quinta-feira, 4 de junho de 2020

Volgogrado, RÚSSIA

Esta cidade na margem esquerda do Rio Volga fica a mil quilômetros de Moscou, no sentido sudeste. Existe desde o ano 1589 e até o ano 1925 foi conhecida como Tsaritsyn (Царицин), este seu nome original foi escolhido por motivos geográficos: no local há um pequeno afluente do Volga chamado Rio Tsaritsa. Mas no século XX a cidade mudou de nome duas vezes: a acensão ao poder na URSS do Josef Stalin em breve resultou na primeira mudança - ele achou que nome Tsaritsyn chama à restauração da monarquia e acabou com ele, emprestando o seu próprio sobrenome. E justamente Stalingrado (Сталинград) virou uma referência na história da 2-a Guerra Mundial, cuja batalha decisiva ocorreu nas suas ruas e nas estepes por volta. Passando menos de duas décadas, o "culto de Stalin" foi revogado, e o nome dele passou a ser considerado impróprio para cidade. Mas excepcionalmente neste caso não houve retorno à original, pois a "propaganda da monarquia" ainda desagradava os governantes comunistas. Portanto resolveram em vez do pequeno Rio Tsaritsa tomar como marco registrado logo o principal curso de água desta região, bem como da Europa toda - Rio Volga, e desde 1961 esta cidade se chama assim - Volgogrado (Волгоград).

Atualmente já tem um pouco mais de 1 milhão de habitantes, e faz parte do celebre grupo das altamente industrializadas capitais provinciais da Região Volga. Nos tempos modernos uma parte
significativa das suas fábricas perdeu importância e aos poucos está sendo desativada (como, por exemplo, de tratores industriais), enquanto outros setores se desenvolvem, com destaques para material de construção e para equipamentos da indústria de extração de petróleo. A importância
logística continua grande, devido ao canal Volga-Don (principal nó hidroviário do país) e ao cruzamento de ferrovias e rodovias que conectam parte central da Rússia e Regiões Urais e Sibéria com Região Sul.

As principais atrações de Volgogrado são relacionadas com memórias da Batalha de Stalingrado (07.1942- 02.1943), com destaque ao Mamayev Kurgan - complexo memorial mais extenso e mais impactante, localizado sobre uma colina dominante e visto de longe.



Esta colina que foi chave para controle sobre cidade e se tornou palco de lutas mais sangrentas entre setembro de 1942 e janeiro de 1943. O conjunto dos monumentos em torno dos túmulos comuns de 35 mil defensores de Stalingrado foi construído em 1959 - 1967, e a sua escultura central é simplesmente gigantesca:  uma estrutura oca de concreto armado estabilizada por dentro por cabos de aço, com altura total de 85 metros. As escadarias que levam da entrada à escultura somam exatos 200 degraus - número de dias da batalha.

Na zona central da cidade, que concentra os principais hotéis turísticos bem como terminais de transporte, também há vários museus temáticos e outras marcas de guerra nas ruas.



O museu "Batalha de Stalingrado" com imagem panorâmica é o mais importante do gênero.

Mas Volgogrado é muito mais do que isso, a cidade com nome do Rio Volga tem ótimas alamedas beira-rio e oferece passeios de barco inesquecíveis.



A cidade se estica ao longo do Rio Volga por quase cem quilômetros e na sua margem sul fica início do Canal Volga-Don.



Esta hidrovia artificial tem 101 km de extensão e 13 eclusas: 9 na subida do rio Volga até o topo (88 m no total), e 4 na decida para Rio Don (44,5 m). Cada ano opera em média 240 dias, possibilitando transporte de 8-9 milhões de toneladas de cargas em 7 mil navios, com capacidade de até 7 mil toneladas cada, bem como numerosos navios turísticos.

Um dos bairros mais distantes do centro e mais próximos ao canal está se tornando mais uma atração turística importante. Chama-se Sarepta Velha.



Esta colônia alemã foi fundada em 1765, quase destruída em guerras do século XX, e restaurada nos anos 1980. Desde 1989 aqui funciona um grande museu histórico, etnográfico e e de arquitetura. Junto atuam 4 centros culturais: alemão, russo, tártaro e calmuco que representam tradições cristã (em variantes luterana e ortodoxa), islâmica e budista.

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No transporte público na cidade se destaca a linha de VLT expresso.



O termo oficial "скоростной трамвай" se traduz como "bonde rápido", mas a versão "metrotram" é mais informativa. Aqui realmente circulam pares de vagões de bonde (tram em inglês), mas usando estações e outra estrutura do tipo metrô. O trecho central de 7 km é subterrâneo e com outros 10 km na zona norte são de superfície, mas em vias exclusivas, sem cruzamentos em nível com outros meios de transporte ou passagens de pedestres.

O sistema é completado por linhas de ônibus e micro-ônibus de diversos tamanhos, além de VLT comum; Há também trens suburbanos e empresas de táxi de vários segmentos, com frotas padronizadas conforme a faixa de preço.

No transporte intermunicipal dominam trens de longa distância que param no suntuoso Terminal "Volgogrado-1".




Para Moscou há vários trens por dia, tempo de viagem a partir de 18 h. As linhas diretas conectam Volgorgado com várias cidades da Rússia, inclusive bem distantes - como de Sibéria Oriental (até 7 mil km e 5-6 dias de viagem). ônibus interestaduais também operam, mas com alcance só de centenas de quilômetros, exceto linhas mais longas para duas capitais. O aeroporto internacional de Volgorgado (VOG) fica a 15 km do centro e movimento mais de um milhão de passageiros por ano. O principal destino é Moscou, servido por vários voos diários de todas principais empresas aéreas, com aeronaves modernas, e envolvendo todos 3 aeroportos da capital. A malha aeroviária regular do VOG inclui também São Petersburgo, Rostov-na-Donu, Sochi, Samara na parte europeia e alguns destinos de Urais e de Sibéria Ocidental. Já o setor internacional é limitado por voos charter atrelados aos pacotes turísticos de veraneio.  

Relatos:
Rússia-2020, viagem virtual: 2,5 dias em Volgogrado

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