Esta cidade catarinense foi fundada em 1863 pelos imigrantes pomeranos, inicialmente como uma pequena colônia, e hoje em dia adota apelido
"Unser Kleines Deutschland" ("Nossa Pequena Alemanha"). Localizada no Vale do Itajaí, a apenas 35 km ao norte de Blumenau e também 35 km ao sul de Jaraguá do Sul. Distância de Joinville 80 km, do aeroporto Navegantes NVT 75 km, da capital catarinense
Florianópolis - SC 170 km e da metrópole Curitiba - PR menos de 200 km, e esta posição estratégica quase sempre garante um bom fluxo de visitantes atraídos pelo apelo da "cidade mais alemã do Brasil" .
Um das sua maiores virtudes é forte presença da arquitetura Fachwerk (enxaimel), especificamente na versão pomerana:
Ocorre que devido à humidade marítima, próximo à Costa Báltica predomina tradição de vedação com alvenaria à vista e não com reboco e pintura branca como na partes central da Alemanha. Porém, a Pomerode demonstra também outros estilos de construções vindos daquele país:
Tudo isso é espalhado por uma área apreciável, já que esta cidade de 34 mil habitantes hoje em dia é muito esparsa, como pode ser visto no seu mapa turístico exposto junto ao portal:
Aliás, há dois portais: próximo às entradas sul e norte, e a zona urbana é esticada exatamente nesta direção - mais de 5 km entre portais e quase dobro de ponta a ponta. E além disso há várias rotas demarcadas de caminhadas e de cicloturismo na zona rural ao redor, oferecendo belas paisagens, contato com a natureza e mais algumas joias criadas pelos imigrantes.
Nesta imagem de Google Mapas colocaremos margem superior exatamente no Portal Norte, onde começa uma rua lateral conhecida como a "Rota do Enxaimel".
Como pode ser visto, a maior concentração das atrações (ícones vermelhas) ocorre mesmo na zona central.
Nas últimas décadas em Pomerode cresceu não apenas o setor de serviços turísticos mas também a produção dos alimentos típicos normalmente comprados como boas lembranças. E além das "cucas" e linguiças caseiras (oferecidas até pela árvore em frente a uma loja especializada - foto superior esquerda na colagem acima) agora podem ser levados boas cervejas e chocolates finos (loja na foto superior direita).
Mas esse ingredientes gastronômicos é apenas um tempero na atmosfera de romantismo dos primeiros desbravadores guardada por esta incrível cidade:
Falando em cervejas catarinenses no estilo alemão, a capital desta modalidade é a vizinha Blumenau, já em Pomerode ela é bastante recente: mini-fábrica Schornstein foi criada em 2006, ocupando o prédio histórico de mercado.
E logo no seu entorno cresceu um boulevard, completando as atrações mais antigos do outro lado da rua - Museu Pomerano, galeria: Centro Cultural e a própria rodoviária. O popular Zoo Pomerode também fica perto daqui.
E um pouco mais de 0,5 km ao norte pode ser encontrada mais uma atração impactante, mas esta diverge completamente da temática principal de Pomerode:
O "Museu do Automóvel" local do alemão não tem nada e expõe uma boa coleção dos carrões norte-americanos, quase todos dos anos 1950-1960.
Visitar Pomerode é fácil, tanto por conta própria, quanto comprando alguma excursão que partem das cidades maiores: Blumenau, Joinville, Balneário Camboriú, Florianópolis ou Curitiba, ou um pacote turístico mais completo que abrange várias atrações da região. Vindo de carro pode contar com boa estrutura de hospedagem na própria cidade ou usar Blumenau como base principal. As rotas do transporte público incluem conexão em Blumenau e há também opções menos frequentes via Jaraguá do Sul.
Relatos:
(em elaboração)
Álbum fotográfico:
2021 SC Pomerode Links externos recomendados:Turismo no portal oficial da Prefeitura de Pomerode
Nenhum comentário:
Postar um comentário