Dos seis pontos de fronteira entre os dois países abertos para travessia de veículos e pessoas, este é o mais distante de Montevidéu e das megalópoles brasileiras: fica perto da tríplice fronteira Brasil - Uruguai - Argentina, na cidade de apenas 6 mil habitantes. Mas em popularidade só perde com certeza aos dois principais, por onde passam linhas de ônibus internacionais de longa distância (as linhas internacionais urbanas existem também neste e nos outros). Isso se deve às peculiaridades dos sistemas rodoviários do Uruguai e do Brasil, onde onde há bons corredores rodoviários ao longo da margem esquerda do rio Uruguai (limítrofe para os dois países com a Argentina). E a ponte internacional próximo ao foz do rio Quaraí conecta a Ruta Nacional 3 do Uruguai, que começa em Montevidéu (650 km) e passa por várias cidades importantes deste país e, com a rodovia federal BR-472, que segue ao longo deste rio por outros 650 km ao norte. Além disso, já a algumas dezenas de quilômetros daqui, na cidade de Uruguaia, a BR-472 cruza com uma das principais rotas de transporte Argentina - Brasil.
A ponte ferroviária sobre este rio funcionava desde 1915, mas só em 1976 ao seu lado foi construída uma moderna ponte rodoviária, com comprimento de aproximadamente 670 metros e largura de 8,5 metros.
O posto de controle no lado brasileiro atualmente só cumpre as funções aduaneiras, focando em carga dos caminhões, enquanto a maioria dos carros de passeio passa sem parar. Os procedimentos de migração de ambos os países são realizados no escritório-contêiner que funciona 24 horas por dia no lado uruguaio da ponte,
Durante o dia, os ônibus urbanos da cidade vizinha de Bella Unión, no Uruguai atravessam essa ponte a cada meia hora, e a distância do centro ao centro é de cerca de 7 km. Embora esta linha não funciona aos domingos, qualquer dia também há táxis e moto-táxis baratos, e ainda pode ser bastante viável pegar uma carona.
Aqui, este ônibus laranja da empresa El Norteño está se aproximando do ponto de ônibus na rua principal da Barra do Quaraí, já no caminho de volta para a ponte que está a apenas 2,5 quarteirões para frente.
A cidade uruguaia chama-se Bella Unión e pertence ao Departamento Artigas. É duas vezes maior que a sua vizinha brasileira (12 mil habitantes), mas não está tão grudada ao rio Quaraí - a sua fachada olha para margem do rio Uruguai. Tem boas conexões de ônibus com principais cidades do Uruguai: há 8 frequências diárias de três diferentes empresas de-para Salto (150 km) e metade destas 8 são das linhas diretas de Montevidéu. Já a partir de Salto há muito mais opções e destinos.
Não existe nenhuma estação central de ônibus em Bella Unión, cada uma das três empresas tem seu próprio escritório e uma parada em frente ao mesmo. Duas destas paradas estão localizados nas esquina da praça central Plaza 25 de Agosto, e a terceira só a uma quadra da praça, na direção do rio Uruguai.
O melhor ponto de referência é o guichê da empresa El Norteño que opera metade destes oito serviços na linha de Salto, e dos quatro na linha de Montevidéu, bem como também o urbano internacional para Barra do Quaraí RS. Na esquina das ruas Ing. Alfredo Mones Quintela e Gral. Fructuoso Rivera (noroeste da Plaza 25 de Agosto) há também uma pequena sala de espera, e no outro lado o próprio ponto de ônibus, com abrigo de padrão urbano. Exatamente daqui eu retornei ao a Brasil na tarde chuvosa de sábado 01/09/2018, após uma curta viagem Pela parte ocidental da República Oriental do Uruguai. Neste táxi apresentado acima, que apareceu antes do próximo ônibus.
Em 20 minutos passamos os 7 km de asfalto molhado e as formalidades de fronteira, e o motorista me deixou no estratégico posto de combustível no centro de Barra do Quintão.
Esta pequena cidade de fronteira está localizada no pontal formado pela confluência dos rios Quaraí e Uruguai - verdadeira península do Brasil, já que nas outras margens destes rios estão territórios do Uruguai e da Argentina, respectivamente. Este não é o ponto mais austral do Brasil, e muito menos é o seu limite ocidental, mas na direção sudoeste este município forma um canto muito característico na junção das três fronteiras. É conectado ao Brasil "continental" pela única rodovia BR-472: a distância até Uruguaiana, a principal cidade desta parte do Rio Grande do Sul, é de 75 km.
A linha de ônibus é operada pela empresa Perini. A idade da sua frota é de 30 a 35 anos, quase no limite determinado pela legislação estadual.
O horário é simétrico em ambas as direções: só às 18 h o ônibus sai 7 dias de semana, e eu consegui pegá-lo. As saídas das 6:30 e das 12:00 ocorrem seis vezes por semana - exceto domingo, quando são substituídas por apenas uma, às 7:30. A viagem dura cerca de uma hora e meia, tarifa na faixa de R$ 20. Há um ponto de encontro no meio da rota onde os motoristas e condutores trocam de carro, cada dupla volta para casa e os veículos com passageiros seguem para sues destinos.
A rodoviária de Barra do Quaraí não existe, mas há uma bilheteria que abre meia hora antes de cada saída. Dentro cabe até uma salinha de espera com meia dúzia de cadeiras, e tudo isso se esconde atrás deste posto de combustível no cruzamento da rua principal da cidade, a Salustiano Marty com a transversal Rua Saldanha Martinho, a apenas três quarteirões da ponte fronteiriça.
O telhado do posto em caso de chuva também serve como abrigo para a maioria dos passageiros que esperam pelo embarque.
Curiosidades
Nos últimos anos, os uruguaios lotam o comércio das cidades brasileiras de fronteira, e o fluxo de veículos particulares, às vezes sobrecarregados, é considerável. Este boom de compras gera até algumas confusões:
Não se assustem com estes preços de moto-táxi e, especialmente, dos lubrificantes na cidade de Barra do Quaraí, o símbolo $ nestes casos significa "pesos uruguaios" como é de praxe dentro do Uruguai (taxa de câmbio estava em 7 pesos por 1 real).
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