terça-feira, 14 de julho de 2020

Joanópolis - SP

Este lugar foi povoado já entre anos 1730 e 1740, mas só recebeu o estatuto de Vila em 1895. Que em 1906 foi emancipado e se tornou um município com área de 374 km². O atual seu nome em homenagem do São João Batista foi adotado em 1917, e atual população é cerca de 13 mil habitantes. Sede do município fica na altitude de 900-950 metros, entre pitorescos braços da Sera de Mantiqueira esticados pela fronteira dos estados de São Paulo e Minas Gerais.  E apenas em 120 km da capital São Paulo - SP, portanto para população da maior metrópole do país esta micro-região é um verdadeiro portal ao paraíso verde, rico em águas cristalinas, ares puros e aquelas coisas da fazenda que fazem tanta falta na correria cotidiana.  Bem vindos à "A Joia da Mantiqueira":


Nesta foto estamos observando o casco urbano de Joanópolis de um lugar bem mais alto - "rampa de asa delta" (1640 m) que fica em cima da Serra do Lopo que separa este município do seu vizinho Extema MG. Alias por perto existe mais uma rampa de voo livre - voltada ao norte, e a cidade de Extrema, que é umas três vezes maior, fica bem em baixo da mesma. 


Estes ótimos pontos de observação e de meditação ainda não se tornaram referências no próprio ramo de voo livre, por dois motivos: dificuldades de encontrar um bom campo de pouso bastante perto; e existência de uma "rampa de parapente" mais bem localizada nesta mesma Serra - próximo à periferia leste da cidade Extrema MG. Entretanto, as "rampas de asa delta" no todo da Serra do Lopo e outros pontos de estacionamento próximos às torres de telecomunicações e às duas pousadas de montanha também são bastante acessíveis de carro, e servem como ponto de partida para várias tilhas de acesso aos outros picos e mirantes (com altitudes cerca de 1700 m). Tudo isso forma um complexo de prazeres ecológicos que pode prender amantes da natureza por 1-2-3-.. dias. 

No mapa de atrações do município a Serra do Lopo é representada por dois símbolos no canto  superior esquerdo (noroeste):   


O concentrador central denuncia perímetro do casco urbano, com destaques para praça central onde fica a impressionante Igreja Matriz - Paróquia de São João Batista:


No Centro há mais algumas construções estilosas de idade pelo menos centenária, e em geral esta cidade esbanja atmosfera de tranquilidade e quase que auto-suficiência. Neste pedaço encontramos dois pequenos hotéis, e a maior parte da infraestrutura turística de Joanópolis está espalhada pelas estradas locais que levam às principais atrações naturais do município (cachoeiras, mirantes, etc.).  Por lá  há muitas pousadas, hotéis-fazenda, lojas de produtos típicos, alambiques-vinícolas-cervejarias...  

Falando em cachoeiras, no mapa esta palavra-chave pode ser observada apenas em dois pontos: a pequena Cachoeira dos Pires fica em 3,5 km ao norte da cidade, próximo ao asfalto; já а Cachoeira Escondida é maior e  mais distante - 10 km ao leste, sendo 4 pela estrada de terra. Mas este par representa uma categoria: cada uma destas cachoeiras tem dois ou três análogos no mesmo raio de 10-15 km, e esta zona impressiona pela densidade de boas estradas rurais, parcialmente pavimentadas.

A mais importante das atrações de Joanópolis também é da categoria "cachoeira", e bem grande. A Cachoeira dos Pretos é considerada como segunda maior do estado, ela tem altura de 154 m e caudal impressionante. Localizada em 18 km ao leste do centro, e este percurso todo já foi asfaltado e oferece várias atrações complementares. A queda de águas é visível já da distância de 1-2 quilômetros.


Já no local além de amplo estacionamento, restaurante, lanchonete e diversões como tirolesa há dois camping  - cujos símbolos ofuscaram o símbolo da própria cachoeira naquele mapa turístico (bem no canto inferior direito). Já o território do próprio parque municipal ao pé da cachoeira é reservado para contemplação pacífica, sem consumo de bebidas e alimentação e sem esportes radicais. Este impressionante fenômeno de natureza, aliado à garantida qualidade do ar explica a crescente popularidade de Joanópolis entre adeptos de turismo ecológico.

Depois da Cachoeira dos Pretos a pavimentação desta estrada termina, mas a sua qualidade continua razoável.  Este caminho de aproximadamente 40 km leva a outro centro ecoturismo - São Francisco Xavier - SP. E oferece também um ramal para Monte Verde - MG, mas a sua utilidade maior é para aqueles que transitam entre estes dois destinos vizinhos. As rotas mais e mais rodadas rápidas de Joanópolis para Monte Verde seguem a direção nordeste, e até existe uma opção 100% pavimentada via BR-381 Fernão Dias que passa em Extrema e Camanducaia. Já as estradas de terra na zona rural de Joanópolis e dos municípios adjacentes atraem amantes de cicloturismo, motoqueiros e jipeiros, mas podem ser percorridas de carros comuns também.

Álbuns fotográficos:

Links externos recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário