A malha aeroviária aumenta, os preços de passagens estão cada vez mais competitivos, portanto ocorre uma sensível migração dos passageiros de ônibus para linhas aéreas. Entretanto, o número de operadoras de voos regulares continua pequeno. Depois de uma série de fusões, aquisições, falências e desistências, ano 2013 começou com menos de uma dezena de marcas no mercado doméstico. E apresenta grande concentração, com mais de 90% de serviços realizados por apenas 3 grupos.
Grupo TAM (http://www.tam.com.br), que inclui também a empresa regional PANTANAL, domina mais de 40% de mercado doméstico. Atualmente membro de STAR ALLIANCE, mas a partir de 1 de janeiro de 2014 muda para ONEWORLD.
Grupo GOL - VARIG (http://www.voegol.com.br) alcança 34%, recentemente comprou e absorveu a WEBJET, desde 23 de novembro de 2012 esta marca, que chegava a 4-5% de participação do mercado, foi extinta.
Terceiro grande grupo está sendo formado pela fusão das empresas AZUL (http://www.voeazul.com.br/) e TRIP (http://www.voetrip.com.br) que juntas possuem o maior número de cidades atendidas no Brasil e quase 15% de mercado.
A quarta operadora com rede de abrangência nacional é AVIANCA (http://www.avianca.com.br), com 6% de participação.
Outras 4 companhias operam apenas linhas regionais e têm fatias simbólicas no mercado:
PASSAREDO - http://www.voepassaredo.com.br/
TOTAL - http://www.total.com.br/
SETE LINHAS - http://www.voesete.com.br/
NHT - http://www.voenht.com.br/
Ilustrações e frotas
A TAM nas linhas domésticas opera com aviões AIRBUS A319, A320 e A321, mais de uma centena no total
O modelo base desta família, A320, é o mais numeroso.
A GOL aposta na BOEING B737-800 (modelo principal) e -700 (mais curto)
Uma parte desta frota ostenta cores da extinta VARIG, apenas para lembrar sobre esta gloriosa aquisição. Estes aviões são novos e nunca foram operadas pela própria VARIG.
A maior é a mais numerosa aeronave do grupo AZUL - TRIP é EMBRAER E195.
Há também modelos menores da mesma família, E190 e E175
Nas linhas mais curtas, em diversas regiões do país, utiliza turboélices da ATR, basicamente ATR-72, mas há também ATR-42.
A AVIANCA usa cada vez mais os AIRBUS A318, A319, A320.
Mas seu modelo mais numeroso ainda é FOKKER F100 (Mk-28).
Na atualidade somente a PASSAREDO opera no Brasil o elegante jato regional EMBRAER E145.
Let-410 da NHT é a menor aeronave nas linhas domésticas regulares, transporta até 19 passageiros.
In Memoriam
A WEBJET operava com estes BOEING B737-300 arrendados, menos eficientes em comparação com os -800. Depois da sua extinção, todos foram devolvidos. E apenas uma parte menor dos funcionários foi absorvida pela GOL, a maioria foi demitida.
Fotos do autor
Atualizado 28.07.2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário