Esta cidade catarinense foi fundada em 1863 pelos imigrantes pomeranos, inicialmente como uma pequena colônia, e hoje em dia adota apelido
"Unser Kleines Deutschland" ("Nossa Pequena Alemanha"). Localizada no Vale do Itajaí, a apenas 35 km ao norte de Blumenau e também 35 km ao sul de Jaraguá do Sul. Distância de Joinville 80 km, do aeroporto Navegantes NVT 75 km, da capital catarinense
Florianópolis - SC 170 km e da metrópole Curitiba - PR menos de 200 km, e esta posição estratégica quase sempre garante um bom fluxo de visitantes atraídos pelo apelo da "cidade mais alemã do Brasil" .
Um das sua maiores virtudes é forte presença da arquitetura Fachwerk (enxaimel), especificamente na versão pomerana:
Ocorre que devido à humidade marítima, próximo à Costa Báltica predomina tradição de vedação com alvenaria à vista e não com reboco e pintura branca como na partes central da Alemanha. Porém, a Pomerode demonstra também outros estilos de construções vindos daquele país:
Tudo isso é espalhado por uma área apreciável, já que esta cidade de 34 mil habitantes hoje em dia é muito esparsa, como pode ser visto no seu mapa turístico exposto junto ao portal: