terça-feira, 5 de novembro de 2019

"Rota da Luz": peregrinação oficial de Grande São Paulo para Aparecida

Não confundir com "Caminho da Luz" no leste de Minas Gerais que existe desde 2001.

"Rota da Luz" foi implementada pelo Governo do Estado de São Paulo e faz parte de um amplo programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Dentro do qual foi tratada como prioritária: com objetivo de oferecer aos peregrinos ("romeiros") um caminho mais seguro e reduzir a circulação de pedestres pelo acostamento da mais movimentada rodovia do país, BR-116 Presidente Dutra nos trechos de Grande São Paulo e Vale do Paraíba.

Este traçado de 201 km começa em Mogi das Cruzes, na última estação de trens metropolitanos CPTM ("Estudantes" - linha 11, setor leste); e passa por estradas secundárias, atravessando 9 municípios: MOGI DAS CRUZES - GUARAREMA - SANTA BRANCA - PARAIBUNA - REDENÇÃO DA SERRA - TAUBATÉ - PINDAMONHANGABA - ROSEIRA - APARECIDA.

A organização segue boas receitas da maior árvore de rotas deste gênero, "Caminho da Fé": que leva romeiros à Aparecida do interior de São Paulo e do sudoeste mineiro. Há "credenciais" para colher carimbos em pontos de controle e trocar pelo certificado de conclusão no destino final, há rede de  pousadas conveniadas que oferecem hospedagem por preço fixo e amigável, bem como outros pontos de apoio, principalmente os estabelecimentos de alimentação. Já na parte de informações fornecidas esta rota é campeã. A Secretaria de Turismo disponibiliza um arquivo "Google Maps" bem completo e compreensível dentro da própria página de Rota da Luz - Apresentação:


Iniciando somente com camadas essenciais (Traçado - Hospedagem - Alimentação), mas com várias camadas complementares (Pontos Turísticos - Templos Religiosos - Saúde - Polícia - Transportes - Prefeituras) que podem ser exploradas por usuários mais avançados. O arquivo detalhado no formato .pdf que explica traçado passo a passo está disponível neste link .   E tudo isso funciona também na versão móvel, bem como os credenciais que podem ser emitidos e validados mediante um aplicativo para smartfone - "PASSAPORTE DIGITAL".

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo fez também um grande trabalho para promover pontos de interesse nas cidades desta rota e elaborou excelente material de referências, bem acessível. Além da aba "Cidades" no menu superior, em baixo de todas páginas do site http://www.rotadaluzsp.com.br/ aparece menu fixo

CIDADES












Também está onipresente no site o telefone de apoio aos caminhantes:

SERVIÇO DE APOIO AO CAMINHANTE -
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ROTA DA LUZ
Segunda à sexta das 09h às 18h
TEL: (11) 97471-8933

Sem dúvida, esta rota já se tornou a mais estruturada entre todas existentes no Brasil, portanto a sua popularidade não para de crescer.

O que pode parecer duvidoso ao observar aumento contínuo das romarias pelo acostamento da Via Dutra, principalmente nas semanas que antecedem o Feriado 12 de Outubro. As notícias de acidentes, inclusive fatais, que envolvem romeiros, também aparecem cada vez mais.


(colagem de imagens disponíveis no Google Fotos)

Entretanto, a causa disso é outra: aumento vertiginoso de número de pessoas que participam desta modalidade de caminhadas. Em particular, estimulado pela grande repercussão da data "300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida" celebrada em outubro de 2017. E este movimento se torna cada vez mais ostensivo, assim parece que exposição aos perigos de trânsito para muitas pessoas é compensada pela oportunidade de "dar um show". 

Sou também um testemunha das inúmeras situações de perigo causadas pelas manobras irresponsáveis e pelas infrações das leis de trânsito praticadas em massa pelos condutores de veículos de apoio aos romeiros. As tímidas ações de "orientação" devem ser reforçadas pelas exigências claras de respeitar a legislação, com apreensão de veículos dos infratores, assim a opção pela rota mais adequada será ainda mais atraente.

As pessoas mais sensatas preferem caminhar com mais segurança, e também valorizam as oportunidades de conhecer atrações turísticas, oferecidas pela "Rota da Luz" que foi inaugurada em abril de 2016 com participação do Governador do Estado e das autoridades católicas.


(colagem de imagens disponíveis no Google Fotos)

Este caminho também permite melhor contato com as belezas naturais da região: e a sua identificação visual é impecável.


(colagem de imagens disponíveis no Google Fotos)

Nos períodos de maior demanda o Governo de São Paulo destaca também serviços médicos e de segurança para apoio aos caminhantes desta rota.

O desenvolvimento do Programa Caminha São Paulo continua, a depois desta rota já foi implementada mais uma, de carácter mais histórico, e mais duas estão em fase de preparação.


Atualizado em 02.11.2019.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário