sábado, 5 de setembro de 2020

Pirenópolis - GO

Pirenópolis (apelido "Piri") é uma das mais valiosas joias do Planalto Central que combina valores histórico-culturais com atrações naturais impactantes e com boa infraestrutura de hospedagem e transportes. A sua localização entre duas metrópoles é muito vantajosa: apenas 125 km de Goiânia - GO 180 km de Brasília - DF e boas estradas significa facilidades de acesso muito além do padrão médio goiano. Esta cidade foi fundada em 1727 e cresceu rapidamente, mas depois do período de "febre de ouro" estagnou e ficou bastante conservada. A população atual é cerca de 25 mil habitantes distribuídos entre casco urbano (altitude 770 m) e ampla zona rural - mais de 2,2 mil  em altitudes entre 700 e 1200 m. Este monumento histórico, embora ainda não foi reconhecido pela UNESCO, é quase tão autêntico quanto o seu colega Goiás - GO (Goiás Velho).



E ainda conta com raras belezas fora do casco urbano:

Parque Estadual dos Pireneus - área de 2833 ha ao nordeste da cidade (20 km até o acesso), compartilhada com vizinhas Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás, visitação gratuita.

- Cachoeiras Bom Sucesso, Cachoeira das Araras, Cachoeira do Coqueiro, Cachoeira Garganta, Cachoeira Paraíso, Cachoeira Lobo, Cachoeira do Abade, Cachoeira Santa Maria, Cachoeira Lázaro, Cachoeira do Rosário, Cachoeira dos Dragões, Cachoeira da Meia Lua, Cachoeira Usina Velha e outras - localizadas em propriedades particulares, quase todas com acesso controlado e pago.


Principais atrações dentro da cidade:

1) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário 

O maior dos antigos templos do sertão brasileiro e o mais antigo no estado de Goiás foi construído nos anos 1728-1732, com alicerces de pedra e as paredes feitas de taipa de pilão (barro socado). Foi tombado pelo IPHAN em 1941, mas o seu reforço foi realizado somente em 1997. Três anos depois houve um incêndio que implicou em restauração mais profunda. 

2) Igreja do Carmo e Museu de Arte Sacra

Segunda pela idade e pelo tamanho das três antigas igrejas de Pirenópolis, sendo única localizada no lado esquerdo do Rio das Almas. construída em 1750 como capela particular dos proprietários locais - família do bem sucedido garimpeiro Luciano Nunes Teixeira e do seu genro Antônio Rodrigues Frota que ficou famoso posteriormente.
3) Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Também feita de taipa de pilão e de aparência mais fina, fica numa colina na parte nordeste da cidade. Esta obra de 1750-1754 apresenta a mais bem conservada decoração interior no estilo barroco-rococó. As suas duas torres simétricas ostentam 4 sinos, o mais velho é datado de 1756, dois outros de 1803, e o mais melódico foi doado pelo imperador Dom Pedro II em 1886.

4) Cruzeiro de madeira em frente à Prefeitura

5) Rio das Almas e suas antigas pontes de madeira

6) Prédios de Teatro (1899) e de Cinema (1919, reformado em 1936)
7) Museu do Divino - Antiga Casa de Câmara e Cadeia (1919)
8) Museu Das Cavalhadas
9) Museu Rodas do Tempo


No mapa turístico o segundo grupo forma um núcleo concentrador, e o primeiro está espalhado ao seu norte e leste, mas aparece apenas parcialmente:



Para conhecer todas as cachoeiras da região será necessário desembolsar uma quantia de dinheiro considerável, já que a maioria destas joias de natureza fica em reservas naturais particulares com custo de visitação entre 20 e 40 reais. Levando em conta que quase todas merecem pelo menos algumas horas de permanência, o tempo de exploração completa também tende a extrapolar. Para quem não faz questão de abraçar o infinito podem servir seguintes sugestões de prioridades.


Fazenda Bonsucesso fica bem perto, apenas a 3,5 km do centro histórico, portanto pode se visitada até a pé. A sua área de proteção ambiental inclui três pequenas cachoeiras, e a trilha de acesso é uma atração a parte. Nesta propriedade foram conservados alguns trechos da estreita estrada colonial pavimentada com grandes pedras extraídas ao norte de Pirenópolis: na época da "febre de ouro" o principal acesso à cidade foi justamente por esta via. 



Duas das três cachoeiras têm boas condições para banho, com piscinas naturais bastante profundas, sendo uma apropriada também para saltos da altura de 4-5 metros. 


Cachoeira do Rosário - uma das mais altas e mais distantes cachoeiras. Distância rodoviária 36 km, sendo quase 9 km sem pavimentação.



O caminho compensa pelas belas paisagens e oferece vários desvios interessantes. Nas trilhas do próprio sítio da Cachoeira do Rosário também há ótimos mirantes, bem como trechos escondidos na sombra de árvores e em estreitos cânions. Além da cachoeira principal há também alguns saltos coadjuvantes, e as piscinas naturais cristalinas é um convite para bons mergulhos sem controle do tempo. Merece um dia inteiro, ou no mínimo metade.  


Mais uma esticada do mesmo formato (dia inteiro ou metade) e com quilometragem comparável cabe ao Parque Estadual dos Pireneus atravessado por uma boa estrada de terra.



Este maciço com altitudes até 1380 m é o segundo mais alto em Goiás depois da Chapada dos Veadeiros. As paisagens de serrado de altitude são recheadas com pedras de formas incríveis e  mirantes de localização estratégica permitem observar a região toda, e até mais: do Pico dos Pireneus em boas condições de tempo é possível enxergar até a capital federal.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário