domingo, 17 de fevereiro de 2019

PN Lençóis Maranhenses - MA

O parque nacional Lençóis Maranhenses fica na Costa Atlântica, no nordeste do estado de Maranhão. Foi criado em 1981 e possui área de 155 mil hectares (1,55 mil quilômetros quadrados), sendo mais de 90 mil hectares de dunas móveis e de lagoas temporárias ou permanentes entre essas dunas. 



Ainda não foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, mas  no Brasil é muitíssimo bem cotado. Varias pesquisas de opinião colocam Lençóis Maranhenses na primeira dezena das melhores atrações naturais, e o tradicional "Guia 4 Rodas" inclui este fenômeno na seleta lista de atrações "5 estrelas".

O território do parque nacional começa a uma centena de quilômetros ao leste  da capital maranhense, milionária cidade de São Luís, e se estende para leste por mais uma centena de quilômetros. No seguinte mapa da Google ele é destacado pela cor verde mais escura:



Parece que o acesso oeste seria mais lógico - pelo caminho mais curto a partir do aeroporto de São Luís (SLZ), ou do seu terminal rodoviário. Mas atualmente esta opção não é a mais racional, devido às particularidades da infraestrutura da região em questão:



As dunas abertas estão bem visíveis, mas o verde no entorno esconde outras dunas, e esta zona arenosa é quase intransitável. A única estrada asfaltada leva até a maior cidade do pedaço, Barreirinhas, fazendo meia-volta de 250 km a partir de São Luís. Portanto, na atualidade esta  cidade nas margens do rio Preguiças funciona como verdadeira "cabeça-da-ponte" para visitantes dos Lençóis Maranhenses. Embora nem possui uma ponte sobre este rio, a travessia é feita por balsas, e no outro lado começam estradinhas de areia até alguns distritos e outros pontos no contorno do parque nacional. Estas vias terrestres são acessíveis apenas para veículos de suspensão alta e com tração integral.  A via fluvial pelo próprio rio Preguiças leva até os distritos Mandacaru e Atins na extremidade leste do PN Lençóis Maranhenses, passando pelas dunas mais amareladas dos Pequenos Lençóis: na imagem acima de Google Maps estes aparecem na margem direita e ficam fora dos limites do parque nacional. 

Os próprios limites e as principais zonas de visitação são apresentados no mapa do site oficial do PN Lençóis Maranhenses:



O acesso oeste ao PN Lençóis Maranhenses começa a melhorar, portanto a cidadezinha de Santo Amaro tende a se transformar em um centro turístico relevante, devido à relativa proximidade à São Luís. Mas na atualidade Barreirinhas é a melhor base de apoio, portanto no ano passado começamos a exploração dos Lençóis Maranhenses do lado leste.  



Destaques do "Guia 4 Rodas 2012":
5**** - PN LENÇÓIS MARANHENSES

Excursões de Barreirinhas recomendadas:
- Lagoa Azul e-ou Lagoa do Peixe (meio-dia)
- Lagoa do Gavião e Canto de Atins (dia inteiro)
- Pelo rio Preguiças: Vassouras, Mandacaru, Caburé (dia inteiro)
- Voo panorâmico sobre esta região (30-60 min., a partir de R$ 300 por pessoa)


Links externos recomendados:
Portal oficial do PN Lençóis Maranhenses
Portal parquelencois.com.br
PN Lençóis Maranhenses - no Lonelyplanet
Horários de ônibus Cisne Branco (São Luís - Barreirinhas)
"Voar fotografia aérea" - operadora de Barreirinhas
"Lagoa do Peixe" - coordenadas Wikimapia (a mais acessível das lagoas permanentes)


Atualizado: 11.03.2019

...lista 100 joias do Guia 4 Rodas
...lista Destinos de ecoturismo no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário