sexta-feira, 10 de abril de 2015

Todos caminhos levam a Oruro

Oruro, cidade fundada em 1601, 270 mil habitantes, altitude 3735 m.

5-a maior área metropolitana e o mais completo nó rodoviário da Bolívia. Como esta cidade é geralmente ignorada por quase todos os visitantes, inicialmente nem pensei em parar lá, mas a ideia de viajar só de dia definiu pelo menos uma pernoite por lá. É uma boa oportunidade para conhecer algo a mais. E como local de conexão, a cidade é perfeita: ligada pelas boas estradas a todas outras partes do país, há linhas de ônibus eficientes e baratas, o terminal de ônibus é bastante confortável e há muitos hotéis de todas as categorias por perto, bem como serviços de alimentação. E caso haja alguma sobra de tempo, é fácil ir do terminal até o centro e voltar. 

Apenas consultei o Google Maps antes de sair da Cochabamba, na chegada conferi pela vista panorâmica do meu hotel, e já sabia exatamente por onde ir, mesmo sem um mapinha na mão. Falando em hotel, li sobre o hotel Terminal (2**), o maior do pedaço, mas não enxerguei o mesmo ao sair do próprio terminal à praça, já que este fica exatamente em cima, e na frente houve tantos outros, inclusive o xará, Residencial Terminal, que custava B$ 80 por noite no apto. individual com banheiro, mas estava lotado.

Mesma situação no hotel vizinho... Para não gastar muito tempo com busca do lugar, estava a escurecer logo, apelei e me mandei para hotel que parecia mais caro, pensando que não deve exceder muito o orçamento em Cochabamba, até BOL$ 150 eu pagaria nesta vez, pelo conforto e pelo serviço completo (wi-fi, café de manhã). No dia seguinte precisava partir logo, há ônibus para Potosí às 8:30 e às 8:45, bem como serviços de lotação.



Foi este hotel "Oporto" justamente por BOL$ 150 com tudo que procurava (foto já de manhã seguinte).


Com vista ao terminal e ao hotel Terminal sobre o mesmo, não identificado deste lado.


E com dezenas de outras opções de hospedagem por volta, bem como pontos de vans lotação para várias direções.

Logo me mandei no sentido do centro...


Em uma das ruas transversais de repente sugeriu um desvio - escada e mirante com uma torre luminosa e com bandeira.


O lugar é muito interessante, uma das duas atrações principais da cidade (como fiquei sabendo depois) ; El Faro de Conchupata - onde em 1851 pela primeira vez foi usada a atual bandeira da Bolívia - http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=-17.965303&lon=-67.113311&z=16&m=b


Para lado norte do mirante há um "Coliseo ao ar livre" e parquinho.


E logo ao sul chamava o centro, com torre da Catedral já iluminada.


Fiz uma voltinha no centro, visitei um dos mercados e a praça principal. http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=-17.969508&lon=-67.114813&z=16&m=b

Umas 5 quadras da praça para lado oeste, já ao pé da serra, fica outra atração da cidade, El Santuario de la Virgen del Socavón. http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=-17.967344&lon=-67.119105&z=16&m=b
Mas nesta hora já era tarde para visitar, comecei o retorno para terminal de ônibus, escolhendo um novo caminho.

A cidade estava cheia de universidades e universitários, impressionante.
Não é muito charmosa, é verdade, mas achei atraente e simpática também.


De manhã seguinte conferi pela janela do hotel que há pelo menos 3 mirantes, e que visitei só o mais baixo e mais próximo ao centro (no meio desta foto).



E o morro da esquerda, com grande Monumento Virgen del Socavón (ao sul do centro), é algo a ser visitado também.

Nada contra mais uma parada em Oruro em outras viagens pela Bolívia, talvez até por 2-3 noites.
Por perto há tb. a montanha mais alta da Bolívia, el Sajama (6.542 m), parques nacionais, lagos, minas, etc.



Relembrando como a Oruro recebe visitas do lado de La Paz, Cochabamba e Santa Cruz - com enorme capacete de mineiro, feito de várias coisas, inclusive perfil de locomotiva à vapor.

Fotos do autor
Atualizado 10.04.2015


...crônica de viagem O miolo da Bolívia: Samaipata, Potosí, Sucre...
...cartão de visita Oruro, BOLÍVIA
...lista BOLÍVIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário