sábado, 30 de março de 2019

Andaluzia imperdível

Mochilada a dois pelo sul da Espanha, 12 dias em março de 2018

Nesta viagem pelas riquezas históricas e naturais da Andaluzia visitamos nove cidades e um parque nacional - inclusive 5 objetos de Patrimônio da Humanidade UNESCO. Houve seis locais de pernoites (11 no total). Andamos quase mil km de trens de diversas categorias, de ônibus, e até de barco - tudo de dia e com ótimas vistas: muitas paisagens marcantes ficaram gravadas na nossa memória. Os voos entre Madrid e Sevilha também foram interessantes, e a Espanha foi nono país onde utilizamos transporte aéreo doméstico.

Roteiro: (Madrid - Sevilha -) Córdoba (2 noites) - Granada (3) - Antequera (1) - Ronda (1) - Cádis - Jerez de la Frontera (2) - Sanlúcar de Barrameda - PN Doñana - Jerez de la Frontera - Sevilha  (2) - Madrid



Giramos esta volta no sentido horário. Todos nove alvos que aparecem neste mapa valeram a pena, bem como a capital da Espanha que ficou fora do quadro. 


Estamos felizes por aproveitar tão bem todos esses dias, e temos intensão de continuar conhecer a Espanha num futuro próximo, em porções regionais mais ou menos de mesmo tamanho como nesta vez.


Breve diário 

19.03.18. De manhã conexão rápida no aeroporto de Madrid MAD e voo curto até Sevilha SVQ. Ônibus "shuttle" até o terminal ferroviário, e trem expresso até Córdova. Check-in no hotel para 2 pernoites e início dos passeios pelo centro histórico da cidade - um importante monumento de Patrimônio de Humanidade UNESCO.  

20.03.18. Os principais pontos turísticos de Córdoba: a Mesquita-Catedral, a sua torre com vista panorâmica, os jardins Alcazar, as alamedas na beira do rio Guadalquivir. outros cantos do centro histórico... À noite assistimos a um concerto - de violão clássico.

21.03.18. De manhã andamos pelos novos bairros de Córdoba, e às 11:30 saímos de ônibus para Granada. Desembarcamos por volta das 14 h, e caminhamos alguns quilômetros até o hotel, com paradinha para almoço. Check-in por 3 noites, e logo fomos buscar informações atualizadas sobre condições de visitação da Alhambra (objeto UNESCO No.1 na Espanha), aproveitando algumas outras atrações pelo caminho.

22.03.18. Não sem dificuldades, mas conseguimos entrar no objeto principal de Granada já na manhã do nosso primeiro dia completo nesta cidade. E andamos por várias partes da Alambra até a tarde, depois almoçamos nas proximidades e continuamos caminhada pelos mirantes do bairro histórico de  Albacyn, com ótimas vistas da Alhambra e da cidade toda.

23.03.18. Mais um dia completo para explorar a Granada, onde ainda encontramos muitas belezas e surpresas: tanto no centro quanto nos bairros próximos. À tarde esticamos até a periferia mais moderna, com auxílio do transporte público sobre trilhos - ("metrô leve" ou VLT, com parte da linha subterrânea).

24.03.18. Começamos com terceira subida para morro de Alhambra, mas nesta vez visitando outro parque e seus pontos panorâmicos. No miolo do dia viajamos de Granada para Antequera - no comboio de  ônibus que operava em substituição do trem regional durante as reformas deste trecho. Logo na chegada visitamos a parte urbana do outro objeto UNESCO. O final de tarde e a noite dedicamos à própria cidade e às suas impressionantes igrejas, acompanhando preparações à Semana Santa.  

25.03.18  Ainda sob chuva de manhã visitamos o museu municipal de Antequera, e depois subimos à antiga fortaleza de Alcazaba na parte alta do centro. À tarde seguimos para Ronda (embarcando no mesmo ônibus com que chegamos no dia anterior e fazendo baldeação para o próprio trem na estação seguinte). Tarde e noite nesta maravilhosa "cidade de viajantes românticos".

26.03.18.  De manhã viajamos o mais longo trecho de ônibus: da Ronda, onde ficou frio de vez, para  Jerez de la Frontera. Check-in por duas noites e logo voltamos ao terminal multimodal: para seguir até Cádis, nesta vez de trem suburbano.Passamos ótima tarde no litoral, e à noite voltamos para Jerez.

27.03.18. Logo cedo começamos explorar a própria Jerez de la Frontera. À tarde seguimos para Sanlúcar de Barrameda, onde já foi reservada uma excursão de três horas (das 16 às 19) ao Parque Nacional de Doñana. Aproveitamos bem tanto parte natural quanto cultural e arquitetônica desta investida.

28.03.18. Na parte de manhã mais um pedaço de Jerez. Pouco depois do meio-dia, a nossa ampla volta pela Andaluzia se fechou no terminal ferroviário de Sevilha. Até a noite andamos por esta bela cidade, na atmosfera dos eventos da Semana Santa. Destaques principais: alamedas beira rio, Torre D´Oro e Plaza Espanha.

29.03.18. "Jueves Santo" - Quinta-feira de Páscoa em Sevilha já é a apoteose de todos os tipos de procissões e cerimônias, com o quase completo fechamento de lojas. Mas os museus funcionaram, então visitamos a catedral e subimos a torre da Giralda, aguentando algumas filas. Conhecemos vários outros cantos do centro, parques e avenidas... Com dificuldades encontramos um lugar para comprar as guloseimas espanholas que mereceram ser levadas para casa.

30.03.18. Logo após o café da manhã, pegamos um táxi para o aeroporto de Sevilha, e chegamos em apenas dez minutos. Voo para Madrid com duração de uma hora. A estrategicamente longa conexão no aeroporto da capital espanhola permitiu-nos passar  no centro desta cidade maravilhosa sete horas. Foi um ótimo passeio, que proporcionou impressões muito intensas.


As fotos desta viagem organizamos em 20 álbuns públicos, a seguir


Fotos aéreas 1-2: 

Voo de São Paulo GRU para Madrid MAD----------------------------------Voo de Madrid MAD para Sevilha SVQ


Córdoba

Córdoba: Mesquita-Catedral e Juderia
Córdoba: Alcazar e Rio Guadalquivir
Córdoba: centro e estações de trem e de ônibus


Granada

Granada: monumento histórico de Alhambra
Granada: Centro Velho, seus templos e museus
Granada: bairro histórico de Albacyn
Granada: bairros novos


Antequera: centro e monumentos históricos



Ronda: centro e desfiladeiros



Cádis: centro histórico e orla Atlântica



Parque nacional Donãna (Sanlúcar de Barrameda)

Parque nacional Donãna
Sanlúcar de Barrameda: cidade


Jerez de la Frontera



Sevilha

Sevilha: Catedral e torre Hiralda
Sevilha: centro, beira rio, setor norte


Madrid: centro



Fotos rodoferroviárias e aéreas 3-4: 

Pelas ferrovias e estradas da Andaluzia--------------------------------Aeroporto de Sevilha SVQ e voo para Madrid MAD



Relatório financeiro ilustrado

A Espanha foi bastante amigável conosco em todos os aspectos, inclusive financeiro.

11 noites em hotéis de categorias 2-3-4 estrelas ficaram em Eu 773, mais este valor inclui sobrepreço de 100 Euros pela última noite de feriado em Sevilha (esta diária ficou em Eu 180, e a anterior no mesmo hotel em 80).



Em todas outras cidades pagamos bem menos: de Eu 40 até Eu 54 por noite em apartamento duplo com café de manhã e wi-fi.



A alimentação além de café de manhã em hotéis custou mais cerca de Eu 300.

O transporte terrestre multimodal ficou em apenas Eu 234.



E andamos bem quase diariamente (2-3 vezes em média) de trens expressos, trens regionais, trens suburbanos, ônibus interurbano, ônibus urbano, metrô, táxi.

Programação cultural (excursões, ingressos de museus e de concerto) - Eu 165. Ainda gastamos  Eu 45 na compra de iguarias espanhóis e outras lembranças antes dos voos de retorno.

Então, no total ficou em torno de 1500 Euros por dois  - em 12 dias.

Sem contar das passagens aéreas compradas com boa antecedência e nas ótimas condições: voos internos saíram quase de graça -  como bônus dos intercontinentais (bem como na Itália seis anos antes disso).

Atualizado: 30.03.2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário