Inspirado tanto pela experiência de "voos de repatriação" que ocorreram na fase mais crítica desta interminável crise (abril-maio-junho de 2020) e estão novamente na pauta agora (especificamente para Rússia da Turquia e da Tanzânia), quanto pelo sucesso de fretamento rateado de ônibus intermunicipal ("Buser" e similares).
As condições iniciais no nosso caso resumem-se ao seguinte: há muito tempo não há voos diretos entre os dois países e o sistema de voos com conexão em países terceiros está quase totalmente destruído desde março de 2020, sem perspectiva de sua restauração a um estado mais ou menos aceitável. Ao mesmo tempo, o número de pessoas que querem (e / ou precisam) se deslocar periodicamente da Rússia para o Brasil e de volta, ou vice-versa, aumentou nas últimas décadas. São famílias mistas (cujos parentes moram lá e cá), pessoas que residentes em outro país por muitos anos e, finalmente, os viajantes livres, que uma vez descobriram outro grande país e querem o explorar ainda mais.
E eles podem estar interessados em organizar inicialmente pelo menos uma rodada de intercâmbio humanitário e turístico de acordo com a seguinte fórmula:
- uma sequência de dois voos fretados com um intervalo de algumas semanas (de duas a quatro seria mais viável);
- no primeiro, o avião transporta residentes da Rússia para o Brasil e vice-versa;
- na segunda, os devolve, novamente com boa lotação em ambas as direções.
Gostaria de deixar claro que, embora os adeptos de "pacotes turísticos" não sejam considerados como público prioritário deste projeto, a sua participação nele também seria bem vinda.
Período sugerido: julho de 2022, a ser definido com precisão com base em consultas aos interessados. O número mínimo de participantes será determinado com base nas características da aeronave que podem estar envolvidas, e para isso consideramos primeiro
Possíveis rotas
entre principais cidades e mais movimentados aeroportos destes dois países. A mais curta das quais é São Petersburgo LED - Fortaleza FOR: 9.203 km, com duração mínima de voo 11h19m.
A substituição de Fortaleza pela Recife, cujo aeroporto REC atualmente é terceiro ou quarto mais movimentado do Brasil e possui melhores conexões com demais capitais, haverá aumento até 9.442 km e 11h36m, e pela capital federal Brasília BSB até 10.871 km e 13h17m. Em caso de Moscou (DME, SVO, VKO ou ZIA) em vez de São Petersburgo, mais um acréscimo moderado: cerca de 300 km e 20 minutos para cada uma das opções. Por exemplo, na rota entre Recife REC e Moscou Domodedovo DME teremos 9.653 km e 11h53m no mínimo. E até mesmo a rota Moscou DME - Rio de Janeiro GIG, que já foi operada pela finada "Transaero" (11.528 km e 14h03m), também é mais curta do que o trecho principal do atual caminho com conexão na capital do Catar: apenas Doha DOH - São Paulo GRU tem no mínimo 11.858 km e 14h27m, e ainda precisaremos adicionar 8-9 horas no total para parada e segundo trecho.
Aeronaves e sua capacidade
Assim, o alcance necessário para um voo sem escalas é de pelo menos 10 mil km, e quase todas as aeronaves de "widebody" (de dois corredores) que estão atualmente em operação atendem este requisito. Mas a maioria deles voa nas grandes empresas aéreas em voos regulares e estes aviões estão configurados para 2 ou 3 classes de assentos, o que não só reduz significativamente a capacidade, mas também aumento custos por passageiro transportado. No entanto, as companhias aéreas especializadas em vos fretamento para destinos turísticos possuem aviões desses tipos 100% ou quase de classe econômica. Por exemplo, a russa "AZUR Air", que operou aqueles "voos de repatriação" da América do Sul no ano passado.
Naquela vez foi utilizada uma aeronave mais espaçosa - B777-300ER de 531 lugares, cujo alcance cobre todas as opções de rota discutidas acima e mais alguma coisa. Mas no nosso caso será mais prudente se focarmos no B767-300, que pode acomodar até 336 passageiros, e também é adequado para voos entre Moscou ou São Petersburgo, por um lado, e Recife ou Fortaleza, por outro. De São Petersburgo, este avião também poderia voar para Brasília, mas dificilmente precisamos dessa opção de rota - por enquanto consideremos a combinação de Moscou e Recife como primeira opção.
Em uma aeronave de fuselagem estreita (com um corredor), seria necessário pelo menos um pouso intermediário. E provavelmente, desses tipos somente o B757, operado, por exemplo nas rotas entre Cabo Verde e Brasil, teria alcance adequado e certificações necessárias. Mas a sua capacidade de 238 passageiros (no caso da mesma “AZUR Air”), o que é apenas 29% a menos do que o necessário para um voo direto, e levando em consideração os custos adicionais de pouso intermediário, essa opção parece menos atrativa.
Conclusões
Seria interessante a formação de uma "cooperativa de fretamento" para retomada de voos diretos de passageiros entre a Rússia e o Brasil. Inicialmente apenas em "modo pulsante", que teria início provisoriamente em julho de 2022, com alguns voos fretados diretos, por exemplo, pela rota Moscou DME - Recife REC e vice-versa.
Obs.: aeroportos de partida e de destino podem ser alterados conforme preferencias da maioria dos cooperados.
Próximos passos
Definição da temporada desses dois voos e do intervalo entre eles em consulta com interessados utilizando dois formulários bilíngue de pesquisa:
Ao atingir um número suficiente de interessados, solicitar propostas às respectivas empresas aéreas e / ou aos operadores turísticos do ramo.
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Peço que expressem suas opiniões e sugestões nos comentários a esta mensagem ou por e-mail: vpastouk@gmail.com.
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Atualizado: 22.05.2021
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