terça-feira, 24 de setembro de 2019

Rotas pedestres "Caminho da Fé"

O famoso caminho rumo ao Santuário de Aparecida SP nos últimos anos ganhou bom suporte institucional. A entidade Associação dos Amigos do Caminho da Fé (AACF), com sede em Águas da Prata SP, cuidou de demarcação da rota Águas da Prata - Aparecida chamada "ramal principal" e das várias ramais do interior de São Paulo e de Minas Gerais que se juntam em Águas da Prata e adiante. Também disponibilizou informações sobre extensão e altimetria de cada trecho, bem como sobre infraestrutura de apoio (hospedagem, alimentação, saúde), e criou pontos de emissão de credenciais. Estes credenciais servem não apenas para colher carimbos comprobatórios da peregrinação (este termo se aplica a no mínimo 100 km de caminhada rumo ao Santuário), mas também direito à hospedagem econômica em estabelecimentos conveniados, com preços tabelados: https://caminhodafe.com.br/ptbr/hospedagem/

O conjunto das rotas e ramais se estende por mais de 1500 km, na maior parte são estradas vicinais não pavimentadas, mas há também segmentos asfaltados e segmentos de trilhas:


(fonte: AACF)

E a rota principal representa por volta de trezentos quilômetros de desafio (um pouco mais ou um pouco menos, dependendo das variantes na Serra de Mantiqueira), atravessando uma região de belas paisagens.


(fonte de fotos: AACF)

As setas amarelas ou placas de quilometragem são posicionadas a cada 2 km, além dos trevos e cruzamentos duvidosos.

sábado, 7 de setembro de 2019

Rota pedestre "Os Passos de Anchieta"

Considerado como primeiro roteiro cristão das Américas, "Os Passos de Anchieta" segue o habitual caminho do famoso padre, explorador e escritor São José de Anchieta no período de 1587 a 1595. Nesta fase da sua vida ele já ficou livre das funções administrativas de envergadura nacional, e estava dirigindo o colégio dos jesuítas em Vitória. Mas cada duas semanas visitava o seu local preferido, na atual cidade de Anchieta, aonde acabou se retirando nos dois últimos anos de vida (1595-1597).


Nos nossos tempos este caminho está bastante visível, graças às placas instaladas ao longo do percurso: com destaque para reta final:


Desde 1998 uma organização não governamental promove caminhadas religiosas de 4 dias, reunindo até 4 mil pessoas no feriado de Corpus Cristi. ABAPA - Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta conta com apoio das prefeituras, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do estado de Espírito Santo, e o evento ocorre em clima muito positivo, sem incidentes consideráveis.