segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Santo Ângelo - RS

População 76 mil, altitude 286 m, 460 km de Porto Alegre, capital de uma das 11 meso-regiões do Estado de Rio Grande do Sul. Nome histórico completo: Santo Ângelo Custódio, foi fundada como uma redução jesuítica em 1706. Embora geralmente não é considerada como um destino turístico, de fato é a principal chave do noroeste gaúcho, conhecido como região das Missões. Portanto, o título "A capital das Missões" procede, em particular, a missão de São Miguel, tombada como Patrimônio de Humanidade pela UNESCO ainda em 1983, é difícil de ser visitada sem passar em Santo Ângelo antes. A própria missão de Santo Ângelo foi a última fundação deste gênero e foi destruída quase completamente durante guerras guaraníticas. Mas no lugar do seu antigo templo com capacidade de 5 mil pessoas, agora há a magnífica Catedral Angelopolitana, construída em 1929 - 1971. Em conjunto com o Museu ao Céu Aberto, que guarda restos das dos dois templos mais antigos, e com demais memórias arqueológicos e monumentais da Missão, isto é a mais importante atração turística a cidade, e ainda é uma grande e bem arborizada praça central - Praça Pinheiro Machado, lugar preferido de descanso dos moradores. E ainda existem outros pontos da cidade que merecem atenção. Em particular, as memórias da "Coluna Prestes", que começou a sua marcha em 1922 justamente daqui. Há também herança cultural dos imigrantes de vários países e grandes eventos ligados à moderna e eficiente agricultura, como Festa Nacional de Milho.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Porto Alegre - RS

Quarta maior área metropolitana do Brasil, com quase 4 milhões de habitantes, sendo 1,5 milhão no próprio município de Porto Alegre. Inclui também Canoas (0,3), Novo Hamburgo (0,2), São Leopoldo (0,2) e vários outros municípios. Cidade foi fundada em 1772 e logo se tornou capital do Estado (então Província) Rio Grande do Sul, assim é bastante conhecida pelo título "Capital dos Gaúchos". Destaque em qualidade de vida entre grandes metrópoles brasileiras, com mais altos índices de Desenvolvimento Humano (IDH), de alfabetização e de arborização. Foi pioneira no Brasil em integrar o aeroporto e o terminal rodoviário à rede de metrô. E estes três itens da sua infraestrutura são de grande importância e altamente eficientes. Além das suas funções logísticas na exploração da Região Sul e até em viagens internacionais, possui muitos méritos por si mesma.


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Natal - RN

Cidade fundada em 1599, 850 mil habitantes no município e quase 1,5 milhão na área metropolitana. Os seus símbolos são a "Estrela de Natal" e o Sol, que aparece em nomes de fantasia "Cidade do Sol", "Noiva do Sol". Conhecida também como "Capital Espacial do Brasil", graças ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno que fica nos seus subúrbios (zona Sul). É um dos mais populares e mais confiáveis destinos de turismo no Brasil, graças ao ótimo clima e à variedade de boas praias com águas transparentes de cores fantásticas. Fica na parte do litoral rica em dunas de areia, e até há dunas grandes na sua área urbana, inclusive a segunda maior área de proteção ambiental dentro das cidades brasileiras (o Parque Estadual Dunas de Natal perde em área apenas ao PN de Tijuca no rio de Janeiro).


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Aracaju - SE

A primeira capital planejada do Brasil foi fundada em 1855, com objetivos de criar um novo porto e centro administrativo no recém emancipado estado de Sergipe, antiga província do estado de Bahia. A velha São Cristóvão já não estava dando conta do serviço, e logo passou as funções administrativas a esta então moderna cidade. E como o Sergipe se orgulha de ser o menor estado do Brasil (em área), a sua capital também não cresceu demais, não. Atualmente está com ca. 600 mil habitantes no município e 850 mil na área metropolitana, e se destaca em quesito de qualidade de vida entre outras capitais do Nordeste. Alias "Cidade da Qualidade de Vida" é o terceiro entre seus títulos oficiais e não oficiais, há também o lema "Cidade de todos", mas o mais popular mesmo é o apelido "Cidade do Caju". E este é proveniente de "caju de arara", ou seja "mangaba", fruta silvestre muito utilizada para produção de doces e licores na região. Mas a etimologia já foi esquecida por lá, estão enfeitando a cidade com muitos monumentos da outra fruta, caju mesmo.