A primeira boa notícia é que não há necessidade de visto, nem existe controle de passaporte, para atravessar os limites entre estados brasileiros. E aqui que estamos viajando mais.
Para visitar os nossos vizinhos na América do Sul, também basta apresentar um passaporte válido, às vezes nem isto, o R.G. serve também em muitos casos.
Mas isto é apenas primeira dúzia entre mais de 150 países que não exigem visto para visitas não muito longas dos viajantes brasileiros, e este número não para de aumentar. Até o momento não inclui alguns países de grande extensão territorial, ricas em atrações culturais e naturais, como a China, a Índia, os Estados Unidos, o Japão, mas fora deles em todos os continentes já há um mundo muito grande, com milhares de coisas interessantes. O México e vários países menores da América Central. A Europa quase toda. A Rússia, que se estende do Ocidente até o Pacífico e possui, de longe, o maior território entre todos os países. Muitos países da Ásia e da África... É pouco? Quer ir mais longe? Adicione a Nova Zelândia também. Não é tão grande como a Austrália, mas tem atrações naturais para qualquer gosto.