domingo, 31 de janeiro de 2021

De carro pela Serra Fluminense

Viagem a dois em agosto de 2020 - 3 dias de carro (2 diárias em hotéis)

Em junho - agosto aos poucos reconquistamos o nosso direito de viajar tão brutalmente atacado pelo infodemônio COVID-19. Pelo menos no raio de algumas centenas de quilômetros - com muitas das atrações mais populares fechadas, encontramos outras, menos divulgadas e como que especialmente reservadas para esta época estranha. Mas tudo aquilo foi de modo bate-volta, e já sentimos necessidade de subir um patamar e realizar viagens com pernoites em localidades de nosso interesse. O que foi relativamente fácil no litoral - com auxílio de "Airbnb" já no final de julho passamos em boa companhia alguns dias numa das mais sossegadas praias de Ubatuba. Mas no sentido interior as coisas andaram mais devagar. Houve até tentativas de roteiros flexíveis, sempre de carro e com pernoite em caso de disponibilidade de algum local apropriado, mas com possibilidade de voltar para casa em caso contrário, mesmo se for bem tarde. E cada vez acabamos voltando, mesmo encontrando alguma pousada aparentemente operante, como foi em Joanópolis - SP

Para vencer esta inércia resolvemos selecionar destinos um pouco mais distantes, e com oferta de hospedagem no "Booking.com" no "modo de segurança", ou seja sem pagamento prévio e com cancelamento grátis a qualquer hora. E as três cidades da Serra Fluminense atenderam todos requisitos: 1) são atraentes, apenas Petrópolis já conhecemos em 2003, e estava na hora de renovar impressões e agregar também suas vizinhas Teresópolis e Nova Friburgo, bem como as paisagens de montanha neste pedaço; 2) distância de 320-420 km só de ida; 3) identificamos 3 hotéis na primeira, 2 na segunda e 1 na terceira nas condições perfeitamente apropriadas. Portanto reservamos um desses, em Petrópolis, e partimos preparados agir de acordo com circunstâncias e aproveitar no mínimo 2 dias e no máximo 4 nesta pequena aventura. Valeu a pena mesmo, apesar dos museus e mais alguns pontos turísticos fechados - passeios ao ar livre, igrejas, fontes de água mineral e mirantes bem acessíveis asseguraram o sucesso em geral:

Completamos este roteiro em três dias: ao chegar em Petrópolis logo reservamos próximo hotel em Teresópolis, mas na etapa seguinte resolvemos partir para Nova Friburgo mais cedo e no fim de tarde iniciar jornada de retorno:

1-o dia: Taubaté SP - Petrópolis RJ, 325 km

Começamos com cinco horas de boas estradas: bem conhecida BR-116 Via Dutra, depois um novo Arco Metropolitano de RJ pela BR-493, e no final subida da serra pela patética BR-040. O mirante nesta última próximo à entrada da cidade estava trancado, e segunda porção de "nãoboas-vindas" tomamos no próprio Portal de Petrópolis: barraca de barreira sanitária com medição de temperatura e registro de endereço da nossa hospedagem nesta cidade. Para recuperar o pensamento positivo logo paramos ao lado do Palácio Quitandinha, andamos pelo parque, identificamos hotel onde passamos bons dias de Natal-2003 e lembramos que naquela vez não conhecemos o Centro da cidade tão bem quanto ele merece - estava muito tumultuado e focamos demais no Museu Imperial. E agora ficaremos justamente no Centro para curtir pra valer aquele pedaço.

Mais alguns quilômetros de rodagem, e o carro já pode descansar pelo menos vinte horas. A recepção no hotel foi bem mais positiva e o apartamento simplesmente aconchegante.

Mas em 20 minutos já saímos para tarde toda caminhar pelo Centro, com direito à visitação das suas magníficas igrejas - Catedral São Pedro de Alcântara e Sagrado Coração de Jesus - e à contemplação das fachadas dos museus e doas outros palacetes.

À noite ampliamos um pouco mais o nosso domínio deste setor e respiramos fundo o saboroso ar de montanha.

