terça-feira, 29 de julho de 2014

Santa Cruz de la Sierra, BOLÍVIA

Cidade fundada em 1561, altitude média 416 m, a maior metrópole da Bolívia com população mais de dois milhões de habitantes (mais de um e meio só no próprio município). Principal centro industrial, financeiro e logístico do país, destino quase obrigatório para quem o visita por via aérea. Uma cidade surpreendente, pela primeira vista tem mais semelhança com capitais brasileiras do que com cidades bolivianas. Em termos de preços de hospedagem também está um tanto no meio. Mas de fato é um fenômeno sem igual, que reúne traços de metrópole planejada, com seus múltiplos anéis viários, e de pacatas cidades de interior, com ruas verdes e calmas e poucos prédios acima de 2-3 andares. Hoje em dia também é um grande centro universitário, que atrai inúmeros estudantes estrangeiros, na maioria brasileiros.


terça-feira, 15 de julho de 2014

Paraíso ecológico, nível 3: as melhores praias do Brasil

Fernando de Noronha - PE, BRASIL

Confira os estágios primeiro e segundo. Depois desses já entramos em sintonia com a ilha e até observamos a sua costa norte praticamente na integra durante a excursão marítima. Nesta altura é natural sentir vontade de curtir para valer alguns dos magníficos lugares vistos antes de passagem. Consultando as principais referências, tomamos conhecimento de que Fernando de Noronha concentra uma dezena de praias de categoria superior (4****), e que já experimentamos três dessas. Mas alem de tal dezena há ainda um trio inigualável, condecorado com 5***** (na parte continental do Brasil há на apenas duas que mereceram a mesma honra). Bem, já aproveitamos um pouco uma das três melhores, e em algumas listas classificada em primeiro lugar absoluto - PRAIA DA BAÍA DO SANCHO era a nossa parada para mergulho durante a cabotagem. É muito linda, e as suas águas incrivelmente transparentes convidam conhecer melhor a vida marinha. Então iremos direto até lá:



A melhor praia do Brasil pode ser alcançada a pé mesmo e merece qualquer caminhada. Na reta final há portaria de entrada ao Parque Nacional, e os bilhetes individuais devem ser adquiridos previamente em um dos escritórios localizados nas vilas. O acesso da portaria à própria praia é pela escada íngreme e estreita, que desce das alturas deste mirante.