segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Embarcando para oeste do Uruguai

Mais um roteiro para já. Sei que estou devendo relatos das últimas viagens, e prometo publicar alguma parte ainda neste ano e muito mais em 2019. Mas ainda não nesta semana: amanhã, nesta terça-feira 28 de agosto, estou embarcando para mais uma pequena aventura solitária. O principal objetivo é o mais próximo dos objetos de Patrimônio da Humanidade UNESCO que não visitei ainda, localizado no lado uruguaio do rio Uruguai, na cidade de Fray Bentos: http://whc.unesco.org/en/list/1464

Entrou no cadastro da UNESCO só em 2015, portanto passamos por fora na nossa viagem pelo Uruguai de 2010, mas agora ganhei um novo incentivo para voltar a este país e conhecer mais uma região. E nesta região oeste  quero curtir também o próprio rio Uruguai, que também faz parte dos objetivos maiores desta viagem. Junto com dois dos seis pontos de fronteira Brasil–Uruguai: Quaraí – Artigas e Barra do Quaraí – Bella Union. A passagem aérea de ida comprei só até PORTO ALEGRE RS (LATAM, por milhas), mas a volta é partindo de Uruguaiana (AZUL, com conexão em Porto Alegre, tarifa muito atraente), portanto a rota terrestre mais lógica é esta:


Os objetivos complementares são Uruguaiana e seu aeroporto (26-o na minha coleção brasileira de passageiro), e as cidades uruguaias Salto (segunda maior do país), Mercedes (berço da independência) e Paysandú (exemplo de desenvolvimento).

Com exceção das passagens aéreas não reservei mais nada, mas me informei bastante sobre horários de ônibus em todos trechos de interesse, e anotei endereços dos hotéis com boa combinação de localização-preço-qualidade nas cidades de prováveis pernoites.

O gráfico diário ideal imagino assim:

28.08. 3-a. Voo CGH 15:20–17:00 POA, em Porto Alegre direto para rodoviária para partir às 21:00 com destino a Quaraí (600 km). Opção dois seria Uruguaiana (também às 21:00, às 22:30: ou mais tarde - 630 км).
29.08. 4-a. Chegada a Quaraí RS às 5:10, pequenos atrasos não importam. Café de manhã no terminal e logo atravessar a fronteira para Artigas URU, lá tudo está pertinho. Caso for possível registrar a entrada na hora, já às 7:00 poderei embarcar de Artigas para Saltо (200-250 km). Ou aguardarei o atendimento no escritório de migração às 8 h, e ficarei em Artigas até o ônibus das 11:40. Com 3  horas de viagem ainda terei tempo para conexão até Fray Bentos às 15:55 (250 km), e já neste dia quero chegar ao destino principal. Chegada às 19:40, hotel para 2 noites.
30.08. 5-a. O miolo da expedição. Na parte de manhã o frigorífico-museu tombado pela UNESCO e beira rio Uruguai. À tarde quero esticar até a cidade vizinha de Mercedes, há várias frequências de ônibus, 40-50 minutos de viagem.
31.08. 6-a. começo e caminho de volta, embarcando às 9:45, das 12:00 até 16:45 ficarei em Paysandú, às 18:45 chegada em Salto. Passeio pelo centro e pela beira rio Uruguai. Hotel para 1 noite.
01.09. sáb. Seguindo para fronteira em Bella Union (150 km), horário preferencial 7:10-10:00. De lá para Barra do Quaraí RS (7 km caminhando ou de táxi). As duas cidades são pequenas, e há poucos ônibus no lado brasileiro. Até o fim do dia preciso chegar em Uruguaiana (75 km). Hotel para 2 noites.
02.09. dom. Dia reserva. Em caso de ainda não chegar a Uruguaiana antes, correr atrás do prejuízo. Em caso de já estiver lá, visitar a vizinha argentina Paso de los Libres atravessando o rio Uruguai pela ponte. É provável que usarei este dia reserva para conhecer melhor a cidade de Salto e para  visitar a sua vizinha argentina Concórdia no outro lado do rio. Neste caso poderei seguir a Uruguaiana pela Argentina, via Paso de los Libres.

Em caso de não conseguir lugar no único ônibus diário de Porto Alegre, irei com um dos vários ônibus noturnos para Uruguaiana, e de manhã cedo seguirei para ponto de fronteira Barra do Quaraí - Bella Union. Assim entrarei para Uruguai onde pretendia sair, e nesta hipótese a saída pela Argentina seria mais lógica. Esta rota seria um pouco mais longa:


Mas, como já mencionei acima, o andamento da carruagem poderá levar a alguma síntese destes dois roteiros, há várias soluções logísticas deste gênero.

Informarei diariamente o progresso desta empreitada na nossa página no Facebook, com fotos de smartfone. As imagens da câmara principal processarei nos primeiros dias após o retorno, e publicarei um resumo fotográfico sem demora.

Abraços a todos interessados em viagens livres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário