domingo, 17 de janeiro de 2021

No coração do Estado de Goiás

Viagem a dois e mais em novembro de 2017 - 5 dias (3 diárias de carro alugado)

Esta foi já nossa quinta rogada no mais central dos estados brasileiros, todas no mesmo formato de 4-5 dias incluindo voos de ida e volta e uns 3 dias para explorar mais um pedacinho. E pela quinta vez aproveitamos um feriado prolongado com privilégio de voar contra fluxo principal de passageiros, contando com bons preços de passagens e boas condições para gastar "milhas" acumuladas em voos internacionais. Três visitas anteriores foram nos dias de Páscoa e motivadas pela residência do nosso filho naqueles anos, portanto junto com ele conhecemos vários lugares junto à divisa com Tocantins, inclusive a Chapada dos Veadeiros. E nesta vez inicialmente pensamos em algo deste tipo, com correção de temporada para feriado de novembro, mas já depois de compra das passagens aéreas as circunstâncias mudaram: o endereço do filho sofreu uma alteração radical.

Isso não foi completamente inesperado, portanto logo repensamos o plano: em vez de comprar passagens de ônibus noturnos entre Goiânia e Minaçu GO reservamos uma noite no hotel próximo ao aeroporto GYN e aluguel de carro a partir de manhã seguinte - 3 diárias. E com este carro seguimos para nem tanto distante cidade Pirenópolis, atraente e por si mesma e pela abundância de trilhas e cachoeiras ao seu redor. E três dias de estadia por lá conseguimos aproveitar com boa intensidade e conhecemos muitos lugares interessantes

De fato, no alto do rio Corumbá e nos seus afluentes há uma infinidade de variadas quedas de água, portanto só esta parte poderia justificar uma viagem bem mais longa. Mas dentro das nossas restrições de calendário também foi possível colocar algumas das mais patéticas cachoeiras em foco e visitar mais algumas de passagem:

Tomamos banho quase em todas, e  até aproveitamos uma plataforma de salto com altura de uns 5 m e com respectiva profundidade de poço, além de mergulhar fundo em todos outros poços com água cristalina.

Como guarnição para este prato principal serviu salada feita de paisagens impactantes, boas caminhadas na floresta, estradas do parque estadual dos Pireneus e nos seus arredores, sítios bucólicos e pequenas cidades com ares coloniais:

Crônica da viagem:

1-o dia

No fim de trade chegamos de carro para um dos estacionamentos em torno do Aeroporto Internacional de São Paulo GRU e logo embarcamos: sem bagagem para despachar e com talões de embarque já na mão desde ontem. Decolagem sem atraso e menos de 2 horas de voo sobre regiões já bastante conhecidas, entretanto, a rota de voo não foi exatamente de outras vezes e observamos pela janela de avião mais algumas cidades do Interior Paulista e do Triângulo Mineiro. As vistas mais impactantes foram dos rios com barragens e represas: Rio Grande na divisa de SP e MG, Araguari no norte do Triângulo e Paranaíba na divisa MG - GO. Vale lembrar que o segundo é o maior afluente do terceiro e que a confluência deste terceiro aproximadamente duzentos km ao oeste forma o magnífico rio Paraná - terceiro maior da América do Sul e sétimo no mundo em vazão de água.

Quarto elemento esta colagem representa o sinuoso Rio Corumbá e exatamente para Alto do Corumbá estamos indo. Alias, o potencial hidrelétrico do Corumbá também é bastante explorado, mas ver as suas represas é mais provável em voos para (de) Brasília BSB.

Depois de aterrisagem em Goiânia GYN uma pequena surpresa: o avião vira da pista de pouso para outro lado e estaciona ao lado do novo terminal cuja construção observamos nos anos anteriores. Ele fica próximo à rodovia contorno, enquanto o nosso habitual (imagem à esquerda) bem mas integrado na idade.

Nem o "Google" sabia sobre esta mudança: nas nossa pesquisas de caminho entre aeroporto e hotel colocava ponto de partida no terminal já desativado. Resolvemos esta confusão com uma corrida de táxi contornando o campo de pouso. O hotel estava no seu lugar, quase ao lado do terminal velho, e as locadoras de veículos também ainda não mudaram deste pedaço. Achamos a nossa bem perto do hotel, compramos algumas provisões, caminhamos pelo bairro e fomos dormir...

2-o dia

De manhã cedo mais uma caminhada pelo antigo "bairro do aeroporto", depois café e check-out do hotel. E até um pouco antes das 9 h contratuais já recebemos chave de um novinho "Sandero" branco e encontramos atalho para BR-153 que contorna a cidade do lado leste. Seguimos na direção norte e contornamos a Anápolis também do lado leste, anotando que seria conveniente parar aqui na última noite de viagem, antes de devolver o carro no aeroporto GYN às 9 h de manhã e embarcar no voo das 10. O mapa à direita mostra a rodagem total destas 3 diárias, a primeira delas coube somente segmento Goiânia - Pirenópolis (por fora de Anápolis), concluído em duas horas.

Até o meio dia realizamos operações de reconhecimento e escolhemos uma boa pousada para próximas duas diárias. E às 12:30 encontramos no Terminal Rodoviário a terceira integrante desta mini-expedição, vinda de Brasília. Era uma viajante solitária russa que andava pelo Brasil uns 3 meses de forma muito descolada, mas com pousos periódicos na nossa casa em Taubaté SP. E já que no momento estava perto, para próximos 3 dias sincronizou as suas rotas com nossas.

Na parte de tarde e à noite curtimos em detalhes a charmosa "Piri", ao mesmo tempo refinando nossos planos de esticadas para atrações naturais por volta da cidade nos dois dias seguintes. Valeu a pena, o lugar é cativante mesmo.

Álbum fotográfico completo:  1711 GO Pirenópolis

3-o dia

Já entendemos que não é factível conhecer todas cachoeiras no entorno de Pirenópolis, portanto definimos só prioridades: a maior e bastante próxima concentração dessas maravilhas para hoje, e a mais impactante das cachoeiras, um tanto distante da cidade, já para depois de check-out das pousadas amanhã. Portanto a primeira parte do nosso primeiro dia passamos na Fazenda Bonsucesso, em 6 km do Centro. E foi uma ótima escolha: a cascada de cachoeiras Bonsucesso e as trilhas na floresta são muito agradáveis e tudo na medida certa, inclusive para diversões aquáticas.

Como complementações do pacote serviram paisagens das montanhas ao redor e o ambiente bucólico da própria fazenda - com passagem no trecho inicial pelo estábulo. Bem como trechos do antigo caminho de tropeiros, calçado de pedras ainda no século 18, e alguns lagartos verdes brilhantes encontrados pelos caminhos. Álbum: 1711 GO Cachoeiras Bonsucesso - Pirenópolis

Retornamos à cidade para almoço no mesmo restaurante "por quilo" que deu certo ontem, com bom cardápio de comida regional e e mais convencional também. Nos dois escolhemos algumas coisas já bastante conhecidas, mas a nossa parceira moscovita se meteu em experimentação geral e sofreu um pequeno acidente. Deu uma mordida na fruta que era só para lamber - a famosa pequi é muito apreciada pelos moradores locais, mas deveria ser oferecida junto com instruções para novatos. Assim, depois do almoço descansamos uma hora e meia no Pronto Socorro Municipal, onde a vítima do descuido gastronômico foi tratada por motivo de microscópicas agulhas de origem vegetal cravadas na mucosa da boca e no esôfago. E ouvimos alguns comentários sobre frequência de tais ocorrências com turistas, na maioria brasileiros vindos de outras regiões.

Superamos este pequeno estresse e seguimos para encontros com a natureza, nesta vez no Parque Estadual Serra dos Pireneus. O nome precede - depois de boa subida pela estrada "costurada" (sem grandes complicações encontramos a borda do platô com ótimas vistas para lado da cidade. Na sequência passamos perto de uma "cidade de pedras", com formações inacreditáveis, portanto o lugar é bem interessante.

Álbum: 1711 GO Parque Estadual Serra dos Pireneus

Depois de atravessar com várias paradas todo Parque Estadual e apreciar seus principais mirantes, resolvemos voltar por outro caminho: em vez desta boa estrada de terra pegar um trajeto mais longo mas asfaltado e com direito a visitar mais uma cidade histórica (Corumbá de Goiás). E como prêmio levamos também vistas da maior cachoeira do pedaço, que de repente pintou nas proximidades da rodovia - Salto de Corumbá

As inesquecíveis cores do pôr-do-sol iluminaram últimos quilômetros deste roteiro, já na chegada à Pirenópolis. Álbum: 1711 GO Corumbá de Goiás

4-o dia

De manhã check-out em pousadas, compra de algumas provisões para aumento de autonomia na hora de almoço e despedida com Pirenópolis, espero que seja no máximo por alguns anos. Ainda temos 24 h até o retorno para capital estadual que fica ao sul, portanto iniciamos esta jornada exatamente no sentido norte - onde a uns 30 km da cidade ficam Cachoeira Paraíso, Cachoeira do Rosário e outras. Ao chegar neste pedaço percebemos que cada um dos parques ecológicos merece muitas horas de visitação e escolhemos a Cachoeira do Rosário onde há boas trilhas com mirantes e ótimas condições para banho. Aproveitamos esta maravilha no máximo.

Assim ficou o resumo da parte mais excitante daquele dia.

E aqui registramos o charme da base do apoio, as vistas do seu belvedere e a exótica das estradas de acesso. Álbum fotográfico: 1711 GO Cachoeira do Rosário - Pirenópolis

Por volta das 15 h finalmente iniciamos o caminho de retorno ao aeroporto GYN, com pequeno pit-stop em uma das cafeterias-sorveterias na estrada (passando por uma das pequenas cidades). Antes das 17 h já chegamos à Anápolis e pousamos em um dos hotéis ao redor do Terminal Rodoviário, com grande shopping center na vizinhança. Antes de fim do dia ainda caminhamos pelo centro da cidade alcançando sua grande e bem arborizada praça principal e imponente igreja catedral.

E à noite mergulhamos no gigantesco templo de gastronomia, compras e diversões, com sua agradável atmosfera de ar condicionado.

5-o dia

Depois de café da manhã no hotel despedimos com a nossa parceira no Terminal Rodoviário de Anápolis - ela continuará andanças pelo interior de GO de ônibus. E seguimos de carro pela BR-153 para Goiânia, mais exatamente para GYN. Em menos de uma hora chegamos ao ponto combinado para devolução do veículo e entramos no saguão do aeroporto. Check-in no totem de autoatendimento, embarque, decolagem - tudo sem atrasos.

Tchau, GYN e Goiânia! Ainda voltaremos...

No início de voo houve vistas da periferia de Goiânia, depois  represas no rio Corumbá, divisa com o Minas, algumas notáveis cidades do Sul Mineiro que gostamos de visitar por terra (Poços de Caldas em destaque).

Na aproximação ao GRU uma cadeia das represas que armazenam a água para consumo da metrópole, e  um pedaço da própria "Sampa".

Rodoviária Tietê, shopping-centers, rodovias, nova linha de CPTM que finalmente alcançou o aeroporto... Depois de aterrisagem taxiando até o terminal com vistas de vários aviões estacionados... O álbum fotográfico completo sobre voos de ida e volta: 1711 GRU-GYN-GRU A320 LATAM

Cartões de visita elaborados em consequência esta viagem:
Pirenópolis - GO
Anápolis - GO (ainda em rascunho)
Corumbá de Goiás - GO (ainda em rascunho)