sábado, 19 de janeiro de 2019

Primeira aventura nas alturas: La Paz e Titikaka

Mochilada a dois pelo norte da Bolívia, 7 dias em outubro de 2004

De grosso modo, esta viagem de uma semana em outubro de 2004 foi a nossa primeira incursão séria para fora do eixo Brasil + Rússia.  As dicas de um amigo brasileiro bem experiente no Altiplano Boliviano foram inspiradoras e de grande ajuda, tiramos proveito também de algumas materiais de uma revista para turistas independentes. Essa também foi nossa primeira experiência na utilização das milhas acumuladas em voos entre Brasil e Rússia: uns 20 mil milhas no programa da VARIG - Star Alliance foi suficiente apenas para uma viagem continental dentro da América do Sul. Entre vários destinos disponíveis e interessantes exatamente a La Paz aparentava o mínimo de custos  adicionais com hotéis e excursões. Por exemplo, em Santiago de Chile tais custos matariam uma das duas passagens grátis, porque somando preço da outra passagem eram comparáveis ​​ao preço de dois  pacotes turísticos completos, com passagens aéreas incluídas.

Além das passagens aéreas de ida e volta e de uma lista das principais atrações do pedaço não programamos mais nada com antecedência, e não reservamos nem hotéis, nem excursões. Como resultado, todas as metas foram alcançadas, e ainda guardamos muitas impressões incomparáveis.



O cronograma ficou assim:

09.10.2004. Primeiro dia na Bolívia: aeroporto El Alto e cidade de La Paz.

10.10.2004. Viagem de ônibus até Сopacabana, encontro com o Lago Titikaka, trilhas no entorno.  


11.10.2004. De barco pelo Lago Titikaka, com várias paradas na Ilha de Sol e uma na Ilha de Lua.
Copacabana, Isla del Sol e Isla de la Luna, Lago Titikaka

12.10.2004. Passeios em Copacabana e retorno para La Paz.

13.10.2004. Excursão de meio-dia no sítio arqueológico de Tiwanaku, tombado pela UNESCO.  À tarde mais uma rodada de museus em La Paz.
   
14.10.2004. Meu aniversário nas alturas: excursão para Pico de Chacaltaya (5400 m), via "Valle da la Luna"

15.10.2004.  De manhã passeios em La Paz: à tarde voo para São Paulo. 

Utilizamos apenas dois hotéis: 1-a noite da viagem foi em "Condeza" de La Paz: e lá voltamos para 3 últimas. A 2-a e a 3-a  foram em "Utama" de Copacabana.





A estreia foi um sucesso, embora houve alguns contratempos. Primeiro obstaculo encontramos no aeroporto internacional de São Paulo GRU: foi necessário apresentar certificados de vacinação, e um dos nossos não estava no formato internacional. Em 15 minutos resolvemos isso no escritório da ANVISA, ainda bem que lá não encontramos fila. Segunda dificuldade foi com câmbio: naquela época a moeda boliviana ainda não estava disponível nas casas de câmbio do aeroporto (em 2013 já foi melhor, embora a taxa deixou a desejar). E em La Paz não foi possível trocar o dinheiro brasileiro R$ (em 2013 já não encontrei tais dificuldades em nenhuma das cidades bolivianas) . Ainda bem que levamos também um cartão de crédito internacional desbloqueado para Bolívia e alguma quantia de US$. Terceira confusão foi mais pesada: antes de embarcar de volta gastamos no aeroporto o restinho da moeda boliviana, e depois tivemos que pagar as taxas de embarque - na época a Bolívia não admitia incluí-las no preço de passagem. e só em moeda local, portanto corremos para destrocar uns dólares. Mas deu certo, e embarcamos muito felizes com tudo.   

A Bolívia-2004 ficou gravada na nossa memória, foi uma experiência muito intensa.
Mas apenas um dos participantes voltou a explorar este país:
O miolo da Bolívia: Samaipata, Potosí, Sucre e outras maravilhas (11 dias, em setembro-outubro de 2013)
Missões de Chiquitânia (6 dias, em abril de 2013)

Bem que estas 3 rotas não têm nenhum ponto em comum, o que será difícil de evitar na 4-a vez. E  espero que isto aconteça no futuro próximo.

Fotos: 
Tiwanaku
La Paz e Chacaltaya
Copacabana, Isla del Sol e Isla de la Luna, Lago Titikaka

Nenhum comentário:

Postar um comentário