segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Trilhas e praias no sudoeste da Ubatuba

Convidamos todos interessados para este passeio virtual pelo setor sudoeste do extraordinário município de Ubatuba - SP, com base em nossa experiência real em 13.08.2020. Nem nos finais de semana verão e antes dos info-demônios foi possível encontrar muita gente por ali, e nesta quinta-feira de agosto muito poucas pessoas estavam aproveitando a fase mais amena da quarentena para exercícios vitais ao ar livre. Com direito às paisagens incomparáveis. 

Embora já é possível pernoitar no Litoral, o nosso planejamento desta esticada foi conservativo: bate-volta com foco em um determinado setor.

Exatamente aquele destacado pelo quadro roxo, enquanto o quadro azul demonstra a envergadura do litoral de Ubatuba: 80 km pela rodovia BR-101 entre divisa dos estados SP-RJ e divisa com município de Caraguatatuba - SP.  

A caminhada começou no bairro Tabatinga compartilhado entre dois municípios e nosso velho conhecido dos anos 1990. Como naqueles tempos, deixamos o carro em uma das ruas do lado de Caraguá e partimos para trilhas de Ubatuba em busca de praias escondidas. E no final do dia o quadrinho roxa já estava bastante explorado:

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

São Bento do Sapucaí - SP

Este município foi fundado em 1832, sua área é de 252 km², população atual quase 11 mil habitantes. Faz parte das 12 Estâncias Climáticas do Estado de São Paulo, e é única cidade deste estado localizada ao Oeste da Serra da Mantiqueira. Portanto, das suas seis vizinhas imediatas a maioria (4) é mineira, e apenas duas paulistas: Campos do Jordão - SP e Santo Antônio do Pinhal - SP. E o principal rodovia de acesso à São Bento do Sapucaí cruza divisa dos estados quatro vezes e possui dupla identificação SP-042/MG-173. Do lado sul ela entra à São Bento pela Sapucaí-Mirim - MG, e do lado norte pela Gonçalves - MG. 

Entre trevo do portal principal trevo norte no acostamento desta estrada foi construído um belvedere com vistas para cidade e para maiores atações naturais da região:


O núcleo urbano de São Bento do Sapucaí esta na altitude em torno de 900 m acima do nível do oceano, e as montanhas mais impactantes ao leste da cidade chegam a 1900 m. 

O bem humorado mapa turístico oficial de São Bento apresenta suas belezas quase sob mesmo ângulo de visão:

domingo, 16 de agosto de 2020

Campos do Jordão - SP

Cidade fundada em 1874, população permanente cerca de 50 mil habitantes, altitude 1600-1900 m. O seu nome que parece uma referência à região bíblica não reflete as realidades: a natureza e o clima da Serra a Mantiqueira são muito mais amigáveis, embora não há por aqui nem rio Jordão nem tantos campos de plantio. De fato, por aqui há "campos de altitude", e inicialmente eram da propriedade do Brigadeiro Jordão. Portanto, o apelo visual que atrai tantos visitantes evoca outras regiões da Eurásia - exatamente alpinas: bem vindos à "Suíça brasileira"!  Sim as altitudes não são exatamente da mesma faixa dos Alpes, mas a faixa de mil e quinhentos até dois mil metros para Brasil é quase extremo. Assim, a CdJ naturalmente ostenta também um padrão de arquitetura com toque germânico, folhas amarelas dos plátanos de outono, uma infinidade de pequenas fábricas de chocolate, enfeites natalinos de escala impressionante, e o mais importante: grande festival anual de música clássica em julho...



A avalanche de julho aumenta população da cidade em algumas vezes, o tráfego na cidade complica de vez, faltam vagas na rede hoteleira da cidade, e uma parte dos participantes e dos visitantes do "Festival do Inverno" tinha que se alojar nas cidades vizinhas do Vale do Paraíba - Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba.  Muitos moradores desta s cidades localizadas no raio de 50 km gostam de visitar e "Suíça Brasileira" nos finais de semana fora e julho, via de regra sem pernoites - apenas por algumas horas.    

A maior metrópole brasileira SÃO PAULO SP responde pela grande parte dos visitantes deste charmoso destino de montanha. Distância por volta de 180 km e boas estradas de acesso estimulam cada vez mais a mesma modalidade de "bate-volta", principalmente por parte dos adeptos de turismo 

A zona urbana de Campos do Jordão é bastante extensa, mas a densidade de construções é relativamente baixa, devido à específica do relevo e à vocação ecológica. Os três núcleos mais consistentes estão alinhados no alto do rio Sapucaí: