A dois e mais de carro, 12 dias em novembro de 2020: 3654 km com muitas belas paisagens inclusive praias de Bahia
Por motivos familiares e profissionais precisamos chegar de Taubaté SP até Ipiaú BA nos dois primeiros dias, com equipagem de três condutores(as), depois disso andamos a dois e o gráfico foi bem flexível. Aproveitamos a estadia na região Centro-Leste do Bahia para conhecer o mais fascinante pedaço do seu litoral - a Praia Taipu de Fora com recifes e piscinas naturais. O tal paraíso fica em Barra Grande na península de Maraú e seu acesso é bastante difícil, portanto usamos nesta pequena expedição um carro mais robusto baseado nos últimos meses em Ipiaú ("Mitsubishi TR4") - 330 km no total (indicados abaixo em itálico, dias 11 a 14). Os demais 3324 km andamos com o nosso "Toyota Etios Sedan XLS" e registramos rendimento médio de 17,2 km por litro de gasolina. Na volta merecemos mais uma parada no litoral, para qual escolhemos as praias de Prado BA (2 dias e noites). Tudo correu muito bem, as estradas foram de boas a razoáveis e interrupções de tráfego raras e (com uma exceção) curtas.
As mais surpreendentes paisagens curtimos no nordeste de MG, entre Teófilo Otoni e divisas com BA, na ida atravessamos esta Região de Pedras Preciosas pela BR-116, e na volta pela BR-418. Juntando isso com as joias da Costa de Cacau e da Costa de Baleias, o componente turístico desta viagem ficou de bom tamanho:
Registros diários de rodagem e pernoites:
08.11.2020. Taubaté SP - BR-116 - BR-393 - BR-116 - Teófilo Otoni MG (921 km)
09.11.2020. Teófilo Otoni MG - BR-116 - BR-330 - Ipiaú BA (603 km)
10.11.2020. Ipiaú BA (sem rodagem)
11.11.2020. Ipiaú BA - BR-330 - BR-101 - BR-030 - Barra Grande, Maraú BA (140 km)
12.11.2020. Barra Grande, Maraú BA (16 km)
13.11.2020. Barra Grande, Maraú BA (sem rodagem)
14.11.2020. Barra Grande, Maraú BA - BR-030 - BA-001- Camamu BA - BA-652 - BR-330 - Ipiaú BA (174 km)
15.11.2020. Ipiaú BA (sem rodagem)
16.11.2020. Ipiaú BA - BR-330 - BR-101 - BA-489 - Prado BA (482 km)
17.11.2020. Prado BA - BA-001 - Cumuruxatiba BA - BA-001 - Prado BA (56 km)
18.11.2020. Prado BA - BA-001 - BR-418 - BR-116 - São João do Manhuaçu MG (677 km)
19.11.2020. São João do Manhuaçu MG - BR-116 - BR-393 - BR-116 - Taubaté SP (585 km)
Mapa da rota:
O seu formato explica que no trecho entre Taubaté e Teófilo Otoni andamos na ida e na volta em ritmo de operações de transporte e nem pensamos em tirar fotos. Já a alça principal, percorrida no sentido horário (Teófilo Otoni - Ipiaú - Prado - Teófilo Otoni) será lembrada como um misto de avanços expressivos e de contemplação. E a esticada local de Ipiaú para Barra Grande, com um verdadeiro 4 x 4 (embora sem usar este regime de tração), foi o máximo em termos de contato com belezas naturais. Segue alguns comentários ilustrados aos links dos álbuns fotográficos produzidos nestas duas voltas.
Primeiro dia da viagem (domingo) começou bem cedo e andamos sem dificuldades. A meta mínima foi Governador Valadares MG que alcançamos ainda na penumbra, portanto resolvemos avançar mais e paramos para pernoite em Teófilo Otoni MG onde também há boa oferta de hotéis, e o trânsito urbano é mais amigável.
No segundo dia fomos surpreendidos pelas montanhas singulares e algumas autênticas "chapadas" no nordeste de Minas Gerais:
No segmento entre Vitória da Conquista e Jequié houve alguns fatores de estresse, como bloqueio de entradas (quer dizer, praticamente saídas da pista principal) em algumas cidades de porte menor, e agressividade de vários caminhoneiros em manobras de ultrapassagem no sentido oposto. Mas finalizamos o nosso longo tour pela BR-116 rumo ao norte sem dificuldades consideráveis, e guardamos essas impressões fotográficas: 2020 MG-BA BR-116
Já quase no fim do dia atravessamos a Jequié pelo contorno sul e seguimos mais uns 50 km no sentido sudeste pela BR-330, acompanhando o curso do Rio de Contas, a joia desta região. Bem como da própria cidade Ipiaú BA que foi a nossa base principal: duas vezes paramos aqui por duas noites, quatro no total.
É um dos tantos centros urbanos de porte média-pequena, com população ca. de 50 mil habitantes, mas não qualquer: conhecido como "cidade modelo de Bahia". Possui centro comercial grande e agitado, que atrai visitantes de várias pequenas cidades vizinhas, praças e prédios públicos em bom estado, alguns bairros mais aconchegantes e é bastante organizada em geral: 2020 BA Ipiaú
O caminho para Península de Maraú saindo de Ipiaú não foi longo e só passamos pelas rodovias federais, embora na maior parte sem pavimentação. 50 km iniciais seguimos pela mesma BR-330 que nós levou até Ipiaú dois dias antes, e na mesma direção sudeste - ao lado do Rio de Contas e passando pela pequena cidade Ubatã e próximo a uma usina hidrelétrica. Depois de alguns quilômetros pela BR-101 ao sul atravessamos uma cidade maior - Ubaitaba, onde encontramos até uma boa avenida beira-rio que faz falta em Ipiaú.
A extensão deste palco e a variedade de peixes por lá estão à altura dos lugares mais famosos do gênero que já conhecemos no Brasil. E acessibilidade (para quem já se instalou por perto) sem comparação, mas, devido às complicações para viagens que imperaram neste ano, não foi nem um pouco tumultuado.
Mas o melhor foi na hora de sol nascer - subindo do oceano bem em frente da nossa praia e esta hora foi imperdível mesmo (fotos à direita).
Na volta para Ipiaú resolvemos variar o caminho e conhecer a cidade de Camamu que serve para ponto de partida das embarcações que levam maior parte dos turistas para Barra Grande. Assim trocamos a segunda porção de 40 km de estrada de terra pela doze dupla de asfalto, inclusive da famosa BA-001. O movimento de lanchas no porto de Camamu foi modesto, as escunas estavam sem atividade, mas as vistas da cidade e a sua parte histórica justificaram o desvio:
Portanto segue mais um álbum: 2020 BA Camamu
Depois de mais dois dias em Ipiaú e restando quatro dias até o nosso limite de tempo para esta viagem resolvemos iniciar a jornada de retorno. A duplicação de tempo em comparação com a ida permitiu não só reduzir a rodagem diária, mas também aproveitar mais algum pedaço do litoral baiano e de quebra driblar uma das menos amigáveis partes da BR-116. Uma conta bem simples mostrava que 1,5 mil km + desvio(s) para praia(s) resultaria em 1,8 - 2,1 mil km, o que seria possível dividir em 3 partes de 600 - 700 km em média e ganhar um dia de descanso livre de rodagem.
E onde vamos curtir este dia e mais algumas horas? Escolhemos por eliminação. 1) A parte mais próxima do litoral é atraente: Itacaré com 4 praias da categoria 4 estrelas (no. 11 da lista 100 destaques do "Guia 4 Rodas") e Ilhéus com praias longas e com famoso centro histórico. Mas foi deixada para outra vez justamente por causa disso: na próxima visita à Ipiaú o caminho mais provável será via aeroporto de Ilhéus. 2) Mais ao sul fica região de Porto Seguro que já conhecemos antes. E acessos às suas praias acrescentam distâncias maiores de ida e volta a partir da BR-101, nossa via principal na primeira metade de caminho para Taubaté. 3) Prado BA - mais ao sul, o que joga quilometragem do primeiro dia para faixa de 500 km, bastante próximo à média ideal. E a sua posição é privilegiada: permite tanto acesso da BR-101 em diagonal (BA-489 a partir de Itamaraju), quanto retorno em diagonal - mais ao sul, portanto a quilometragem total será consideravelmente menor que em casos 1 ou 2. Então, aprovado o no.3. Pesquisamos opções de hospedagem, definimos uma boa e bem localizada pousada e reservamos por e-mail.
A viagem entre Ipiaú e Prado começou pela já conhecida BR-330, mas nesta vez não entramos em Ubaitaba e seguimos para sul pela BR-101. Estrada foi bastante tranquila, pelo menos em comparação com a BR-116, com certa quantidade de obstáculos em áreas urbanos, bem que a maior cidade do percurso, Itabuna BA, contornamos pela periferia oeste.
Depois atravessamos uma região menos povoada, com zonas de proteção ambiental, e o tempo fechou de vez na passagem de Eunápolis (onde começa estrada de acesso a Porto Seguro). Portanto não pensamos mais em pequeno desvio para PN Monte Pascoal, e logo depois do seu trevo curtimos paisagens montanhosas já com enfeites de chuvas (fotos das estradas do dia - 2020 BA BR-330, BR-101).
Encontramos uma destas chuvas já nas últimas dezenas de quilômetros e na chegada em Prado, onde paramos no centro para almoço. E depois seguimos mais 8 km ao norte até a nossa pousada na Praia do Farol - pela BR-001 sem pavimentação, que depois da chuva nem soltava poeira.
Finalmente chegamos à carismática vila Cumuruxatiba e curtimos suas belezas e gastronomia, bem na hora de almoço. Depois retornamos para pousada e repetimos programação de ontem para tarde e noite.
Terceiro dia de caminho de volta também começou na praia. Depois de café da manhã ainda aproveitamos bem a piscina e partimos depois das 9 h, sem pressa. Mas nem por isso deixamos de percorrer a maior parte da distância até a casa ainda neste dia, graças às boas estradas. Ao sul de Prado a BA-001 de novo tem asfalto, é reta e plana. Rapidinho chegamos quase até Caravelas, onde há trevo da novinha BR-418. O trecho baiano desta rodovia diagonal também é plano e reto e foi asfaltado só em 2016. Estava impecável e tinha tráfego de baixa intensidade, até depois de cruzar com a BR-101 com a qual nós despedimos neste ponto - rumo a Teófilo Otoni e BR-116. Antes da divisa compramos mangas e melancias baianas e abastecemos bem o carro com gasolina por preço mais baixo do que nós esperava no Minas Gerais. Mas o trecho mineiro da BR-418 guardava também boas surpresas. A primeira foi perto de Nanuque - um saudoso avião B727-200 com pintura VASP estacionado no campo perto da estrada. E depois do trevo de Carlos Chagas (onde almoçamos) começaram aquelas montanhas....
A Região de Pedras Preciosas que conhecemos ao norte e ao leste de Teófilo Otoni é muito bonita e um tanto enigmática. Descobrimos meio sem querer, foi um bónus extra nesta viagem. Fotos: 2020 MG BR-418
Passamos a cidade da nossa primeira pernoite nesta viagem de baixo da chuva que começou a diminuir quando entramos na BR-116. Logo parou de vez, e andamos sem dificuldades na direção sul. A nossa meta do dia era Caratinga MG, onde até pré-selecionamos 2 hotéis perto da rodovia, mas passamos por lá antes de escurecer e resolvemos improvisar parada mais adiante, já que na ida percebemos boa densidade de hotéis de estrada - junto aos postos ou na periferia de cidades. A estratégia deu certo e acabamos vencendo neste dia quase 100 km além da metade daquilo que restava de manhã (quase 700 no total).
Assim o último dia da viagem não foi difícil: um pouco menos de 600 km bem conhecidos das viagens anteriores. Saímos cedo, chuvas atrapalharam moderadamente, o tráfego foi um pouco pesado, mas sem interrupções, portanto chegamos ainda no meio de tarde.
Resume da viagem: esta expedição para sudeste de Nordeste via nordeste do Sudeste foi a nossa maior jornada de carro até agora: 12 dias e mais de 3,6 mil km rodados. Mais que isso percorremos várias vezes, mas foi de avião, de trem, de ônibus ou misturando estas modalidades. Gostamos de tudo e no futuro próximo (embora não no ano 2021) faremos investidas que podem superar estas marcas.
P.S.: além dos álbuns de fotos apresentados acima, serão elaborados também cartões de visita de dois destinos desbravados no litoral: Vila Barra Grande do município Maraú BA (que faz parte da lista 100 destaques do "Guia 4 Rodas" graças à praia que culminou esta viagem) e Prado BA.
Atualizado: 25.12.2020
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