quinta-feira, 18 de abril de 2019

São Luís - MA

Apelidos e títulos informais: "Jamaica Brasileira", "Ilha do Amor", "Atenas Brasileira", "Cidade dos Azulejos", "Capital Brasileira do Reggae", "Ilha Magnética", "Capital da França Equinocial", "Ilha Bela", “Ilha Rebelde".

Quase metade destas etiquetas começam com palavra "Ilha": e a capital do Maranhão realmente fica numa grande ilha conhecida como Upaon-Açu, embora no cotidiano isso é pouco perceptível. A impressão é de uma ampla península entre duas proeminentes baías do Oceano Atlântico: o canal transversal é estreito, e não faltam amplas pontes que conectam seus dois lados. Então, a maior ilha urbanizada do Nordeste está associada ao Amor, ao Magnetismo, à Beleza e à Rebeldia - uma combinação muito inspiradora para viajantes românticos.

A palavra "Capital" também foi reincidente: tanto do reggae (mas brasileiro), quanto da França (mas equatorial), e também por merecer. O primeiro destes dois títulos capitais combina muito bem com o apelido No.1 da lista toda, e a São Luís realmente esbanja um colorido pseudo-jamaicano. E o segundo evoca a especialíssima história de fundação desta cidade.

Antes de mergulhar nestes registros, cabe vistoriar os apelidos restantes. A analogia de Atenas parece pretensiosa demais, deixaremos do lado. Agora, os Azulejos é algo muito relevante: o Centro Histórico  (tombado pela UNESCO em 1997 sob No.821), é recheado com estes materiais de acabamento  desde a época colonial - na maior parte de origem portuguesa, mas não exclusivamente.



O forte Saint-Louis foi fundado no ano 1612 por uma expedição francesa sob comando do Daniel de La Touche, conhecido também como Senhor de La Ravardière, e o seu nome, que homenageia o famoso Louis IX (1214-1270), evocava também o então rei da França - Louis XIII.  

Os portugueses, que já tentaram se fixar neste pedaço uns cinquenta anos antes, partiram para contraofensiva, em em três anos expulsaram franceses da toda zona equatorial da América do Sul. Logo eles começaram expandir e intensificar o seu controle sore estes territórios, usando o forte de São Luís e a cidade formada em torno dele como sua base principal.  Mas em 1641-1644 houve outra invasão, nesta vez holandesa, cuja ocupação terminou em uma batalha destruidora. 

A cidade foi reerguida de novo, e por muito tempo se tornou capital da parte norte das colônias portuguesas na América (a parte sul estava sendo administrada via Salvador). Já nos tempos do império e da república a sua importância se tornou mais local, e o seu desenvolvimento andou em marcha lenta. Portanto acabou não atingindo tamanho de algumas outras capitais de Nordeste, e a sua componente histórica é relativamente mais pesada. Entretanto, a São Luís de hoje é uma grande cidade (1,1 milhão de habitantes), e em termos de qualidade de vida é considerada como terceira ou quarta em todo Nordeste do Brasil. A sua herança histórica está atraindo interesse cada vez maior, e as belezas da região maior ainda, portanto vale a pena visitá-la.

A aeroporto internacional de São Luís é bem posicionado: na periferia sudeste da cidade, só em 3 km do seu terminal de ônibus intermunicipal e interestadual. Mais 10 km por este principal corredor de transporte levam ao próprio Centro Histórico, e os novos bairros da Costa Atlântica ficam mais alguns quilômetros ao norte. São Luís é uma das poucas cidades brasileiras que contam na atualidade com um terminal de passageiros para trens de longa distância (detalhes em Trens de longa distância no Brasil). Mas as soluções para mobilidade urbana ainda não incluem nenhum tipo de transporte sobre trilhos, embora o sistema de linhas de ônibus com grandes terminais de conexão é bastante eficiente e bem informatizado.

Além da arquitetura dos séculos XVIII-XIX, e de um conjunto invejável de museus do Centro Histórico, a idade possui também boa orla do Oceano Atlântico  - no seu setor norte cresceram novos bairros com bonitos prédios e com condomínios residenciais de casas de padrão alto e médio-alto. A avenida beira-mar com ciclovia, quiosques e restaurantes de diversos tipos e a ampla faixa de areia chamam para caminhas, pedalar e relaxar. Embora as cores das águas costumam ser pouco atraentes e a transparência é medíocre - os rios que desaguam em baias vizinhas trazem muito lodo e outro material suspenso, mas condições para banho são adequadas. Entretanto, neste pedaço predomina o turismo gastronômico, focado em pratos de camarão, de peixe e afins. 

Deve ser notado que a maioria dos turistas visita nem tanto a própria cidade quanto o estado e Maranhão, mais exatamente a sua faixa norte  - próxima ao oceano. Muitos visitam pelo menos algumas cidades próximas, com praias mais bonitas e com dunas impressionantes. Alguns atravessam também a baia para visitar cidade histórica de Alcântara. Há também oferta de excursões bate-volta para PN Lençóis Maranhenses - MA, mas é mais recomendado reservar para este destino pelo menos 3-4 dias, usando como base de apoio a cidade de Barreirinhas - MA



Principais atrações:
Centro Histórico (Patrimônio de Humanidade UNESCO No.821) com igrejas, palácios, museus, casario com fachadas de azulejos, teatros, mercados,...
Avenidas beira-mar, praias e restaurantes de pescados na zona norte da cidade;
Excursões pelas praias e dunas do litoral próximo;
Excursões para cidade histórica de Alcântara.

Relatos:
(em construção)



Álbuns fotográficos:
São Luís MA, 2018

Links externos recomendados:
Coordenadas - Wikimapia
Informações gerais - Wikipedia
Portal turístico oficial da prefeitura de São Luís

Museu Vasconcelos - Memorial do Centro Histórico
Transporte urbano de São Luís
Aeroporto Internacional de São Luís
São Luís no site TripAdvisor
São Luís no site LonelyPlanet

São Luís no portal feriasbrasil.com.br 
São Luís no portal viagemeturismo.abril.com.br 

Mochileiros.com: informações úteis de São Luís
Mochileiros.com: Hospedagem (Hotéis, Pousadas, Albergues, Campings) em São Luís


Atualizado: 18.04.2019

...lista 100 joias do Guia 4 Rodas
...lista Metrópoles, grandes cidades e outras capitais
...lista Cidades históricas no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário