Já o Lago Baikal, tombado como Patrimônio de Humanidade pela UNESCO em 1966, é algo simplesmente inacreditável. A sua água pura, transparente e fria tem poucos análogos neste planeta, são basicamente as águas dos lagos andinos, como, por exemplo, o Titicaca. Mas o Baikal fica nas altitudes moderadas (altitude de espelho de água 457 m), e as suas dimensões são de outro mundo: área 31,7 mil km2, volume 23,6 mil km3 - esta quantidade corresponde a um quinto de toda água doce do mundo (descongelada). Pensando bem, se multiplicarmos a área pela altitude, não se chega a esse volume. Portanto, a profundidade média (744 m) é tal que o leito do lago está bem abaixo do nível dos oceanos. A a profundidade máxima de 1642 m é simplesmente assustadora, é um das mais profundas depressões terrestres fora dos oceanos. A fauna do Lago Baikal é muito variada: 2600 espécies, sendo mas de metade endêmicas. Inclusive 27 variedades únicas de peixes. Esta riqueza se deve ao alto teor de oxigênio em todas as profundidades. A bacia hidrográfica do Lago Baikal tem área de 570 mil km2 e inclui centenas de rios, inclusive 3 grandes. E apenas um rio Angara leva as águas do Lago adiante, até o Rio Enisei que deságua no Oceano Norte.
Em todo contorno do Lago, cuja extensão é mais de 2000 km, há pouca infraestrutura de visitação, já que a população da região é rarefeita e o Lago é muito protegido: a lei proíbe atividades industriais nas suas margens. O único lugar de fácil acesso e com várias opções de hospedagem e excursões é o povoado Listvyanka, nas margens do Lago e do Rio Angara onde o mesmo nasce (do lado direito). Fica a 70 km de Irkutsk pela estrada asfaltada, há vários horários de ônibus e vans, bem como excursões organizadas de um dia ou mais. A época de visitação mais recomendada é de maio a setembro. A própria Irkutsk é bastante acessível por via aérea, o seu Aeroporto Internacional recebe vários voos diários das principais cidades da Rússia, geralmente por preços econômicos, e algumas frequências semanais do exterior. Distância de Moscou quase 4,5 mil km, tempo de voo
Além disso, a Irkutsk marca meio-caminho da famosa Ferrovia Trans-Siberiana, e as suas variantes Trans-Mongólica e Trans-Manchuriana também obrigatoriamente passam por lá. Portanto é uma boa ideia de fazer paradinha aqui para quem faz algum desses épicos caminhos de trem. No entanto, para quem viaja de trem entre Moscou e Irkutsk (como em Trans-Siberiana básica - até Baikal, ida e volta) o Lago Baikal não se apresenta pela janela, já que fica mais ao leste. Mas logo depois de Irkutsk a ferrovia contorna a ponta sul do Lago e continua pela sua margem por mais de 200 km. Fazendo este trecho ao luz do dia dá para curtir bastante.
Principais atrações:
Passeios beira lago e excursões pelo Lago Baikal em Listvyanka;
Passeios pela beira Rio Angara e fluviais em Irkutsk;
Nerpinário de Listvyanka (show acrobático das focas do lago);
Museus de Irkutsk, de Listvyanka e no caminho;
Igrejas, teatros, monumentos e arquitetura tradicional do centro de Irkutsk.
Relatos: Trans-siberiana, 7-o dia: Olá, Baikal!
Mais fotos:
LAGO BAIKAL: LISTVYANKA - ЛИСТВЯНКА
Irkutsk - Иркутск
Links externos recomendados:
Descrição na Lista UNESCO - Lago Baikal
Wikipedia: Lago Baikal (port.)
Wikipedia: Irkutsk (port.)
Portal oficial de Irkutsk (rus.)
portal turístico baikal.ru (ing.)
portal irkutsk.org, com mapas e informações (ing.)
Museu histórico de Irkutsk (rus.)
Museu Etnográfico e de Arquitetura tradicional Taltsy (rus.)
Site oficial de Aeroporto Internacional Irkutsk - IKT (ing.)
Nerpinário de Listvyanka (ing.)
Horários e preços de ônibus Irkutsk - Listvyanka - Irkutsk (rus.)
Lenda de Baikal - bom hotel em Listvyanka (ing.)
Lago Baikal - Lonely Planet
Irkutsk - Lonely Planet
Irkutsk - Trip Advisor
Irkutsk - Wikitravel
Irkutsk (terminal ferroviário) - Coordenadas Wikimapia
Museu Taltsy na estrada Irkutsk-Listvyanka - Coordenadas Wikimapia
Lago Baikal em Listvyanka: início do Rio Angara - Coordenadas Wikimapia
Atualizado 13.11.2018
...lista RÚSSIA
Devido ao encerramento do serviço Google Picasa foram atualizados links dos álbuns fotográficos
ResponderExcluir