A principal novidade dos últimos anos no setor de linhas internacionais de ônibus é a incrível rota Lima - Cusco - Puerto Maldonado - Rio Branco - Cuiabá - São Paulo da empresa peruana ORMEÑO, registrada no livro de recordes de Guiness como a mais longa no mundo. Esta operadora já consagrada das linhas extremamente longas, como Lima - Caracas e Lima - Santiago - Buenos-Aires, começou em novembro de 2010 com uma frequência em 2 semanas, depois passou para uma semanal, e desde 2014 já consegue manter duas saídas por semana. O percurso completo de 6 mil km entre São Paulo e Lima é percorrido em 4 dias (saída às 10 de manhã), até Cusco 20 h a menos. Há paradas para alimentação e, a partir de segundo dia, para banho também.
Na comparação de tarifas e de tempo de viagem de ida e volta, embora, a operadora também oferece um descontinho neste caso, normalmente o avião leva vantagem. Mas pode ser bem interessante caso há milhas para passagem aérea só de ida ou só de volta, ou para quem pretende fazer um roteiro mais longo e complexo, indo de Peru para outros lugares. De qq. forma vale como experiência: confira um relato aqui: http://www.mochileiros.com/5-000-km-rodados-de-onibus-rumo-a-cuzco-t68177.html
Site da empresa:
http://www.grupo-ormeno.com.pe/destinos.html
As tarifas aumentam com frequência, e às vezes há promoções, vale a pena buscar atualizações no guichê da empresa que fica na rodoviária Tietê em são Paulo
Além das duas apresentadas acima, no terminal de Arequipa encontramos também seguintes operadoras que operam entre grandes cidades e mantêm os sites em funcionamento:
TEPSA – http://www.tepsa.com.pe/
CROMOTEX - https://www.cromotex.com.pe/
OLTURSA - http://www.oltursa.pe/
Mais algumas empresas populares de ônibus são listadas nesta página:
https://busportal.pe/es/pasajes-de-bus-de-las-empresas-de-transporte-terrestre
Nesta relação mais completa as empresas são agrupadas em 7 listas regionais:
http://www.deperu.com/medios-de-transporte/transporte-terrestre-de-pasajeros
Os terminais de ônibus que reúnem todas as linhas interurbanas já existem em 13 cidades (18 terminais no total) e chamam-se "Terrapuerto", confira aqui;
http://www.deperu.com/medios-de-transporte/terrapuertos
Em particular, em Arequipa o moderno terminal rodoviário localiza-se no setor sul, do lado de fora da rodovia contorno, chegamos do centro de táxi; 10 min., 12 soles. E de lá partimos para Cusco em ônibus da CRUZ del SUR. Já em Cusco chegamos no terminal próprio da empresa que nem quer saber to modesto "terrapuerto" local. A viajamos de Cusco para Ollantaytambo e para Pisac partindo dos terminais ainda menores, que servem 2-3 destinos cada.
Na comparação de tarifas e de tempo de viagem de ida e volta, embora, a operadora também oferece um descontinho neste caso, normalmente o avião leva vantagem. Mas pode ser bem interessante caso há milhas para passagem aérea só de ida ou só de volta, ou para quem pretende fazer um roteiro mais longo e complexo, indo de Peru para outros lugares. De qq. forma vale como experiência: confira um relato aqui: http://www.mochileiros.com/5-000-km-rodados-de-onibus-rumo-a-cuzco-t68177.html
Site da empresa:
http://www.grupo-ormeno.com.pe/destinos.html
As tarifas aumentam com frequência, e às vezes há promoções, vale a pena buscar atualizações no guichê da empresa que fica na rodoviária Tietê em são Paulo
Viajar de ônibus pelo Peru é bom, até porque nem sem há outras possibilidades. O nível organizacional parece bastante heterogêneo, na média muito parecido com boliviano ou paraguaio. A disponibilidade de informações sobre linhas, horárias e tarifas, bem como as possibilidades de compra on-line ainda deixam muito a desejar, na verdade são restritas a algumas empresas mais bem estruturadas. E estas, sim, trabalham muito bem. Mas fora disso há vários sites turísticos que vendem as mesmas passagens bem mais caro - só porque têm interface em inglês.
Antes da nossa viagem pelo sul de Peru conseguimos comprar passagens Arequipa - Cusco (noturno) direto com a operadora CRUZ del SUR – http://www.cruzdelsur.com.pe/. Escolhemos a categoria mais cara, pagamos 130 soles por pessoa, mesmo assim abaixo da tarifa aérea e ainda economizamos tempo e uma pernoite no hotel. O serviço foi ótimo.
Atenção! ao tentar mesma passagem via https://www.go2peru.travel/, encontramos preço de 67,5 dólares americanos, ou seja, mais de 200 soles. Em dezembro passado este site encontrava passagens de mais uma empresa nesta rota, hoje mostra de mais duas. Enquanto no terminal de Arequipa observamos que há mais meia dúzia, inclusive com boas ofertas de custo-benefício. Algumas , mas nem todas, aparecem agora no site https://busportal.pe/es/
Além das duas apresentadas acima, no terminal de Arequipa encontramos também seguintes operadoras que operam entre grandes cidades e mantêm os sites em funcionamento:
TEPSA – http://www.tepsa.com.pe/
CROMOTEX - https://www.cromotex.com.pe/
OLTURSA - http://www.oltursa.pe/
Mais algumas empresas populares de ônibus são listadas nesta página:
https://busportal.pe/es/pasajes-de-bus-de-las-empresas-de-transporte-terrestre
Nesta relação mais completa as empresas são agrupadas em 7 listas regionais:
http://www.deperu.com/medios-de-transporte/transporte-terrestre-de-pasajeros
Os terminais de ônibus que reúnem todas as linhas interurbanas já existem em 13 cidades (18 terminais no total) e chamam-se "Terrapuerto", confira aqui;
http://www.deperu.com/medios-de-transporte/terrapuertos
Como na Bolívia, as taxas de embarque nos terminais NÃO estão inclusas no preço de passagem, e devem ser pagas a parte, em guichês especiais. Nas outras cidades peruanas precisa buscar pontos de partida particulares das várias operadoras, espalhadas em muitas quadras - também como na Bolívia. Mesmo nestas 13 cidades maiores há muitas exceções: há empresas que usam só terminais próprios até para linhas de longa distância, e vários destinos próximos são servidos dos outros pontos. E tudo isso só falando em ônibus de tamanho normal, enquanto os serviços regionais cada vez mais são feitos em vans menores, operando sem horários fixos, em regime de táxi coletivo. E encontrar ponto de partida de cada linha dessas nem sempre é fácil.
Em particular, em Arequipa o moderno terminal rodoviário localiza-se no setor sul, do lado de fora da rodovia contorno, chegamos do centro de táxi; 10 min., 12 soles. E de lá partimos para Cusco em ônibus da CRUZ del SUR. Já em Cusco chegamos no terminal próprio da empresa que nem quer saber to modesto "terrapuerto" local. A viajamos de Cusco para Ollantaytambo e para Pisac partindo dos terminais ainda menores, que servem 2-3 destinos cada.
Na capital Lima há 3 "terrapuertos". O maior, Terminal Interprovincial e Internacional Plaza Norte, fica no setor norte, também na rodovia contorno, e não muito longe do aeroporto. Este possui site próprio:
O mais antigo Terminal Fiori se encontro no mesmo setor, a 2 km do Terminal Plaza Norte, e atende principalmente linhas para norte de Peru. Já o Terminal Atocongo localizado na zona sul da cidade concentra linhas para sul do país.
Ilustrações e algumas coordenadas:
Ônibus da empresa REYNA no altiplano peruano: de Valle del Colca a Arequipa.
Terminal de Arequipa, plataforma de embarque. Ônibus da empresa CROMOTEX.
Terminal de Arequipa, caixa de taxa de embarque (2,5 soles).
Coordenadas Wikimapia
Terminal de Arequipa, saguão principal: caixas e salas de embarque à direita, lojas e serviços à esquerda.
Terminal de Arequipa, sala de espera geral e guichês das empresas.
Terminal de Arequipa, guichês da empresas CRUZ del SUR e acesso à sala de espera privada (30 min; antes de embarque).
Cusco, Avenida San Martin, entre Estação Wanchaq e Monumento Pachacuteq: ponto de táxis coletivos para Juliaca (caminho de Puno e Lago Titikaka). Coordenadas Wikimapia.
Cusco, Avenida Tullumayo, próximo ao mercado de Wanchaq: terminal de ônibus para Pisac e Calca.
Coordenadas Wikimapia. Obs.: há também similares na rua paralela; já os pontos de vans e táxis coletivos para Pisac ficam no outro local, a 1 km daqui
Ônibus da empresa TEPSA, próximo ao Terminal Central de Cusco.
Ônibus da empresa LIBERTAD, próximo ao Terminal Central de Cusco.
Ônibus da empresa CROMOTEX, próximo ao Terminal Central de Cusco.
Fotos do autor
Atualizado 07.11.2018
Ilustrações e algumas coordenadas:
Ônibus da empresa REYNA no altiplano peruano: de Valle del Colca a Arequipa.
Terminal de Arequipa, plataforma de embarque. Ônibus da empresa CROMOTEX.
Terminal de Arequipa, caixa de taxa de embarque (2,5 soles).
Coordenadas Wikimapia
Terminal de Arequipa, saguão principal: caixas e salas de embarque à direita, lojas e serviços à esquerda.
Terminal de Arequipa, sala de espera geral e guichês das empresas.
Terminal de Arequipa, guichês da empresas CRUZ del SUR e acesso à sala de espera privada (30 min; antes de embarque).
Ônibus da empresa CRUZ del SUR no seu terminal exclusivo em Cusco, próximo ao Terminal Central e Monumento Pachacuteq. Coordenadas Wikimapia.
Calle Pavitos em Cusco, pontos de partida para Urumamba - Ollantaytambo (caminho mais racional a Machu-Pichu - embarca no trem só lá). Tarifa 15-17 soles. Coordenadas Wikimapia.
Calle Pavitos em Cusco, táxi coletivo para Ollantaytambo: saídas nas horas de baixa demanda em vez de vans, tarifa 20 soles. Toyota Yaris Sedan 1.5 é a categoria padrão neste caso.
Calle Pavitos em Cusco, outro ponto de partida para Ollantaytambo.
Cusco, Avenida San Martin, entre Estação Wanchaq e Monumento Pachacuteq: ponto de táxis coletivos para Juliaca (caminho de Puno e Lago Titikaka). Coordenadas Wikimapia.
Cusco, Avenida Tullumayo, próximo ao mercado de Wanchaq: terminal de ônibus para Pisac e Calca.
Coordenadas Wikimapia. Obs.: há também similares na rua paralela; já os pontos de vans e táxis coletivos para Pisac ficam no outro local, a 1 km daqui
Ônibus da empresa TEPSA, próximo ao Terminal Central de Cusco.
Ônibus da empresa LIBERTAD, próximo ao Terminal Central de Cusco.
Ônibus da empresa CROMOTEX, próximo ao Terminal Central de Cusco.
Ônibus da empresa JULSA, próximo ao Terminal Central de Cusco.
Fotos do autor
Atualizado 07.11.2018
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