sexta-feira, 21 de julho de 2017

Esboço de roteiro pelo sul da Colômbia

Restando 3 dias até início desta pequena aventura, e só agora o roteiro parece mais ou menos definido, até com certa maturação. 

O principal objetivo desta viagem é duplo: parques arqueológicos San Agustín e Tierradentro, monimentos de Patrimônio de Humanidade. Aqui estão as suas cartões de visita oficiais, no site da UNESCO: 

A localização dos dois é muito agradável - nas verdes montanhas do sul colombiano, com altitudes entre 1550 e 2000 m (o que corresponde aos miolos da Serra da Mantiqueira). Mais exatamente - nas províncias vizinhas de Cauca e Huila respectivamente, distâncias de Bogotá 470-570 km e de Cali 230-270 km. Da cidade histórica Popayan  (http://www.colombia.travel/pt/a-donde-ir/pacifica/popayan),  que parece ser o melhor ponto de apoio para visitação dos parques arqueológicos, apenas 120-140 km, e o caminho mais curto entre ambos, via Pitalito e La Plata, soma uns 170-180 km. 

Comecei planejar esta roteiro com vistas em bons preços de voos diretos entre São Paulo e Bogotá, portanto no caminho de aeroporto para sul pretendia parar em Neiva e conhecer o deserto de Tatacóa.
E na volta ainda subir mais ao norte, passando pelo "Eixo Cafeteiro", o mais novo doa onumentos de Patrimônio de Humanidade na Colômbia  - http://whc.unesco.org/en/list/1121.

Embora a confirmação de férias demorou suficiente para aumento radical destas tarifas para Bogotá, milagrosamente ainda persistiram bons preços para outros destinos da Colômbia, com conexão em Bogotá. Portanto comprei passagens até São Paulo - Bogotá - Cali e volta, com bom desconto em relação à Bogotá, e reduzindo distâncias terrestres.  Chegada na segunda-feira 25 de julho às 14 h, embarque de volta às 16 h do dia 4 de agosto, sexta-feira, resultando em 11 dias completos.

Logo comecei adaptar o meu pretensioso roteiro circular com base em Bogotá (à esquerda) para realidades do novo aeroporto, excluindo a capital e adicionando Popayan (à direita):


Depois tomei conhecimento das altitudes e das temperaturas em Neiva e Tatacóa e resolvi excluir esta parte, também facilitando sensivelmente a logística em geral.

E estudando cada vez melhor referências de Popayan, San Agustín e Tierradentro senti que não vale a pena se espalhar para norte de Cali nesta vez: o "Eixo Cafeteiro" perfeitamente aguardará minha segunda ou terceira viagem pela Colômbia. E todas reservas de tempo na primeira dedicarei aos objetivos principais e às demais atrações ao redor, o teatro de ação não fugirá muito deste esquema:



Logística geral e 11 pernoites na primeira aproximação posso distribuir assim:

24.07. 2-a. Cali
25.07. 3-a. Cali - Popayan
26.07. 4-a. Popayan - San Agustín
27.07. 5-a. San Agustín
28.07. 6-a. San Agustín
29.07. sáb. San Agustín - Pitalito - La Plata
30.07. dom. La Plata - Tierradentro
31.07. 2-a. Tierradentro
01.08. 3-a. Tierradentro
02.08. 4-a. Tierradentro - Popayan (La Plata?) - Cali
03.08. 5-a. Cali - dia reserva
04.08. 6-a. Cali - embarque de volta

Com certeza, terei que fazer algumas adaptações pelo caminho.
Informarei ao vivo o que for possível, e o restante depois, no relato final desta viagem.
Сom meus melhores votos aos adeptos das viagens livres e sustentáveis!

2 comentários:

  1. Estudei a logística do trecho Aeroporto de Cali - Terminal de ônibus de Cali - Popayan e acho que consigo chegar em Popayan já na segunda-feira. Assim Cali ficaria para 1-2 últimos dias da viagem, como reserva de segurança. Sobrando dois dias, um poderei aproveitar para conhecer a cidade histórica de Buga, 60 km ao norte

    ResponderExcluir
  2. Deu tudo certo no primeiro dia! Sem atrasos de aviões logo cheguei ao terminal rodoviário de Cali e me mandei para Popayan. 4 horas de viagem. A cidade branca e tão agradável que só segurei para San Agustín no terceiro dia.

    ResponderExcluir