2-o dia: Petrópolis RJ - Teresópolis RJ, 70 km

De manhã o tempo estava melhor ainda, com sol brilhante e temperatura amena. E na primeira caminhada do dia tentamos contemplar a zona central da cidade de um dos mirantes próximos - "Trono de Fátima". A subida foi agradável, mas no topo a melhor parte estava cercada e trancada. Mas em compensação não estava nem um pouco tumultuado, e ainda podemos ver algumas partes do panorama direto da rua. E ganhamos mais tempo para andar pelas ruas dos bairros adjacentes.

Aproveitamos também este tempinho extra para registros fotográficos das joias arquitetônicas ao redor do nosso hotel, que deixamos um pouco depois das 11 h - rumo ao Teresópolis. Durante a estadia percebemos que este foi um dos poucos hotéis da cidade reativados até o momento, e que a maioria dos hospedes eram viajantes a serviço, o que não é muito comum em destinos turísticos como este.

Pelo menos vinte quilômetros iniciais ainda seguimos pela cadeia de bairros de Petrópolis e paramos para almoçar na "Casa do Alemão" em Itaipava, um pouco antes de virar para sinuosa BR-495.

As vistas da estrada Petrópolis - Teresópolis corresponderam à nossa expectativa é houve bons mirantes para parar em segurança e apreciar essas panoramas da serra.

Ao chegar no nosso hotel em Teresópolis encontramos mais um ótimo mirante já na rua em frente, guardamos o carro e descemos à praça central. Mas logo percebemos que os arredores da mesma não são do jeito do Centro de Petrópolis: muito comércio, muita gente e poucos edifícios bonitos.

Ficou claro que as principais atrações da Teresópolis realmente estão na sua zona sul, para onde seguimos de carro. Por lá encontramos alguns cantinhos aconchegantes - com fontes de água mineral, com cascatas etc. E até curtimos pôr-do sol no Mirante do Soberbo que fica  na saída para Rio de Janeiro - o melhor da mirante região com vistas das incríveis montanhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

E também da Baia de Guanabara, com cidade de Rio de Janeiro já quase no horizonte, mas sem dificuldades identificamos Pão de Açúcar, Corcovado e outros marcos importantes.

Na portaria do Parque Nacional constava aviso: as trilhas fechadas por tempo indeterminado. Portanto resolvemos não esticar a nossa permanência em Teresópolis e seguir para Nova Friburgo amanhã cedo, depois de café da manhã no hotel onde fomos entre primeiros hóspedes depois da reabertura.

3-o dia: Teresópolis RJ - Nova Friburgo RJ - Taubaté SP, 490 km

Mais um ótimo ponto panorâmico na zona norte da Teresópolis - Mirante Roberto Silveira com vista para cidade com Serra dos Órgãos nos fundos.

A estrada Teresópolis - Nova Friburgo (RJ-130 - BR-492) é muito bonita, com paisagens bucólicas. 76 km do Centro ao Centro, e na primeira metade do caminho há muitas plantações de verduras entre montanhas cobertas de floresta. Depois uma parte mais elevada e sinuosa, com áreas de descanso em locais estratégicos.

Já na zona rural de Nova Friburgo atrações de outros gêneros: pequenos parques temáticos com venda de produtos típicos: queijos, mel, morangos... Acabamos comprando um pouco de tudo, mas morangos nem tão pouco assim: até o limite de capacidade da nossa caixa de isopor. Assim praticamente assumimos compromisso de levar este troféu até a nossa casa ainda hoje, descartando possibilidade de pernoite em nova Friburgo ou no caminho de lá.

E ainda na parte de manhã começamos explorar mais uma cidade interessante da Serra Fluminense:

Teleférico de Nova Friburgo foi o ponto alto da nossa viagem, em todos os sentidos:

A subida em dois estágios com quase 1,5 km de extensão total proporciona vistas muito bonitas.

O Centro da cidade (altitude por volta de 850 m) é mais visível da estação intermediária que está uns 140 metros acima. Já no ponto final - Morro da Cruz (1380 m) -  a visão é bem mais ampla, e além da cidade podemos contemplar muitas montanhas desta Serra Fluminense:

Depois desses prazeres ainda almoçamos no Centro da Nova Friburgo, andamos mais um pouco pelas ruas e praças da cidade e no meio de tarde iniciamos a viagem de volta para Taubaté SP: aproximadamente 5 horas de rodagem pelos dois braços da BR-116 interligados através do Arco Metropolitano de Rio de Janeiro.

Os cartões de visita destas três cidades serão elaborados em breve.