sábado, 7 de setembro de 2019

Rota pedestre "Os Passos de Anchieta"

Considerado como primeiro roteiro cristão das Américas, "Os Passos de Anchieta" segue o habitual caminho do famoso padre, explorador e escritor São José de Anchieta no período de 1587 a 1595. Nesta fase da sua vida ele já ficou livre das funções administrativas de envergadura nacional, e estava dirigindo o colégio dos jesuítas em Vitória. Mas cada duas semanas visitava o seu local preferido, na atual cidade de Anchieta, aonde acabou se retirando nos dois últimos anos de vida (1595-1597).


Nos nossos tempos este caminho está bastante visível, graças às placas instaladas ao longo do percurso: com destaque para reta final:


Desde 1998 uma organização não governamental promove caminhadas religiosas de 4 dias, reunindo até 4 mil pessoas no feriado de Corpus Cristi. ABAPA - Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta conta com apoio das prefeituras, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do estado de Espírito Santo, e o evento ocorre em clima muito positivo, sem incidentes consideráveis. 

(fonte: ABAPA )

Nestes dias a ABAPA monta os  "oásis" de apoio em intervalos constantes para fornecer água, frutas e medicação para as câimbras, bolhas e torções que afligem os menos preparados. Há também ambulâncias prontas para remoção de acidentados. E aqueles que acabam desistindo no meio do caminho, também podem pegar uma carona nos carros de apoio da organização. Também nos postos, as credenciais devem ser carimbadas para que no fim do percurso o andarilho receba o certificado de participação. É preciso ter pelo menos metade dos 16 carimbos, para comprovar que o trajeto foi cumprido. Os peregrinos devem pagar uma taxa de inscrição que cobre custos organizacionais, valor varia de 100 a 150 reais de acordo com a antecedência.

Durante esta caminhada coletiva oficial, o percurso é dividido em 4 trechos:

1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha (25 km).
2º dia: entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, (28 km).
3º dia: entre Setiba e Meaípe, ainda em Guarapari (24 km)
4º dia: entre Meaípe até Anchieta, na Igreja Matriz (23 km).

(fonte: ABAPA )

Observa-se que o segmento urbano  entre Catedral de Vitória e Convento de Penha é percorrido de ônibus, e este representa quase metade do trecho do primeiro dia.

A complexa logística de hospedagem para um grupo tão grande é resolvida por meio de pacotes "hospedagem + transfer + transporte de bagagem", com soluções variadas e flexíveis, em muitos casos utilizando mesmos hotéis ou mesmas pousadas da Grande Vitória para todos os dias.

A ABAPA oferece também os Pacotes fora da Época, com calendário bastante flexível e duração de 4, 5, 6 ou 7 dias. Sempre com taxa de inscrição no valor de 150 Reais, e com vários serviços opcionais (hospedagem, alimentação, translado, guias): também por preços não muito econômicos.

Os andarilhos experientes e independentes, que não se importam com carimbos, podem fazer este percurso por conta própria, e em menos tempo.  O Google Maps estima caminhada entre Convento da Penha e Suntuário Anchieta em 74 km e 15 h, com perfil praticamente plano:



Lembramos que neste caso Google usa algumas vias mais curtas. Tomando como base as distâncias da ABAPA e subtraindo 12 km no primeiro dia teremos 13 + 28 + 24 + 23 = 88 km, que os mais bem preparados conseguem vencer em 2 dias, com pernoite em Setiba ou um pouco adiante. A opção de 3 dias também é válida, por exemplo com pernoites em Balneário Ponta da Fruta e em Guarapari.

Mas nada contra maior número de paradas para desfrutar melhor o magnífico Litoral Sul Capixaba. O importante é se animar e andar mais!

Portanto, na baixa temporada e fugindo dos finais de semana este percurso pode ser feito do jeito bem improvisado, sem reservas antecipadas. Basta conferir e anotar a localização das pousadas adequadas ao seu gosto, para decidir onde e por quanto tempo parar conforme "o andar da carruagem".

Montei o meu próprio esquema usando dados de booking.com os recursos de  Google Maps, onde a maioria dos símbolos representam mais de uma opção local.

Observa-se que entre estes pontos há apenas um trecho de extensão um pouco mais de 10 km - o Parque Estadual Paulo César Vinha (faixa verde), onde nem existe trilha: apenas a faixa de areia. No planejamento mais fino este trecho seria vencido na mare baixa, aproveitando a areia molhada mais firme. 

No resto é tudo moleza, para quem sabe viver com uma mochila leve é só passeio mesmo. Boas caminhadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário