sexta-feira, 24 de maio de 2019

Motivação para viagens: Patrimônio de Humanidade UNESCO na América do Sul

Viktor Pastoukhov, estratégia pessoal de exploração da América do Sul




A lista dos Monumentos de Patrimônio de Humanidade UNESCO inclui mais de mil elementos, por hoje o número exato é 1121 (sempre sujeito à atualização). A contribuição sul-americana ainda é desproporcionalmente modesta: apenas 75 registros, embora alguns são compostos por séries de objetos locais. E até existem dois monumentos, um deles simplesmente gigante:

Qhapaq Ñan, Andean Road System - sistema viário dos incas em Andes (No.1459). É uma grande rede com mais de 6 mil km de estradas e 273 locais espalhados pelo território de 6 países - ARGENTINABOLÍVIA, COLÔMBIA, PERUCHILE e EQUADOR

O segundo monumento transfronteiriço é mais compacto e envolve apenas ARGENTINA e BRASIL. Será que são as famosas Cataratas de Iguaçu / Iguazú no rio com mesmo nome que marca parte norte da fronteira entre dois países? Não! Esta maravilha mereceu dois registros "nacionalizados" (respectivamente No.303 e No.355) devido às grandes áreas de proteção ambiental em dois parques nacionais. Mas quase na mesma região há um monumento histórico registrado ainda antes, sob No.275: Missões jesuíticas nas terras dos índios guarani: San Ignacio Miní, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto, Santa María la Mayor (Argentina), São Miguel das Missões (Brasil). Este monumento inclui 5 objetos com distâncias de dezenas e até centenas de quilômetros entre si. Nota-se que a herança da Companhia de Jesus compõe também no mínimo 3 outros monumentos de Patrimônio Histórico de Humanidade na América do Sul e todos incluem vários objetos, embora não são transfronteiriços:  No.529 na Bolívia (6 objetos), No.648 no Paraguai (2 objetos - único registro paraguaio na lista UNESCO) e No.995 na Argentina (6 objetos).

Nos últimos anos surgiu também um monumento intercontinental, em homenagem do arquiteto Le Corbusier (No.1321), mas a contribuição da América do Sul neste é limitada pela Argentina, portanto aqui estará na conta deste país.

A distribuição do monumentos UNESCO pelos países da América do Sul agora é assim (contando os transfronteiriços para cada país e em parênteses sem os mesmos): Brasil - 23 (22); Peru - 12 (11); Argentina - 11 (9); Colômbia - 9 (8); Bolívia - 7 (6); Chile - 6 (5); Equador - 5 (4); Venezuela - 3; Suriname - 2; Uruguai - 2; Paraguai - 1.

Ideia principal deste plano: uma série de viagens com foco principal ou secundário em visitação destes monumentos UNESCO na América do Sul e compartilhamento dessas experiências com todos adeptos de mochiladas. Não só na forma de relatos de viagens, mas também por meio de novos cartões de visita das localidades em questão e das dicas de logística. Nada de extremismo: outros destinos interessantes  serão agregados no máximo aos roteiros motivados pela estratégia apresentada, enquanto os monumentos UNESCO jamais serão ignorados se estiver por perto. 
O estado atual:

Dos 75  monumentos UNESCO na América do Sul já visitei 43, incluindo os dois transfronteiriços.

Quase metade dos 41 nacionais pertence ao núcleo brasileiro (20), onde faltam apenas 2 monumentos. 

As cotas da Argentina (6) da Bolívia (5) também são de peso. E na Bolívia agora só falta um, enquanto na Argentina 3.

A exploração de Peru começou com 3 monumentos na região sul, faltam 8 outros.  Chile e Colômbia também ainda estão na primeira metade: somam 2 conquistas cada, faltando respectivamente 3 e 5. 

Paraguai (1) e Uruguai (2) por hora estão finalizados, mas voltarão em pauta caso a UNESCO adicione mais alguma coisa por lá.

Equador, Venezuela e Suriname ainda aguardam os meus descobrimentos.


