quinta-feira, 30 de julho de 2020

"Caminho da Fé": de Cantagalo até Luminosa

Mais um sábado de quarentena aproveitamos para isolamento social à nossa moda: no dia 18.07.2020 exploramos o trecho Cantagalo - Luminosa da popular rota pedestre "Caminho da Fé". O bairro rural Cantagalo fica no norte do município São Bento do Sapucaí SP, é o seu vizinho Luminosa já no estado de Minas Gerais e faz parte do município de Brasópolis. A distância entre estes pontos de apoio é de 7,5 km, portanto no formato de ida e volta, e considerando as diferenças de altitude, este roteiro é de bom tamanho. E os seus trunfos principais são ar puro de montanha e inesquecíveis paisagens da Serra de Mantiqueira:     


O nosso reposicionamento de Taubaté - SP para local do início desta caminhada foi de carro, pela bem conhecida estrada SP-042/MG-173 que atravessa divisa entre dois estados três vezes: Santo Antônio do Pinhal SP - Sapucaí-Mirim MG - São Bento do Sapucaí SP - Gonçalves MG. Depois viramos para direita e por 12 km seguimos pela Estrada do Cantagalo, sem pavimentação rígida, mas perfeitamente transitável apesar das subidas bastante íngremes. 

domingo, 26 de julho de 2020

Guarda do Embaú - SC

Guarda do Embaú é um pequeno bairro ao lado de grande praia do mesmo nome que fica na divisa dos municípios Palhoça e Paulo Lopes que fazem parte da Região Metropolitana de Grande Florianópolis. Distância rodoviária das pontes que conectam Ilha se Santa Catarina com parte continental de Florianópolis - SC cerca de 50 km em si não pode justificar o status de destino independente que esta vila com apenas mil habitantes permanentes ganhou em vários guias de turismo. Mas aqui ajuda um delicado aspecto geo-administrativo: o limite dos referidos municípios é definido pelo rio da Madre e as habitações do local ficam na sua margem esquerda (em Palhoça), enquanto a própria praia na margem direita (em Paulo Lopes). Portanto o seu conjunto não cabe em nenhuma das duas formações territoriais e assim ficou mais conhecido com o nome próprio.



E mais que isso: tudo isso agora faz parte do gigantesco Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Como diz o seu nome, a sua principal é a conservação das verdes montanhas próximas ao litoral, e as terras baias e praias foram agregadas como área de proteção complementar, portanto o regime de visitação aqui ainda é livre (observando as restrições do seu uso). Mas a urbanização da vila foi congelada completamente, e não haverá novos empreendimentos imobiliários nem consideráveis investimentos em infraestrutura. Entretanto, nas suas ruas estreitas e verdes já há uma boa quantidade de pousadas, campings, estacionamentos particulares, lojinhas, lanchonetes e até restaurantes.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Praia do Rosa - SC

A Praia do Rosa (sim, "Rosa" neste caso é um nome masculino) é uma bela paia, bem como pequena e rústica vila no Litoral Sul de Santa Catarina. Mais exatamente, na extremidade norte do município Imbituba, embora o seu melhor acesso é da estrada de Garopaba - SC, seu vizinho. No nosso guia turístico de referência bem que poderia ser considerado como mais uma atração 4 estrelas de qualquer um destes respeitados destinos, mas ganhou um cadastro próprio. O mesmo ocorre em várias outras fontes respeitáveis, e isso é bastante útil por facilitar a localização desta paria para adeptos de surfe, inclusive para participantes e público das competições que estão entrando na moda.      

Embora o seu relativo isolamento nas margens do oceano também é um argumento relevante. Dos lados norte e sul esta praia de comprimento cerca de dois quilômetros está acompanhada com imponentes penínsulas, onde há piscinas naturais entre pedras, boas trilhas, e mirantes - de onde entre junho e outubro  é possível observar baleias. Esta é a ala norte, atrás deste morro já começa o município de Garopaba:



Trilhas que começam na ponta norte da praia do Rosa levam também até algumas praias menores e até dunas um pouco recuadas da orla.

Esta é a vista para parte sul da praia do Rosa: 

terça-feira, 14 de julho de 2020

Joanópolis - SP

Este lugar foi povoado já entre anos 1730 e 1740, mas só recebeu o estatuto de Vila em 1895. Que em 1906 foi emancipado e se tornou um município com área de 374 km². O atual seu nome em homenagem do São João Batista foi adotado em 1917, e atual população é cerca de 13 mil habitantes. Sede do município fica na altitude de 900-950 metros, entre pitorescos braços da Sera de Mantiqueira esticados pela fronteira dos estados de São Paulo e Minas Gerais.  E apenas em 120 km da capital São Paulo - SP, portanto para população da maior metrópole do país esta micro-região é um verdadeiro portal ao paraíso verde, rico em águas cristalinas, ares puros e aquelas coisas da fazenda que fazem tanta falta na correria cotidiana.  Bem vindos à "A Joia da Mantiqueira":


Nesta foto estamos observando o casco urbano de Joanópolis de um lugar bem mais alto - "rampa de asa delta" (1640 m) que fica em cima da Serra do Lopo que separa este município do seu vizinho Extema MG. Alias por perto existe mais uma rampa de voo livre - voltada ao norte, e a cidade de Extrema, que é umas três vezes maior, fica bem em baixo da mesma. 

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Garopaba - SC

O município de Garopaba está localizado no Litoral Sul do Estado de Santa Catarina, a 90 km da sua capital Florianópolis - SC. Seu tamanho é modesto: área de apenas 115 km², população permanente 23 mil habitantes. Mas na temporada de verão há até 5-7 vezes mais gente, já que nesta dezena de quilômetros da linha costeiras cabem várias praias boas e bastante acessíveis - além de dunas, lagoas e morros com mirantes e trilhas de prender o fôlego. Falando em praias, duas destas mereceram 4 estrelas no nosso Guia de referência, o que colocou Garopaba na lesta de cem cidades brasileiras mais indicadas para turistas;

Destaques do "Guia 4 Rodas 2012":  PRAIA FERRUGEM; PRAIA SILVEIRA.

"FERRUGEM" diz exatamente a cor de água, mas não da própria praia, e sim de uma das lagoas na sua vizinhança.



Esta praia é uma das mais bonitas e mais famosas em Santa Catarina. E aqui está apenas a sua parte sul, as altas pedras dividem esta praia em duas metades de igual valor. Agora vem a segunda:  

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Balneário Camboriú - SC

Balneário-Camboriú (responde também como simplesmente “Balneário”, ou pela sigla BC) é uma nova estrela turística no Brasil, especialmente para visitantes do Mercosul, muito diferente de outros destinos populares e cheia de contradições. Formalmente, é apenas uma pequena cidade que se estende ao longo da praia com o mesmo nome - nem tanto esmeralda como deveria ser para explicar o aumento fantástico dos preços imobiliários neste local. E, de fato, agora impressiona pelas altas torres residenciais alinhadas ao longo desta costa muito mais do que pelas paisagens marítimas e costeiras. Essa auto-proclamada "capital turística do estado de Santa Catarina" entrou na lista de endereços dos edifícios mais altos do Brasil em 2014, e já tomou primeiro lugar. Seis anos depois ocupa 5 das 5 e 8 das 10 primeiras linhas desta lista.

Esta cidade turística foi fundada em 1849, a população atual do próprio  município é de 140 mil habitantes, mas junto com seus cinco vizinhos, forma o núcleo denso da aglomeração do estuário do rio Itajaí (0,55 milhão de pessoas). Mas, ao mesmo tempo, destaca-se pelo nível médio de renda e outros indicadores de qualidade de vida, e não apenas entre vizinhos: segundo o "índice de desenvolvimento humano" (0,845) ocupa o quarto lugar no país e o terceiro entre as cidades com população superior a 100 mil habitantes.



O título absoluto agora é disputado pelas torres gêmeas com o nome importado "Yachthouse Residence Club" (no lado esquerdo da imagem) e a única "One Tower" (um pouco à direita das duas). Estas construções já estão na fase de acabamento, mas alguns elementos externos, como cumes ou coroas, ainda devem ser adicionados aos atuais 280 metros de estruturas de concreto armado. Em toda a América do Sul, existe apenas um edifício acima desta trindade - Gran Torre Santiago (300 m, inaugurada em 2013).

A "Praia Central de Balneário Camboriú" em si é bastante comum e em tamanho corresponde ao nome: um arco de areia com 5,5 km de comprimento, com uma boa avenida munida de calçada estilosa e quiosques de um lado e edifícios densos do outro: