domingo, 10 de fevereiro de 2019

Fim de semana em Santiago e Valparaíso

Passeio a dois nChile, 4 dias em maio de 2012

Foi uma viagem curta e bastante espontânea, mas acabou valendo mesmo, até diria que foi eficiente ao extremo. Não apenas conseguimos aplicar muitíssimo bem as milhas TAM que ameaçaram caducar, mas de quebra iniciamos a exploração de mais um país interessante, aonde voltaremos com certeza. Já nesta primeira investida conhecemos a sua capital Santiago e mais um par de cidades muito especiais do litoral: o balneário de Viña del Mar e o nosso alvo principal - porto histórico de Valparaíso:


(monumento de Patrimônio da Humanidade UNESCO - whc.unesco.org/en/list/959)

Os cartões de visita elaborados após esta viagem: Valparaíso - Santiago - Viña del Mar

Um prêmio extra - desfrutamos dois fantásticos voos diurnos entre São Paulo e Santiago (ida e volta): com widebody В777, na janela do lado de sombra, sem interferência de asas (especialmente para isso escolhemos lugares na cauda). Conseguimos não só reconhecer de cima algumas cidades memoráveis, como também apreciar as maravilhas dos picos nevados da Cordilheira de Andes e a grandeza do Rio Paraná. Entre estas duas marcas imponentes curtimos tantas atrações do Cento-Oeste argentino, que um dos dois no mesmo inverno foi até lá por terra (Córdoba e região, Rosário, Buenos Aires), e dois anos depois ampliou a sua zona de exploração nesta região.  

O termo "fim de semana" é bastante flexível: naquela vez conseguimos reagrupar os nossos compromissos assim que ao sábado e ao domingo juntamos a sexta-feira inteira, o que permitiu partir bem cedo e chegar em Santiago antes do almoço.


Portanto, começamos desbravar a capital chilena com boa intensidade, e continuamos de mesmo jeito no sábado. Já o domingo dedicamos ao litoral próximo (ida e volta de ônibus regular e uma excursão completa por duas cidades comprada já no local).



Na segunda-feira tivemos que ministrar aulas noturnos, cada um no seu canto, mas ainda aproveitamos Santiago até o meio-dia, sem esquecer de comprar grandes pacotes de nozes e amêndoas por preços amigáveis. O vinho não levamos, não: temos preferência de viajar sem malas despachadas, e nesta vez foi importante mesmo logo na chegada correr até o nosso carro para voltar em tempo.   

Além dos referidos vinhos, a parte cultural tinha também outros destaques. A ópera "Cármen" no Teatro Nacional do Chile assistimos já na noite do primeiro dia (sexta-feira). Gostamos muito, mas depois lembramos que houve implicações com a origem francesa do compositor Bizet, portanto a "alma espanhola" desta obra foi colocada em dúvida. Para completar o serviço, na noite de sábado ainda assistimos um autêntico show espanhol de dança "flamenco", portanto não saímos no prejuízo. A parte de museus e de poesia ficou concentrada na pessoa de Pablo Neruda que encontramos duas vezes: as suas casas (mansões) recebem visitantes tanto em Santiago quanto em Valparaíso (esta foi mais impactante). 





Fotos do autor
Atualizado 10.02.2019

...cartões de visita: Valparaíso - Santiago - Viña del Mar
...lista CHILE




Nenhum comentário:

Postar um comentário