segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

A arquitetura religiosa de Cuiabá

Cuiabá - MT

A cidade de Cuiabá já tem um pouquinho mais de três séculos, e a sua igreja mais antiga também já está chegando aos 300 anos de idade também. 


A Igreja do Rosário e São Benedito foi construída em 1722 em estilo barroco e guarda muitas das suas características originais, apesar das várias reformas que passou. Aliás, em parte graças às últimas reformas focadas na recuperação da sua fachada original, além dos reparos periódicos que todas estruturas de taipa de pilão necessitam.  

A sua colina ficou separada das ruas históricas por um cruzamento de vias expressas, talvez o mais importante na zona central de Cuiabá, e serve também como mirante.  


A torre da outra igreja antiga - do Nosso Senhor dos Passos - é vista aqui pertinho, e mais longe podemos ver duas torres da nova Catedral (1973): o miolo do Centro Histórico cabe todinho exatamente neste pedaço. 

******


A fachada da Igreja do Nosso Senhor dos Passos, quarta construída e segunda mais antiga em atividade na cidade de Cuiabá (1792), que pode ser facilmente localizada no Centro Histórico, e a placa em frente dela que ajuda encontrar a Igreja do Rosário e São Benedito. 

******

A Igreja Matriz Senhor Bom Jesus de Cuiabá foi fundada em 1723 e reconstruída em 1739 e em 1745 quando ganhou uma torre. Tornou-se Catedral em 1826, depois passou por várias reformas, mas em 1968 foi demolida de vez. 


O seu novo edifício concluído em 1973 é muito maior e tem estilo próprio - também já é um dos monumentos arquitetônicos da cidade. 


O interior da Catedral é espaçoso e bem resolvido.

******

Depois de reconstrução da Catedral, o trio dos mais antigos templos da Cuiabá é completado pela modesta Igreja Nossa Senhora da Boa Morte (1810).


Ela fica um pouco afastada para noroeste da zona histórica e cercada de quadras comerciais com construções do mesmo século XIX mas muitas vezes readaptadas para novas funções.

******

Na periferia sul desta zona central existe uma igreja impactante construída no estilo neogótico:


O Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho (1918) está sobre uma colina e pode ser visto de longe. Nas suas dependências funciona o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.   


Cuja exposição inclui uma salinha dedicada ao poeta e escritor Francisco de Aquino Correia (1885 - 1956) - que nas horas livres do seu ofício principal foi também arcebispo de Cuiabá e governante de Mato Grosso. 

******

Entre parte sul do Centro e margens do Rio Cuiabá encontra-se o Bairro do Porto, onde finalmente pode ser encontrada a terceira pela data de inauguração das igrejas na cidade de Cuiabá - de São Gonçalo (1781). Porém, tanto como a Catedral, ela já foi demolida e erguida de novo na forma bem diferente (em 1916, foto à esquerda).
  

Já o colégio de São Gonçalo no mesmo bairro está encostado na outra igreja - Santuário Nossa Senhora Auxiliadora (1914), e este templo no estilo neogótico foi construído pelos padres Salesianos que administram também este colégio.

******

Para finalizar esta breve apresentação adiciono colagem com três templos diversos, inclusive a pequena capela católica de Santa Rita (reconstruída em 2006) localizada próximo às duas igrejas anteriores.
 

A mesquita muçulmana encontra-se algumas centenas de metros ao leste do Centro Histórico, e a Igreja Nossa Senhora de Guadalupe no estilo modernista alguns quilômetros ao norte - no Bairro Quilombo. 

Nos bairros periféricos de Cuiabá há vários novos templos católicos e evangélicos, inclusive de grande porte. O maior deles fica ao lado do Centro Político Administrativo na Zona Norte: uma igreja evangélica no formato circular com capacidade de até 25 mil pessoas.


Atualizado: 08.02.2022

... cartão de visita Cuiabá - MT 


Nenhum comentário:

Postar um comentário