sábado, 12 de janeiro de 2019

Punta Tombo - uma metrópole de pinguins e seus vizinhos

22 de janeiro de 2016. Esta pequena mas densamente povoada reserva natural ainda não tem o estatuto de Monumento da Humanidade UNESCO, e nem mesmo de um parque nacional, ela foi estabelecida pelo governo provincial de Chubut. Localiza-se a cerca de 200 km (em linha reta) ao sul do gigantesco e famosíssimo Parque Nacional da Península Valdés, conhecido também como o limite norte do areal atlântico dos pinguins de Magalhães. Mas a maior colônia desses pinguins no mundo é exatamente a Punta Tombo, que conta quase 400 mil habitantes. Seus ninhos são distribuídos ao longo da faixa costeira com cerca de 3 km de comprimento e com largura de até 600 m.

De acordo com a lógica do nosso roteiro de norte a sul, esta visita foi prevista para o dia seguinte - após a excursão pela Valdés, e aproveitada também para mudança de hotel: saindo de Puerto Madryn e chegando em Trelew. Mas por causa da tempestade que ocorreu no dia anterior, as estradas da península estavam interditadas e tivemos que fazer uma permuta que estendeu a nossa romaria pela Patagônia em centenas de quilômetros. Mas não se perdemos nenhum dia, e agora já estamos em Punta Tombo.



Esta é uma verdadeira cidade de pinguins, mas para seres humanos que visitam esta reserva natural lá dentro existem várias trilhas, calçadas e passarelas:



E por dentro as suas dimensões impressionam.





Em caso de encontros no caminho, os pinguins têm a preferência.



Nas vias de movimento mais intenso há cruzamentos em dois níveis: pinguins seguem pelo cascalho, e visitantes sobem para passarelas.



Há também alguns mirantes muito bem localizados.





Com ótimas vistas de toda linha costeira.





Há também muitas oportunidades para observação dos pinguins bem de perto.







Compare a penugem e o tamanho dos filhotes hiperalimentados com a plumagem emergente dos mais amadurecidos, quase prontos para nadar.



Observar o processo de alimentação...





Os pinguins compartilham o espaço vital desta cidade com várias outras espécies de aves e não apenas  representadas nestes painéis informativas:



Encontramos quase todas as anunciadas, e ainda com não prometidos pela administração da reserva nandus (não confundir com avestruzes).





Há também registro de permanência para cinco espécies de mamíferos:



Mas só encontramos representantes do sexto - guanacos:



Tanto nandus quanto guanacos pacificamente passeiam entre ninhos dos pinguins e ninguém presta atenção em ninguém.




Parece um reino de harmonia: cada um tem seus hábitos alimentares exclusivos, e ninguém faz parte do cardápio dos vizinhos.





Mas vamos manter foco em pinguins, a casa é deles e as minorias não estão fazendo muito sucesso.





Informações adicionais para aqueles que planejam visitar este lugar:

- É preciso levar em conta que há um efeito colateral dessa beleza: o cheiro forte de um mercado de peixe de grandes proporções e sem serviços de limpeza.

- O melhor ponto de apoio para visitar Punta Tombo é a cidade de Trelew, na distância rodoviária de cerca de 100 km de asfalto e 25 de cascalho. Excursões das cidades de Rawson e Puerto Madryn - Puerto Madryn também são oferecidas (2 x 30 km e 2 x 65 km a mais, respectivamente).

- O ingresso para estrangeiros no início de 2016 custou 180 pesos argentinos. De acordo com os últimos dados, agora o preço é fixado em dólares americanos e subiu para US $ 30 (para argentinos três vezes mais barato).

- Informações oficiais atualizadas estão aqui: http://www.puntatombo.com/


Fotos do autor
Atualizado 17.01.2019

...crônica de viagem A nossa expedição pela Patagônia argentina
...lista Argentina


Nenhum comentário:

Postar um comentário