sábado, 26 de junho de 2021

Cambará do Sul - RS

Esta pequena cidade seve basicamente como ponto de apoio para visitação de dois dos mais importantes parques nacionais da região Sul - PN Serra Geral e PN Aparados da Serra. Exatamente estes dois objetos, mais dois impactantes cânions dento deles - Fortaleza no primeiro e Itaimbezinho no segundo, colocaram esta localidade no nordeste do Estado de Rio Grande do Sul (próximo à divisa com Santa Catarina) em destaque na lista dos mais interessantes destinos no Brasil. 



cânion Fortaleza

4 atrações de 4 estrelas cada é algo muito relevante, e na nossa classificação, além de elevada posição na ranking de ecoturismo, assegura também posição 14-17 na ranking geral (100 destaques do "Guia 4 Rodas"). Mas além destes dois maravilhosos acidentes geográficos e das inúmeras quedas de água nas suas margens, há várias outras atrações naturais desses gêneros em torno de Cambará do Sul. Outros cânions do porte dos dois citados (pelo menos meia-dúzia) podem ser encontrados dentro das referidas unidades de conservação ou nas proximidades imediatas  São muito menos conhecidos e visitados, alguns com acesso difícil mesmo. E há também outras cachoeiras dignas de visitação nos rios do município, algumas bem próximo ao seu pequeno casco urbano.

domingo, 20 de junho de 2021

A Amazônia básica

Viagem a dois em outubro de 2007 - 6 dias 

Em outubro, como foi de costume naqueles anos mansos, descolamos alguns dias livres graças aos feriados antes e depois do meu aniversário. E ainda tivemos "milhas" da VARIG com data de expiração próxima, o que motivou para alguma investida diferente. Foi suficiente para emissão de uma passagem São Paulo  - Manaus - São Paulo, mas preferimos emitir duas só de ida e completamos a rota com passagens de duas outras empresas aéreas: Manaus - Santarém - Belém (GOL) e Belém - Rio de Janeiro - São Paulo (BRA). Ambos trechos com paradas intermediárias, mas com preço total menos do que retorno direto de Manaus para São Paulo. Sim, o ideal seria fazer a parte Manaus - Belém por via fluvial, mas o nossa folga só cabia tal modalidade se dispensar paradas nas duas grandes capitais da Amazônia. Ponderamos bem, e preferimos opção aérea, exatamente com uma escala no meio, que acabou sendo um grande achado. Que aproveitamos mais de 100%: calculamos qual lado teria vistas melhores e reservamos dois lugares na janela - um atrás do outro e bem na frente da asa, com visibilidade perfeita. Assim tivemos também alguns dias para duas metrópoles amazônicas, com seus impactantes teatros, mercados, parque e passeios beira-rio. E não ficamos sem passeio fluvial: excursão de Manaus para Encontro das Águas e por igarapés da região foi ótima.  

Roteiro: Taubaté - GRU - (aéreo) - MAO - Манаус (3 noites, com excursões urbanas e fluvial) - MAO - (aéreo com vistas da Amazônia e parada em Santarém STM) - BEL - Belém (2 noites) - (aéreo via GIG) - GRU - Taubaté.

E a mais importante das suas partes aéreas:




Diário ilustrado da viagem: