quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Nas ruas de Samaipata

A cidade de apoio para visitação do sítio arqueológico El Fuerte é muito simpática e bastante voltada ao turismo. Há várias agências que oferecem passeios ao Parque Nacional Amboro e outros. Opções de hospedagem e de alimentação não faltam também. É considerado que faz para Santa Cruz mais ou menos papel de Campos do Jordão para São Paulo, e parece isso mesmo. Mas salvo as proporções, o visual é mais para São José do Barreiro no Vale histórico, próximo à Serra da Bocaina.


E a igreja principal é menor ainda, fica aqui: 



A praça em frente à igreja é muito bem arrumada, como quase em todo lugar na Bolívia.



Este é o lado da igreja, para lado esquerdo. Na outra esquina fica ponto de táxi e minivans que levam a El Fuerte, e na rua lateral ponto de partida para Santa Cruz. Uma das pousadas mais charmosas fica na mesma esquina.


Mas parei próximo ao canto oposto da praça, no Residencial Rosário (BOL$ 80 com banheiro privado). Local: http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=-18.180010&lon=-63.875115&z=19&m=b
É segundo prédio da esquina, para fora da praça. E o seu vizinho serve tb., Residencial Chelo, mas lá existe estacionamento interno de veículos, e achei que haveria mais barulho. 


Dentro da mesma quadra fica tb. o mercado municipal, e o movimento já começava cedo naquele domingo (vista pela outra rua que sai da mesma esquina da praça)


Assim ela é vista do hotel, que continua em construção para cima. No horizonte aparece a estrada para Cochabamba que sobe antes de logo descer ao Vale de Mairana


Mais um pedaço da área comercial


Mas para turistas o ponto obrigatório é aqui, o Museu Histórico e Arqueológico. Apenas 3 quadras da praça, no sentido de rodovia: 


A exposição não é grande, mas há peças pré-incaicas, até de idade milenar.


Admiro na Bolívia a popularidade de jogo de Xadrez, entre outras coisas.

Mais um pouco de cantinhos charmosos da cidade:








Há também outras fotos neste álbum: Samaipata 2013


Fotos do autor.
Atualizado 08.01.2019

...crônica de viagem O miolo da Bolívia: Samaipata, Potosí, Sucre...
...cartão de visita Samaipata, BOLÍVIA
...lista BOLÍVIA
...lista UNESCO: Monumentos de Patrimônio de Humanidade em outros países da América do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário