A cidade foi fundada em 1673 por expedições do território do estado atual de São Paulo, mais precisamente do porto de São Vicente. A sua população permanente atualmente é cerca de 0,5 milhão de habitantes, mas no verão pode dobrar ou até triplicar. A explicação disso é seguinte: o território do município de Florianópolis é constituído principalmente pela grande (maior do Atlântico Sul) ilha de Santa Catarina, dona de muitas praias de primeira qualidade. Esta ilha se estica por 54 km no sentido norte-sul, com largura até 18 km, e o estreito que separa do continente na parte central é reduzido até 0,5 km. É lá que se localiza a parte continental de Florianópolis e foram construídas três pontes que tornaram a ilha tão acessível.
Aqui, em primeiro plano, fica a parte central da cidade, que surgiu no extremo oeste da ilha. Adiante aparece a parte continental de Florianópolis, que se funde com o território do município vizinho de São José (cerca de 250 mil habitantes). Além disso, o núcleo da aglomeração da Região Metropolitana de Florianópolis é composto pelos municípios costeiros de Palhoça (170 mil) e Biguaçu (70 mil), o primeiro do lado sul de São José (à esquerda nesta foto) e o segundo do lado norte. Formalmente esse núcleo, com uma população permanente de mais de um milhão de pessoas, inclua mais cinco cidades pequenas e mais distantes: Governador Celso Ramos ainda mais longe na costa norte, Santo Amaro da Imperatriz, Antônio Carlos, Águas Mornas e São Pedro de Alcântara respectivamente do sudoeste, do oeste e do noroeste, já no sopé da Serra do Tabuleiro.
Atrações principais:
Praias e dunas da Ilha de Santa Catarina;
Museus de fortificações coloniais no nordeste da ilha principal e nas ilhas menores do estreito;
Avenida-parque beira-mar que contorna a zona central da cidade;
Centro Histórico e suas praças com árvores centenárias, igrejas, palácios, mansões, teatros, mercado...
Excursões pelas praias continentais;
Excursões para cidades de imigração alemã e italiana no leste do estado de Santa Catarina.
Já no cento da cidade além de uma coleção dos bem restaurados prédios de séculos XVIII e XIX chamam atenção árvores de mesma idade que embelezam as praças principais.
Mais importante, porém, todo esse centro é cercado por um arco de aterros exemplares ao longo dos quais você pode caminhar dias a fio. E, além de praticar esportes, de quebra apreciar outro monumento arquitetônico: a mais antiga das três pontes - Ponte Hercílio Luz (1922-1926).
Os ônibus são a principal forma de transporte público, e os três principais terminais estão alinhados entre setor comercial do Centro e rodovia contorno na altura das pontes. A posição central é ocupada pelo TICEN (Terminal Integrado do CENtro), que concentra maioria das linhas urbanas comuns (ônibus bicolor azul e branco). Os ônibus mais espaçosos (de cor azul) conectam o TICEN a cinco TIs auxiliares localizadas em outras áreas, onde são organizados transferências gratuitas para rotas locais. Ao sul do novíssimo TICEN está o "Terminal Velho", que agora atende exclusivamente os ônibus expressos amarelos, cujas linhas diretas também cobrem quase toda a ilha (mais rápidas e confortáveis, portanto duas vezes mais caras do que comuns).
E ao norte de TICEN se estica pela orla o monumental Terminal de Ônibus Intermunicipal e Interestadual que conecta Floripa ao todo estado de Santa Catarina e à maioria das principais cidades do Brasil, bem como a vários destinos nos países vizinhos.
O Aeroporto Internacional de Florianópolis (FLN) que está localizado a 12 km ao sul do Centro também possui voos diretos para (de) todas as principais cidades do Brasil, além de Buenos Aires e Córdoba na Argentina e Santiago (Chile). A intensidade de conexão com a capital da Argentina é tal que envolve todos três aeroportos da "BAires", em voos de quatro companhias aéreas diferentes. Também há competição sensível na rota Florianópolis - Santiago. Além disso, 600-700 voos charter são realizados no verão, mais da metade deles são internacionais.
Em outubro de 2019 foi colocado em operação um novo terminal com capacidade de até 8 milhões de passageiros por ano, e sua arquitetura é apenas um exemplo de humanismo e integração com o meio ambiente. O movimento atual de passageiros está se aproximando a 4 milhões por ano (13-o no Brasil), portanto as reservas de crescimento são boas. O aeroporto é conectado por linhas de ônibus ao terminal principal da cidade (TICEN) e a um dos TIs regionais.
Links externos recomendados:
Google Maps - coordenadas da praça principal e da Igreja Matriz
Google Maps - coordenadas do Terminal Rodoviário
Terminal Rodoviário de Florianópolis
Aeroporto Internacional de Florianópolis FLN - site oficial
Aeroporto Internacional de Florianópolis FLN - site não-oficial
Itinirários e horários de ônibus urbano de Florianópolis
Cidade de Florianópolis, dados gerais - Wikipedia
Região Metropolitana Grande Florianópolis, dados gerais - Wikipedia
Florianópolis no portal turístico do Estado de Santa Catarina
Portal turístico de Florianópolis "guiafloripa.com.br"
Portal turístico de Florianópolis "destinoflorianopolis.com.br"
Portal turístico de Florianópolis "www.vivendofloripa.com.br"
City-tour oficial de Florianópolis
Florianópolis no site TripAdvisor
Florianópolis no site LonelyPlanet
Melhores cidades do Brasil pelo IDH
Mochileiros.com: Florianópolis - dicas gerais
Mochileiros.com: Florianópolis - meios de hospedagem
Atualizado: 01.07.2021
...relato Pelo Litoral Catarinense
...lista 100 joias do Guia 4 Rodas
...lista Metrópoles, grandes cidades e outras capitais
Praias e dunas da Ilha de Santa Catarina;
Museus de fortificações coloniais no nordeste da ilha principal e nas ilhas menores do estreito;
Avenida-parque beira-mar que contorna a zona central da cidade;
Centro Histórico e suas praças com árvores centenárias, igrejas, palácios, mansões, teatros, mercado...
Excursões pelas praias continentais;
Excursões para cidades de imigração alemã e italiana no leste do estado de Santa Catarina.
Destaques do "Guia 4 Rodas 2012" (não contemplados neste mapa da Google):
PRAIA JURERÊ - o mais chique dos bairros de praia no norte da Ilha de
Santa Catarina;
PRAIA LAGOINHA DO LESTE - um tesouro escondido no sudeste da ilha, acessível só por trilha;
ILHA DO CAMPECHE - uma das pequenas ilhas do arquipélago de Santa Catarina, próxima à costa leste da ilha principal, alvo de excursões em embarcações de diversos tipos;
MUSEU O MUNDO DE OVO ELI HEIL - um museu particular e muito específico que fica fora da cidade, visitação por agendamento.
Alem de "Floripa", a cidade tem outro apelido popular e bem mais sugestivo: "Ilha da Magia". As comprovadas propriedades mágicas desta ilha são baseadas no efeito benéfico da sua orla sobre a saúde física, psíquica e emocional dos seus frequentadores.
Os bairros de praia no norte e no nordeste da Ilha de Santa Catarina são bem estruturados e ligados ao Centro por rodovias de pista dupla por onde circula transporte público de diversas categorias.
PRAIA LAGOINHA DO LESTE - um tesouro escondido no sudeste da ilha, acessível só por trilha;
ILHA DO CAMPECHE - uma das pequenas ilhas do arquipélago de Santa Catarina, próxima à costa leste da ilha principal, alvo de excursões em embarcações de diversos tipos;
MUSEU O MUNDO DE OVO ELI HEIL - um museu particular e muito específico que fica fora da cidade, visitação por agendamento.
Alem de "Floripa", a cidade tem outro apelido popular e bem mais sugestivo: "Ilha da Magia". As comprovadas propriedades mágicas desta ilha são baseadas no efeito benéfico da sua orla sobre a saúde física, psíquica e emocional dos seus frequentadores.
Os bairros de praia no norte e no nordeste da Ilha de Santa Catarina são bem estruturados e ligados ao Centro por rodovias de pista dupla por onde circula transporte público de diversas categorias.
Já no cento da cidade além de uma coleção dos bem restaurados prédios de séculos XVIII e XIX chamam atenção árvores de mesma idade que embelezam as praças principais.
Mais importante, porém, todo esse centro é cercado por um arco de aterros exemplares ao longo dos quais você pode caminhar dias a fio. E, além de praticar esportes, de quebra apreciar outro monumento arquitetônico: a mais antiga das três pontes - Ponte Hercílio Luz (1922-1926).
Este recentemente restaurado veterano atualmente desempenha apenas funções
auxiliares e decorativas, mas ao mesmo tempo continua sendo a maior ponte
suspensa do Brasil (821 m), além de uma relíquia mundial na categoria de
pontes com esse determinado sistema de fixação de cabos.
A infra-estrutura de transporte da “Ilha da Magia” alcançou um bom nível,
e a sua espinha dorsal é uma estrada de várias faixas e ligada a novas
pontes que contorna a península do centro pela orla do estreito. Esta
supervia conecta tanto principais avenidas do centro quanto as rodovias
que levam a diferentes partes da ilha, inclusive ao aeroporto.
Os ônibus são a principal forma de transporte público, e os três principais terminais estão alinhados entre setor comercial do Centro e rodovia contorno na altura das pontes. A posição central é ocupada pelo TICEN (Terminal Integrado do CENtro), que concentra maioria das linhas urbanas comuns (ônibus bicolor azul e branco). Os ônibus mais espaçosos (de cor azul) conectam o TICEN a cinco TIs auxiliares localizadas em outras áreas, onde são organizados transferências gratuitas para rotas locais. Ao sul do novíssimo TICEN está o "Terminal Velho", que agora atende exclusivamente os ônibus expressos amarelos, cujas linhas diretas também cobrem quase toda a ilha (mais rápidas e confortáveis, portanto duas vezes mais caras do que comuns).
E ao norte de TICEN se estica pela orla o monumental Terminal de Ônibus Intermunicipal e Interestadual que conecta Floripa ao todo estado de Santa Catarina e à maioria das principais cidades do Brasil, bem como a vários destinos nos países vizinhos.
O Aeroporto Internacional de Florianópolis (FLN) que está localizado a 12 km ao sul do Centro também possui voos diretos para (de) todas as principais cidades do Brasil, além de Buenos Aires e Córdoba na Argentina e Santiago (Chile). A intensidade de conexão com a capital da Argentina é tal que envolve todos três aeroportos da "BAires", em voos de quatro companhias aéreas diferentes. Também há competição sensível na rota Florianópolis - Santiago. Além disso, 600-700 voos charter são realizados no verão, mais da metade deles são internacionais.
Em outubro de 2019 foi colocado em operação um novo terminal com capacidade de até 8 milhões de passageiros por ano, e sua arquitetura é apenas um exemplo de humanismo e integração com o meio ambiente. O movimento atual de passageiros está se aproximando a 4 milhões por ano (13-o no Brasil), portanto as reservas de crescimento são boas. O aeroporto é conectado por linhas de ônibus ao terminal principal da cidade (TICEN) e a um dos TIs regionais.
Relatos:
(em construção)
(em construção)
Álbuns fotográficos:
Google Maps - coordenadas da praça principal e da Igreja Matriz
Google Maps - coordenadas do Terminal Rodoviário
Terminal Rodoviário de Florianópolis
Aeroporto Internacional de Florianópolis FLN - site oficial
Aeroporto Internacional de Florianópolis FLN - site não-oficial
Itinirários e horários de ônibus urbano de Florianópolis
Cidade de Florianópolis, dados gerais - Wikipedia
Região Metropolitana Grande Florianópolis, dados gerais - Wikipedia
Florianópolis no portal turístico do Estado de Santa Catarina
Portal turístico de Florianópolis "guiafloripa.com.br"
Portal turístico de Florianópolis "destinoflorianopolis.com.br"
Portal turístico de Florianópolis "www.vivendofloripa.com.br"
City-tour oficial de Florianópolis
Florianópolis no site TripAdvisor
Florianópolis no site LonelyPlanet
Melhores cidades do Brasil pelo IDH
Mochileiros.com: Florianópolis - dicas gerais
Mochileiros.com: Florianópolis - meios de hospedagem
Atualizado: 01.07.2021
...relato Pelo Litoral Catarinense
...lista 100 joias do Guia 4 Rodas
...lista Metrópoles, grandes cidades e outras capitais
Relato incrível de um dos locais mais interessantes e belos do país.
ResponderExcluirEmbora já conheça como assídua turista desse encanto brasileiro, me senti motivada para um breve e agradável retorno ao Estado de Santa Catarina.