terça-feira, 15 de julho de 2014

Paraíso ecológico, nível 3: as melhores praias do Brasil

Fernando de Noronha - PE, BRASIL

Confira os estágios primeiro e segundo. Depois desses já entramos em sintonia com a ilha e até observamos a sua costa norte praticamente na integra durante a excursão marítima. Nesta altura é natural sentir vontade de curtir para valer alguns dos magníficos lugares vistos antes de passagem. Consultando as principais referências, tomamos conhecimento de que Fernando de Noronha concentra uma dezena de praias de categoria superior (4****), e que já experimentamos três dessas. Mas alem de tal dezena há ainda um trio inigualável, condecorado com 5***** (na parte continental do Brasil há на apenas duas que mereceram a mesma honra). Bem, já aproveitamos um pouco uma das três melhores, e em algumas listas classificada em primeiro lugar absoluto - PRAIA DA BAÍA DO SANCHO era a nossa parada para mergulho durante a cabotagem. É muito linda, e as suas águas incrivelmente transparentes convidam conhecer melhor a vida marinha. Então iremos direto até lá:



A melhor praia do Brasil pode ser alcançada a pé mesmo e merece qualquer caminhada. Na reta final há portaria de entrada ao Parque Nacional, e os bilhetes individuais devem ser adquiridos previamente em um dos escritórios localizados nas vilas. O acesso da portaria à própria praia é pela escada íngreme e estreita, que desce das alturas deste mirante.

Aqui pertinho há outro mirante com vista à outra praia famosa, PRAIA DA BAÍA DOS PORCOS.



Considerada segunda melhor naquelas listas, muito menor em tamanho, mas também é muito boa para flutuação e mergulho no meio de infinidade de peixes de todas as cores.



Mas não há como descer do mirante a este pedaço da orla, só chega lá por outro lado, pela trilha a partir da PRAIA CACIMBA DO PADRE que fica mais a leste.



Depois de uma boa volta pelas trilhas, chegamos a esta praia. Em agosto as ondas são moderadas, mas nos primeiros meses do ano costumam atingir até 5 metros de altura e este lugar vira templo de surfe.

PRAIA CACIMBA DO PADRE também ostenta 4****, e há uma seqüência de mais quatro praias parecidas entre esta e a nossa querida PRAIA DE CONCEIÇÃO: PRAIA DA QUIXABINHA, PRAIA DO BODE, PRAIA DO AMERICANO, PRAIA DO BOLDRÓ.

Mas não iremos por ali agora, continuaremos na caça de praias 5*****, e o elemento restante deste Grande Trio nós espera na costa sul.

O nome é sugestivo: PRAIA DO LEÃO



É a mais extensa das praias da ilha, e o principal local de reprodução de tartarugas.



As vistas e as cores impressionam mesmo.



Tomar banho do mar por aqui - só com devidos cuidados. Grandes tubarões freqüentemente se aproximam às águas rasas.

O acesso ao "Leão" em agosto de 2013 ainda era livre, mas já começava a obra de posto de controle já que a área pertence ao Parque Nacional. Portanto em breve a visitação estaria condicionada a porte de ingresso individual válido, aos horários e aos limites diários e sazonais. Se chega até lá a partir da PRAIA BAÍA DO SUESTE, no final da única estrada asfaltada - BR-363.

A própria PRAIA BAÍA DO SUESTE também pode ser visitada, afinal possui classificação 4****. Entretanto, além da portaria do Parque Nacional há outros obstáculos que a deixem menos atraentes: muitas restrições na parte de zonas de flutuação, uso obrigatório de coletes que deixam nadador feito uma vela sujeita a todos os ventos, assédio de guias que cobram por serviços de acompanhamento... Considerando que esta praia é famosa principalmente pelas tartarugas, nem vale a pena: há bastante tartarugas nas outras praias da ilha e da costa brasileira, e a variedade das mesmas na região Fernando de Noronha é limitada aos espécies verde e oliva, em outros lugares dá para conhecer bem mais.

Mais uma praia 4**** na Costa Sul, PRAIA DA ATALAIA, é muito especial.



Só pode ser visitada na mare baixa, com reserva antecipada de vaga em grupos de até 16 pessoas - 30 minutos para cada grupo. O acesso é pela trilha a partir da Vila do Trinta. No máximo pode curtir flutuação superficial em colete especial, se levar sorte. Uso de protetores solares e outros produtos químicos na pele é proibido.



No dia da nossa visita as ondas bateram na parede de corais com força excessiva, e os respingos invadiram a piscina natural com tal intensidade que a água ficou turva, portanto não houve permissão para entrar na água, observamos esta maravilha da orla.



Porém, valeu a pena mesmo assim, deu para ver bastante peixes, e as paisagens agradaram muito.



Curtimos também os exércitos de diversos caranguejos, mas isso é bastante comum para várias praias de Fernando de Noronha.

... É isso, resumidamente, para finalizar adiciono uma imagem de pôr do sol em uma das melhores praias do Brasil:



Fotos do autor, confira os álbuns completos:
Praias Atalaia, Leão, Sueste
Praias Baia do Sancho e Baia dos Porcos

Atualizado 12.11.2018


...cartão de visita Fernando de Noronha - PE, BRASIL
...lista 100 joias do Guia 4 Rodas
...lista Destinos de ecoturismo no Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário