quarta-feira, 27 de abril de 2016

Roteiro PN Serra da Capivara PI

Uma aventura solitária, portanto com alto grau de improvisação. Começa hoje, 27 de abril, com voo São Paulo GRU - Teresina THE, chegada 18:50. Reservei apenas uma pernoite, logo na chegada.

28.04. Dia para conhecer a capital do estado Piauí e comprar passagem de ônibus até São Raimundo Nonato que fica a mais de 500 km na direção sul, umas 10 h de viagem.  Tenho informações sobre 3 ônibus por dia, inclusive um noturno, portanto espero partir de Teresina às 21-22 h.



29.04. No plano ideal chego a São Raimundo Nonato de manhã cedo. Terei dia inteiro para escolher um lugar de hospedagem (já visualizei no mínimo 5 opções, mas devem aparecer mais) e organizar excursões ao  PN Serra da Capivara nos dias seguintes. Aproveitando para conhecer bem esta cidade de apoio, com seus 32 mil habitantes é a maior na vasta região Sul de PI.

30.04 - 01.05 - 02.05. Dias para desbravar o PN Serra da Capivara. Deve ser muito interessante, já que faz parte de Patrimônio da Humanidade. Alias para mim será 17-o dos 19 objetos que UNESCO registra no Brasil e 35-o dos 68 na América do Sul, abrindo segunda metade deste megaprojeto de viagens e aventuras.

03.05. Dia reserva, precisarei caso não chegar a São Raimundo Nonato já de manhã no dia 29.04 ou perder um dos dias de excursão, ou gostar demais do lugar. Se não for usado, anteciparei a ida para Petrolina para ampliar programação por lá.

04.05. São Raimundo Nonato PI - Petrolina PE, 300 km e 6 horas de viagem. Há um ônibus por dia, empresa GONTIJO, saída às 11 h. Terei fim de tarde para definir lugar de pernoite em Petrolina.

05.05. Dia (ou dois, em caso de antecipação acima comentada) para passear pela cidade Petrolina e pela sua vizinha Juazeiro BA, nas margens do Rio São Francisco. Talvez, até esticando para Usina Hidrelétrica de Sobradinho e-ou uma nas vinícolas do Vale do rio São Francisco. Por volta de maia noite irei para aeroporto de Petrolina.

06.05. Já na madrugada retorno com voo "corujão" Petrolina PNZ - São Paulo GRU

P.S. Além do objetivo principal buscarei mais dois:
1) conhecer mais um pedaço do magnífico Rio São Francisco, maior rio completamente brasileiro. Já visitei o seu nascente e a maior cachoeira de MG nas proximidades (PN Serra da Canastra - MG) e também cânions e hidrelétrica Xingó uns 500 km rio abaixo de Petrolina (álbum fotográfico aqui);
2) adicionar 24-o e 25-o aeroportos brasileiros (THE e PNZ) à minha coleção de viagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário