reflexão, ao encontro com o nosso eu verdadeiro (aqui e adiante citando a ABRALUZ, com maiores detalhes acessíveis pelo link).  Portanto, o nome desta rota tem duplo sentido, e a Luz Interior com certeza será fortalecida pela caminhada entre tantas luzes naturais, proporcionadas pelos fragmentos de mica e cristais emergem do solo.

Como diz a apresentação da ABRALUZ, esta região é carregada de um magnetismo que fascina a todos aqueles que têm uma sensibilidade aguçada, pois sua força telúrica abre inúmeros portais energéticos, os quais atiram os caminhantes numa viagem que ultrapassa a barreira do tempo.

O ponto final em si, ou melhor dizer o trecho final do percurso que leva ao topo, é um dos mais excitantes lugares para quem gosta de caminhar apreciando vistas panorâmicas. O pico da Bandeira com 2890 m de altitude pode ser alcançado por uma caminhada mesmo, sem elementos de escalada. Mas isso tem custo: ele é meio escondido, e não pode ser visto dos vales próximos, bem como vice-versa.



As paisagens de Alto Caparaó e arredores com inúmeros cafezais podem ser apreciadas na parte inicial da subida, e o topo mesmo oferece perspectivas mais distantes, simplesmente magníficas nas horas de sol nascente ou poente (se levar sorte com o tempo, é claro).

O ponto inicial do percurso fica na divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro, e a sua atração principal é Cachoeira dos Tombos no Rio Carangola, considerada 5ª maior em volume de queda d'água do país. A cachoeira é situada quase na periferia sul da cidade de Tombos, e recentemente ganhou um monumento erguido sob encomenda do fundador da ABRALUZ, jornalista e escritor Albino Neves. Outras localidades recomendadas para pernoites nesta rota (Catuné - Pedra Dourada - Faria Lemos - Carangola - Caiana - Espera Feliz - Galiléia - Alto Caparaó) foram embelezadas no mesmo estilo:


(colagem das fotos da ABRALUZ)

A distribuição recomendada das distâncias para caminhadas diárias é seguinte:

1) Tombos - Catuné: 24,7 km.
2) Catuné - Pedra Dourada: 23,3 km.
3) Pedra Dourada - Faria Lemos: 25,2 km.
4) Faria Lemos - Carangola: 22,9 km.
5) Carangola - Caiana: 25,7 km; Caiana - Espera Feliz: 7,3 km, somando 33 km.
6) Espera Feliz - Galiléia: 20 km. (entrar à direita no Pontilhão de Ferro - trilha dos índios)
7) Galiléia - Alto Caparaó: 14 km. (trilha dos índios) - caminhando ao lado das Cordilheiras do Caparaó
______________________________________________________
Obs.: existe também uma alternativa nos dias 6 e 7 - pela trilha dos tropeiros:
6) Espera Feliz - Caparaó: 20,1 km. (ao invés de entrar no Pontilhão de Ferro, siga em frente)
7) Caparaó - Alto Caparaó: 13,8 km.
______________________________________________________
Já a investida para pico da Bandeira ficaria para 8-o dia, no formato bate-volta:
Alto Caparaó - Pico da Bandeira: 18,1 km.
Pico da Bandeira - Alto Caparaó: 18,1 km.

A maior parte do percurso é por estradas rurais de terra, com vários entroncamentos. A ABRALUZ informa que  O Caminho é totalmente sinalizado, estando as marcas presentes em todos os entroncamentos, devendo o caminhante ficar atento às mesmas para não errar a direção a ser seguida.  O padrão de sinalização é de identificação fácil: setas amarelas com localizadas em cercas, árvores, pedras, casas etc.


(colagem das fotos da ABRALUZ)

Este logotipo lembra que Caminho da Luz pode ser percorrido também de bicicleta ou de cavalo, nestes casos economizando até 2-3 pernoites.

Vários locais de interesse são apresentados por placas informativas:


(colagem das fotos da ABRALUZ)

Existem também as setas amarelas fora do padrão, tanto monumentais quanto mais discretas:


(colagem das fotos da ABRALUZ)

Pela nossa experiência no PN Caparaó, entendo que as setas pintadas sobre pedras são atributo deste trecho final, entre Alto Caparaó (mais exatamente, o estacionamento mais alto dentro do Parque Nacional) e o Pico da Bandeira.

Inscrição (taxa de manutenção): R$ 120 pagos no Hotel Serpa, em Tombos MG
Este valor não assegura reservas de pernoite em todos locais (devido à desistência de alguns peregrinos tal sistema não ficou viável), mas ajuda em negociações e habilita para apoio à distância  da agência Rastro de Luz (pelo telefone 32 98416-0394 Claro e WhatsApp). A cobertura é boa em cidades e povoados, já no resto de caminho por volta de 50% em média. A credencial serve também como passaporte para passar por propriedades particulares como peregrino do Caminho da Luz)e é carimbada ao longo do percurso para que, após o término da caminhada, ele receba, na Pousada Serra Azul, no Alto Caparaó, o certificado de Caminhante da Luz. (ABRALUZ)

Caminhada oficialA ABRALUZ promove apenas uma coletiva de bike - Bike Luz – em parceria com o Clube de Cicloturismo do Brasil com cerca de 100 ciclistas, com início na primeira semana de julho e uma caminhada coletiva oficial, com cerca de 150 caminhantes, com início no terceiro domingo de julho. As outras são organizadas pela agência Rastro de Luz ou pelos próprios caminhantes e não há necessidade de um número definido (ABRALUZ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário