sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Kazã (Kazan), Rússia

Desde o século XIX considerada por muitos como a mais interessante e mais representativa das grandes cidades da Rússia fora das duas capitais. E nos últimos anos não apenas reconfirma esta posição, mas também atrai cada vez atenção dos turistas internacionais (3-o destino que mais cresce na Europa e 8-o no Mundo no ranking TripAdvisor-2014, por exemplo). Ganhou projeção adicional ao sediar grandes eventos esportivos com Universiada-2013, Mundial de natação em 2015 e Mundial de futebol em 2018 que levaram o número anual de turistas para novo patamar - acima de 3 milhões.

Localizada junto ao foz do rio Kazanka ou Qazansu, afluente da margem esquerda do Rio Volga, 820 km a leste de Moscou, altitude do centro 60 m. É uma cidade milenar (fundada no ano 1005), multicultural e multi-confessional, exemplo de convivência enriquecedora de vários povos e dos adeptos do islã e do cristianismo.



População da cidade 1,25 milhão de habitantes (6-a do país), e 1,56 milhão dentro da área metropolitana. É um importante centro cultural, industrial (de perfil diversificado), de construção civil e do setor financeiro (3-o em giro de capital no país). Possui rico patrimônio arquitetônico, inclusive grandes objetos tombados pela UNESCO: um na área central - Kremlin (Cidadela) de Kazã - e dois nos arredores: Sviyazhsk e Bolgar.

O aeroporto internacional de Kazã é considerado o melhor aeroporto regional da Rússia por vários anos seguidos: e atende mais de 3 milhões de passageiros por ano (12-o no ranking nacional). Recebe voos regulares da Europa Ocidental (Helsinki, Praga, Istambul) e da Ásia (Dubai, Baku, Urumchi, Astana e outros destinos). Há também vários ouros destinos internacionais de verão e voos diretos para várias cidades importantes da Rússia. Em particular, entre Moscou e Kazã há duas dezenas de voos diários de todas principais empresas aéreas, com aeronaves modernas, e envolvendo todos 3 aeroportos da capital. Além de toda esta oferta, existe fortíssima concorrência do transporte ferroviário que oferece diariamente de 8  a 12 trens noturnos de acordo com temporada (4 com origem ou destino em Kazã e outros em trânsito), entre 11 e 15 horas de viagem em camarotes com camas, por preços amigáveis e direto de centro ao centro. O transporte público na cidade é composto por uma linha de metrô, linhas VLT de superfície, trólebus, ônibus e micro-ônibus de diversos tamanhos. Há também uma dezena de empresas de táxi de vários segmentos, com frotas padronizadas conforme a faixa de preço.



Principais atrações:
Kremlin (Cidadela) de Kazã: com seus templos e museus - patrimônio de humanidade UNESCO No.980  
Orla do Rio Kazanka com parques, alamedas, belvederes...
Bairro histórico Tatarskaya Sloboda (Старо-Татарская слобода)
Calçadão da Rua Bauman
Palácio e Agricultura e outros prédios de destaque
Vários templos, museus e monumentos
Excursões para fortaleza medieval de Sviyazhsk (60 km) - patrimônio de humanidade UNESCO No.1525  
Excursões para sítio histórico e arqueológico de Bolgar (190 km) patrimônio de humanidade UNESCO No.981  



Mais fotos - álbuns Google Fotos (2015):
Kazã - Tatarstão
Kremlin de Kazã
Bolgar - Tatarstão
Estradas reg. Volga: Samara e Tatarstão

Nenhum comentário:

Postar um comentário