quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Avião: linhas domésticas no Brasil


O transporte aéreo de passageiros no Brasil está na fase de intenso desenvolvimento, com expressivos índices de crescimento nos últimos 8 anos. Neste período a produção triplicou, de menos de 27 bilhões em 2003 para 81 bi em 2011, e quase 90 bi em 2012. Bilhões do que? Neste setor a unidade de produção é um passageiro transportado por um km.

A malha aeroviária aumenta, os preços de passagens estão cada vez mais competitivos, portanto ocorre uma sensível migração dos passageiros de ônibus para linhas aéreas. Entretanto, o número de operadoras de voos regulares continua pequeno. Depois de uma série de fusões, aquisições, falências e desistências, ano 2013 começou com menos de uma dezena de marcas no mercado doméstico. E apresenta grande concentração, com mais de 90% de serviços realizados por apenas 3 grupos.

Grupo TAM (http://www.tam.com.br), que inclui também a empresa regional PANTANAL, domina mais de 40% de mercado doméstico. Atualmente membro de STAR ALLIANCE, mas a partir de 1 de janeiro de 2014 muda para ONEWORLD.

Grupo GOL - VARIG (http://www.voegol.com.br) alcança 34%, recentemente comprou e absorveu a WEBJET, desde 23 de novembro de 2012 esta marca, que chegava a 4-5% de participação do mercado, foi extinta.

Terceiro grande grupo está sendo formado pela fusão das empresas AZUL (http://www.voeazul.com.br/) e TRIP (http://www.voetrip.com.br) que juntas possuem o maior número de cidades atendidas no Brasil e quase 15% de mercado.

A quarta operadora com rede de abrangência nacional é AVIANCA (http://www.avianca.com.br), com 6% de participação.

Outras 4 companhias operam apenas linhas regionais e têm fatias simbólicas no mercado:
PASSAREDO - http://www.voepassaredo.com.br/
TOTAL - http://www.total.com.br/
SETE LINHAS - http://www.voesete.com.br/
NHT - http://www.voenht.com.br/

Ilustrações e frotas


A TAM nas linhas domésticas opera com aviões AIRBUS A319, A320 e A321, mais de uma centena no total


O modelo base desta família, A320, é o mais numeroso.


A GOL aposta na BOEING B737-800 (modelo principal) e -700 (mais curto)


Uma parte desta frota ostenta cores da extinta VARIG, apenas para lembrar sobre esta gloriosa aquisição. Estes aviões são novos e nunca foram operadas pela própria VARIG.

A maior é a mais numerosa aeronave do grupo AZUL - TRIP é EMBRAER E195.


Há também modelos menores da mesma família, E190 e E175


Nas linhas mais curtas, em diversas regiões do país, utiliza turboélices da ATR, basicamente ATR-72, mas há também ATR-42.


A AVIANCA usa cada vez mais os AIRBUS A318, A319, A320.


Mas seu modelo mais numeroso ainda é FOKKER F100 (Mk-28).


Na atualidade somente a PASSAREDO opera no Brasil o elegante jato regional EMBRAER E145.


Let-410 da NHT é a menor aeronave nas linhas domésticas regulares, transporta até 19 passageiros.

In Memoriam


A WEBJET operava com estes BOEING B737-300 arrendados, menos eficientes em comparação com os -800. Depois da sua extinção, todos foram devolvidos. E apenas uma parte menor dos funcionários foi absorvida pela GOL, a maioria foi demitida.

Fotos do autor
Atualizado 28.07.2013




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