Relatos e cartões de visita resultantes destas viagens:

A parte brasileira é acessível diretamente desta lista:
Monumentos de Patrimônio da Humanidade no Brasil já possuem respectivos cartões de visita, e a parte argentina das Cataratas de Iguaçu também foi apresentada junto com brasileira. Maioria traz também séries de relatos locais em anexos.
Já os registros das mochiladas pelo Brasil ainda estão em planos, até agora publiquei só dois:
Duas lendas do Maranhão (02.2018)
Sergipe em 4 dias: São Cristóvão, Aracaju, Xingó (10.2012)

Todas 3 aventuras bolivianas foram devidamente relatadas:
O miolo da Bolívia: Samaipata, Potosí, Sucre... (10.2013)
Missões de Chiquitânia (04.2013)
Primeira aventura nas alturas: La Paz e Titikaka (10.2004)
E os cartões de visita resultantes daqui estão na lista BOLÍVIA:
Potosí - Missões jesuí­ticas de Chiquitos - Sucre - Samaipata - Tiwanaku 
(junto com detalhes de logística e com outros destinos bolivianos - BOLÍVIA)
Lembrando que neste país ainda tenho pendência, inclusive uma do tipo UNESCO, alem do próprio Salar de Uyuni.

Já com Paraguai agora está tudo OK, a única viagem em profundidade relatada aqui:
Triângulo de Paraguai: Asunción, Encarnación, Trinidad e Jesús (09.2010)
E o cartão de visita dó único objeto UNESCO foi publicado em tempo:
Missões jesuíticas de la Santísima Trinidad de Paraná e Jesús de TavarangueNesta matéria e na apresentação PARAGUAI há também links para detalhes locais e logísticas, bem como cartões de visita da capital e da cidade de acesso às missões.

Agora URUGUAI, com todos 2 objetos explorados dos 2 listados pela UNESCO. As viagens:.Pela parte ocidental da República Oriental do Uruguai (09.2018)
O Uruguai turístico: Montevidéu, Colônia e Punta (10.2010)
Primeiro cartão de visita: Colônia del SacramentoO segundo (Fray Bentos) ainda está em rascunho, mas a apresentação do país traz outros links úteis e interessantes.

Acima já mencionei 6 viagens em 3 países, e pela Argentina só também fiz 6 viagens de vários dias cada, mas relatei só 2 até agora:
A nossa expedição pela Patagônia argentina (02.2016)
Dos 7 cartões de visita disponíveis agora na apresentação ARGENTINA só 3 se referem aos objetos
UNESCO: PN Iguazú, Puerto Iguazú, (No.303), Córdoba (No.995) e Alta Grácia (também No.995)
Há também cartões da capital Buenos Aires, da terceira maior cidade Rosário (a Córdoba é segunda) e dois outros destinos na região de Córdoba, mas a dívida em publicações é grande: pelo menos mais algumas partes do mesmo No.995 e cartões de visita dos 4 outros monumentos de Patrimônio de Humanidade na Argentina que visitei nos últimos anos.

No CHILE a situação é um pouco diferente, já relatei duas viagens das duas:
Arquipélago de Chiloé e Lagos Chilenos (02.2017) - com cartões de visita pendentes.
Fim de semana em Santiago e Valparaíso (05.2012)
Além das duas cidades citadas mais uma já ganhou cartão de visita, mas na conta UNESCO até agora entrou só um: Valparaíso (No.959)

Por aqui termina a parte explorada relativamente bem, o restante está só no começo ou em planos.

No PERU houve só uma viagem:
Arequipa, Colca, Machu-Pichu, Cusco e região (02.2015)
Que até agora rendeu apenas um cartão de visita: Arequipa, com relatos detalhados anexos.
Embora há mais alguns relatos locais acessíveis do registro da viagem e dicas de logística anexas à apresentação do país, a maior parte das publicações desta viagem ainda está pendente. A os demais objetos UNESCO na Peru ainda aguardarão novas visitas por lá.

O próximo relato a ser publicado é sobre dois objetos UNESCO na Colômbia, visitados de acordo com o plano Esboço de roteiro pelo sul da Colômbia (julho de 2017)


Atualizado: 29.09.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário