quarta-feira, 19 de junho de 2019

Região de Santa Rosa e rota pelo rio Paraná até Rosário

Mochilada multimodal a dois pelo noroeste do RS e pela sua vizinhança na Argentina (Misiónes - Entre Rios - Santa Fé),
10 dias em dezembro de 2016

O recesso natalino e as "milhas" quase vencidas da TAM inspiraram busca pelos bilhetes gratuitos (fora taxas de embarque) utilizáveis neste período. Antes, depois e no meio entre feriados as tarifas eram simplesmente inacessíveis, mas nos próprios dias 24 e 31 de dezembro houve algumas exceções. Não promocionais, apenas manutenção das tabelas básicas, portanto as nossas cotas cabiam só ida ou só volta. Optamos pela volta de Rosário para São Paulo no dia 31 de manhã, para ir até Rosário por terra com paradas nos lugares de nosso interesse. Logo compramos passagens de ônibus São Paulo - Santa Rosa RS, a seguir reservamos hotel em Santa Rosa por 3 noites e aluguel de carro  nesta cidade (2 diárias), deixando o restante em aberto. No final tudo deu certo: depois de visitar colônias russas e alemãs na região de Missões RS, esticamos a cadeia de ônibus regulares até Rosário, conhecendo no caminho 4 outras cidades interessantes da Argentina. A travessia do Rio Uruguai de balsa na fronteira Brasil - Argentina adicionou uma nova experiência logística à nossa bagagem de aventuras.

Rota (pernoites):  Taubaté - São Paulo - (ônibus noturno) - Santa Rosa  (3 noites, com rodagem no raio de 60-70 km) - travessia de fronteira Porto Mauá RS - Alba Posse ARG - Oberá (1 noite) - Posadas - (ônibus noturno) - Paraná - Santa Fé (1) - Rosário (1) - (noite no aeroporto e no avião) -  São Paulo - Taubaté

Diário e links aos álbuns fotográficos:

22.12.2016. À tarde começamos jornada de ônibus com o habitual Taubaté - São Paulo (140 km), baldeação sem pressa no terminal Tietê: saída às 19:00 para Santa Rosa RS (1230 km). Noite no ônibus.

23.12.2016. Boa parte do dia no ônibus, com paradas para café de manhã e para almoço, além de algumas rodoviárias. Chegamos por volta das 15:30, o hotel esperava ao lado da rodoviária. Logo fomos recebidos pelos novos amigos da comunidade russa, à noite participamos de uma festa musical junto com eles.

24.12.2016. Às 9 de manhã recebemos o nosso carro da "Localiza" (única locadora em Santa Rosa), e logo saímos da cidade pela RS-307 para oeste: 45 km até Campina das Missões RS. Lá sem dificuldades achamos a casa onde fomos recebidos por outra família de novos amigos. Dia inteiro exploramos na companhia deles a área rural da Campina e dos municípios vizinhos do lado sul, só paramos para almoço em um restaurante de estrada, sem perder o ritmo. Visitamos vários locais memoráveis das comunidades russa e alemã, inclusive a primeira igreja russa ortodoxa na América do Sul, conhecemos muitas pessoas interessantes. À noite fomos convidados para ceia de Natal da casa dos nossos anfitriões, foi muito legal. Voltamos para Santa-Rosa muito tarde.
FotosRS Campina das Missões -  RS São Pedro do Butiá

25.12.2016. Dia inteiro em Santa-Rosa: caminhando pelo Centro e rodando de carro pela periferia. Conhecemos mais uma igreja ortodoxa e seu padre, catedral católica e várias outras igrejas, Parque dos Imigrantes, outros parques e monumentos... Mais uma visita: churrasco de almoço na casa da família que nós recebeu no dia de chegada - nós sentimos em casa mesmo, foi muito bom.
Fotos: RS Santa Rosa das Missões

26.12.2016. De manhã em Santa Rosa compramos uma quntia inicial dos pesos argentinos, entregamos o carro na “Localiza”, o apartamento no hotel e embarcamos no ônibus até a cidade mais próxima de fronteira - Porto Mauá RS no Rio Uruguai (45 km ao norte). O ponto de fronteira e a balsa estavam fechados para intervalo de almoço, aproveitamos para almoçar também, a ainda compramos mais pesos, com taxa mais amigável. Depois de reinício das operações compramos passagens e cruzamos a fronteira de balsa. Relato: Porto Mauá - Alba Posse: ponto de fronteira e balsa no rio Uruguai. Na Argentina o Feriado de Natal ainda estava em pleno andamento, e próximo ônibus deste vilarejo para cidade foi prometido só para dia seguinte. Mas logo pegamos carona com um dos carros que desembarcaram da mesma balsa e uma hora depois já chegamos em Oberá (60 km). Na rodoviária olhamos horários para dia seguinte e pegamos táxi até o centro. Lá encontramos um hotel bem razoável, e o resto do dia exploramos a “cidade de 20 nações”. Onde entre um pelotão de igrejas luteranas e católicas encontramos também mais um templo russo ortodoxo. Fotos: ARG Oberá - Misiónes

27.12.2016. Na parte de manhã continuamos pela não muito populosa mas desproporcionalmente extensa e bem arborizada cidade de Oberá. Depois voltamos para rodoviária e compramos passagens até cidade de Paraná, capital da província Entre Rios com conexão em Posadas e trecho até lá grátis(!). Antes de embarcar ainda visitamos o Parque das Nações com ótimo museu municipal e casas típicas. Depois de uma hora e meia de estrada chegamos na capital da província Misiónes, também muito espaçosa e com rodoviária também na periferia. Deixamos bolsa no guarda volume e pegamos táxi até a orla do Rio Paraná, muito bem arrumada. Aproveitamos este belo passeio com vistas do largo rio, da nova ponte e da vizinha Encarnación (Paraguai) no outro lado, conhecida pela viagem de 2010. Depois atravessamos o centro de Posadas, que impressionou muito menos, e começamos a marcha para rodoviária. Mas a cidade é muito esticada mesmo, portanto na segunda metade ainda conhecemos o seu serviço de ônibus municipal. Jantar ao lado da rodoviária, embarque no ônibus e às 21:00 começou mais um longo trecho rodoviário. Noite no ônibus. Fotos: ARG Posadas - Misiónes

28.12.2016. De manhã chegamos na bela capital da Mesopotâmia argentina. Rodoviária fica próximo ao centro, guarda volumes funciona, mapa turístico de graça aqui mesmo, no posto de informações do terminal. Parte de manhã dedicamos à ruas, praças e aos parques desta surpreendente cidade. A zona costeira também é um show, foi mais um encontro muito memorável com o rio Paraná. Fotos: ARG Paraná - Entre Rios. Almoçamos em um lugar aconchegante e voltamos para rodoviária para pegar a bolsa e seguir de ônibus suburbano para vizinha maior – cidade de Santa Fé, capital da província com o mesmo nome. O trajeto é bastante curto, mas inclui passagem pelo único túnel sob o rio Paraná e pelas várias pontes sobre lagos da várzea e sobre afluentes deste gigante. Nas proximidades da rodoviária de Sant Fé, na margem norte do centro, há vários hotéis de diversas categorias. Escolhemos um ao nosso gosto, deixamos as coisas lá, e começamos explorar mais uma cidade, maior de todas encontradas nesta rota pela Argentina até agora. A impressão do Centro Histórico foi muito boa, e à noite ainda aproveitamos o movimentado calçadão do centro comercial. As tempestades começaram depois da nossa volta para hotel, será que o tempo virou de vez?

29.12.2016. Parte de manhã andamos pela Santa Fé, nesta vez ao norte do centro: tudo fresquinho e limpinho depois das chuvaradas. Fotos: ARG Santa Fé (capital). Depois de deixar o hotel seguimos para Rosário - a mais importante cidade da mesma província e terceira maior metrópole da Argentina. Duas horas de rodagem agradável pela planície fluvial. Na chegada de novo enfrentamos uma barreira de hotéis em frente ao terminal rodoviário, um dos mais compridos no mundo. Escolhemos um hotel simples mas moderno e com tarifário flexível, com condição de saída sem café de manhã na segunda diária. Tarde e noite em passeios pela magnífica orla do rio Paraná e pelo suntuoso centro de Rosário – “Chicago Sulamericana”. Retornamos para hotel de ônibus: entre todas linhas que passam pela rodoviária pegamos a No.115 com destino “aeropuerto”, foi bom saber que opera 24 h!

30.12.2016. De manhã caminhamos pelos bairros ao sul da rodoviária e do centro, om atenção especial ao gigante Parque Independência e aos outros espaços verdes. Almoçamos em um dos polos gastronômicos da cidade e retornamos para hotel de ônibus – merecido cochilo. Uma hora depois pegamos outro ônibus – linha especial para praias da zona norte. Bons passeios até o por do sol, depois um jantar de despedida e retorno de ônibus para hotel – mais algumas horas para relaxar.
Fotos: ARG Rosário - Santa Fé

31.12.2016. Depois da meia noite entregamos o apartamento e saímos para ponto de ônibus – esperar o nosso No. 115 para aeroporto. Em uma hora passaram vários outros, mas o nosso resolveu faltar. O “plano B” funcionou bem - pegamos táxi: não é caro também, e voltamos com boa sobra dos pesos argentinos. Check-in, embarque, decolagem um pouco antes de sol nascer... Boa parte de voo passou sobre tapete branco de nuvens sobre Uruguai e sul do Brasil. Mas no segmento inicial apreciamos vistas interessantes dos subúrbios norte de Rosário ao longo do Rio Paraná, e da Mesopotâmia argentina com muitos lagos, cidade Victória e planícies até o Rio Uruguai. E já na última meia hora simplesmente sensacional aproximação ao GRU: Litoral Sul de São Paulo e vistas incríveis da própria metrópole, inclusive da sua zona central. Fotos: ROS-GRU A321 LATAM 2,5 horas de voo emendamos com 2,5 horas de ônibus e voltamos para casa antes de meio-dia, bem em tempo para se preparar para Réveillon.

P.S. Por motivos óbvios (sequência da viagem e proporções urbanas), o mosaico de lembranças sobre cidades argentinas é dominado pelas imagens de Rosário (que conheço desde 2012), com pequenas contribuições de Paraná e Santa Fé.