sábado, 24 de maio de 2014

Irkutsk e Lago Baikal, RÚSSIA

Fundada em 1661, altitude 440 m. A sexta maior cidade da Sibéria, com população mais de 600 mil habitantes no município e quase 1 milhão na área metropolitana, fica nas margens do Rio Angara, único que nasce no Lago Baikal. Distância do próprio Baikal é apenas 60 km, o acesso é fácil, portanto Irkutsk serve como principal base de apoio na visitação desse fenômeno natural. O orgulhoso apelido da cidade, às vezes chamada "o centro da Terra" procede, pelo menos parcialmente: o seu terminal ferroviário marca mais ou menos metade da famosa rota Trans-Siberiana. E mais, representa uma divisa natural entre duas partes da Rússia: ao oeste da Irkutsk é um país bastante populoso e com sólida infraestrutura, e ao leste ainda muito pouco povoado e explorado. A Irkutsk é considerada uma cidade histórica, o seu centro é candidato à Lista UNESCO de Patrimônio de Humanidade. Surgiu como um centro logístico e militar, se desenvolveu com comércio de fronteira, passou por uma época de febre de ouro, mas hoje em dia é basicamente um centro industrial, com destaques para setores energético e aeronáutico. Também é uma importante cidade universitária e capital cultural de vasta região siberiana.

Já o Lago Baikal, tombado como Patrimônio de Humanidade pela UNESCO em 1966, é algo simplesmente inacreditável. A sua água pura, transparente e fria tem poucos análogos neste planeta, são basicamente as águas dos lagos andinos, como, por exemplo, o Titicaca. Mas o Baikal fica nas altitudes moderadas (altitude de espelho de água 457 m), e as suas dimensões são de outro mundo: área 31,7 mil km2, volume 23,6 mil km3 - esta quantidade corresponde a um quinto de toda água doce do mundo (descongelada). Pensando bem, se multiplicarmos a área pela altitude, não se chega a esse volume. Portanto, a profundidade média (744 m) é tal que o leito do lago está bem abaixo do nível dos oceanos. A a profundidade máxima de 1642 m é simplesmente assustadora, é um das mais profundas depressões terrestres fora dos oceanos. A fauna do Lago Baikal é muito variada: 2600 espécies, sendo mas de metade endêmicas. Inclusive 27 variedades únicas de peixes. Esta riqueza se deve ao alto teor de oxigênio em todas as profundidades. A bacia hidrográfica do Lago Baikal tem área de 570 mil km2 e inclui centenas de rios, inclusive 3 grandes. E apenas um rio Angara leva as águas do Lago adiante, até o Rio Enisei que deságua no Oceano Norte.


domingo, 18 de maio de 2014

Encontro com os condors

PN Quebrada del Condorito, Prov. Córdoba, Argentina
PN Quebrada del Condorito no portal turístico da Província Córdoba
Coordenadas do cânion


Visitei este local no dia 11 de julho de 2012 e confirmo a lenda do condor: realmente é uma ave muito grande, até enorme, com asas fortes, bem projetadas e com forte mecanização, que sabe muito bem aproveitar as correntes acendentes de ar aquecido nas paredes rochosas de montanhas expostas aos raios solares.