domingo, 20 de junho de 2021

A Amazônia básica

Viagem a dois em outubro de 2007 - 6 dias 

Em outubro, como foi de costume naqueles anos mansos, descolamos alguns dias livres graças aos feriados antes e depois do meu aniversário. E ainda tivemos "milhas" da VARIG com data de expiração próxima, o que motivou para alguma investida diferente. Foi suficiente para emissão de uma passagem São Paulo  - Manaus - São Paulo, mas preferimos emitir duas só de ida e completamos a rota com passagens de duas outras empresas aéreas: Manaus - Santarém - Belém (GOL) e Belém - Rio de Janeiro - São Paulo (BRA). Ambos trechos com paradas intermediárias, mas com preço total menos do que retorno direto de Manaus para São Paulo. Sim, o ideal seria fazer a parte Manaus - Belém por via fluvial, mas o nossa folga só cabia tal modalidade se dispensar paradas nas duas grandes capitais da Amazônia. Ponderamos bem, e preferimos opção aérea, exatamente com uma escala no meio, que acabou sendo um grande achado. Que aproveitamos mais de 100%: calculamos qual lado teria vistas melhores e reservamos dois lugares na janela - um atrás do outro e bem na frente da asa, com visibilidade perfeita. Assim tivemos também alguns dias para duas metrópoles amazônicas, com seus impactantes teatros, mercados, parque e passeios beira-rio. E não ficamos sem passeio fluvial: excursão de Manaus para Encontro das Águas e por igarapés da região foi ótima.  

Roteiro: Taubaté - GRU - (aéreo) - MAO - Манаус (3 noites, com excursões urbanas e fluvial) - MAO - (aéreo com vistas da Amazônia e parada em Santarém STM) - BEL - Belém (2 noites) - (aéreo via GIG) - GRU - Taubaté.

E a mais importante das suas partes aéreas:




Diário ilustrado da viagem:


12.10.2007. À tarde, saímos de carro de Taubaté para o aeroporto GRU de São Paulo (130 km), paramos em um estacionamento remoto e no horário previsto decolamos rumo a Manaus. Voo de 4 horas, já depois de escurecer, chegada pouco antes da meia-noite e traslado para um hotel no centro da cidade.

13.10.2007. De manhã caminhada até o porto, para busca de informações sobre excursões de barco ao encontro das águas do Rio Amazonas. Pensamos reservar para um dos próximos dois dias, mas levamos sorte e embarcamos na mesma hora, bem que estávamos devidamente equipados para aproveitar tal oportunidade. Foi um dia cheio de novas impressões: um grande porto oceânico em pleno rio, a confluência das águas do Rio Negro e do Rio Solimões, de cores muito distintas, casas flutuantes, trilhas na selva e outras coisas exóticas. 



E à noite mais uma conquista: no famoso Teatro Amazonas assistimos um concerto gratuito de música sinfônica.



14.10.2007. Dia inteiro no setor oeste de Manaus. Começamos pelo imperdível zoológico do CIGS: na sombra de árvores gigantes conhecemos animais por alguns motivos resgatados na selva para recuperação nesta base militar.



Na hora de almoço já chegamos ao bairro Rio Negro com suas praias, e lá comemoramos o meu aniversário No.47 - com ótimo peixe frito e cerveja refrescante. Depois aproveitamos a praia e passeamos pelas margens do rio até anoitecer.



Noite foi ainda mais refrescante - fugimos para ambiente de ar condicionado no cinema de um dos
grandes Shopping Centers de Manaus.

15.10.2007. Até a hora de check-out do hotel caminhamos pelo centro de Manaus, depois seguimos para o aeroporto de ônibus. O tempo de espera foi divertido graças às particularidades de movimentação aérea em MAO. E depois aquele voo, o mais memorável da nossa história de viagens! Mais uma vez passamos pela confluência das águas do Amazonas, e a seguir curtimos incríveis paisagens e brilhantes cores azul-esverdeadas do rio, de seus afluentes, lagos e selva. Sobrevoamos vastas áreas de floresta sem um único sinal de atividade econômica dos humanos. 



Depois de desembarque em Belém, ainda antes de escurecer, pegamos um ônibus urbano do aeroporto para a rodoviária e nos hospedamos em um dos hotéis próximos

16.10.2007. Dia inteiro na parte central de Belém. Primeiramente, caminhamos até as margens do rio, com paradinhas táticas em dois parques interessantes. Almoçamos no novo centro de entretenimento que atualmente ocupa antigas docas. Depois visitamos o um famoso mercado - realmente bem grande, bonito por fora e superinteressante por dentro. Seguimos para museu-forte, conhecemos igrejas antigas ...


Depois de compras no supermercado, voltamos para o hotel de ônibus. E a noite mais um grande teatro da Amazônia - Theatro da Paz. 


Reportagem: A (maior) Belém sulamericana

17.10.2007. Já não restava tempo suficiente na cidade de Belém para passeios de barco ao seu redor, portanto segundo dia foi dedicado aos bairros novos - ao nordeste da rodoviária. Lá também encontramos um bom parque e largas avenidas com alamedas sombreadas. 



Na volta pegamos novamente o ônibus municipal, e no final do dia fomos para o aeroporto de mesmo jeito. Decolamos pouco antes do pôr-do-sol e depois voamos em meio a uma tempestade, com um pouso intermediário no Rio. Antes do amanhecer do dia seguinte, já voltamos do aeroporto de São Paulo para nossa casa de carro.

----------------------------

Cartões de visita elaborados em consequência esta viagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário