terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Cuiabá - MT

A capital do Mato Grosso foi fundada em 1719 por bandeirantes de Sorocaba e viveu intensamente o seu ciclo de ouro, seguido pela estagnação. O crescimento econômico e demográfico ocorreu só no século XX, devido aos avanços da agricultura na região. Atualmente há cerca de 1 milhão de habitantes na região metropolitana, sendo mais de 600 mil no próprio município de Cuiabá e mais quase 300 no município de Várzea Grande separado apenas pelo rio. A altitude é abaixo dos 150 m, e o clima é quente e húmido na maior parte do ano, com estação mais amena e seca no meio do ano. A cidade tem bons índices de renda e de desenvolvimento humano, e além das suas funções administrativas concentra grande parte de serviços e comércio do estado de Mato Grosso - um dos maiores em extensão e maios dinâmicos do Brasil. O setor industrial continua focado basicamente no processamento de alimentos produzidos na região. A infraestrutura urbana se desenvolve bem, sustentando o seu crescimento. 

Cuiabá se tornou um dos mais importantes nó rodoviários e aeroviários do país, e a sua principal atratividade turística é logística - acesso a Pantanal e à Chapada dos Guimarães. Estas duas amplas e impactantes áreas de ecoturismo começam a algumas dezenas de quilômetros da cidade, portanto a sua localização é muito privilegiada. Na nossa lista 100 destaques do "Guia 4 Rodas" montada com base em atrações de 4-5 estrelas Cuiabá entrou com um ponto e exatamente deste gênero.

Destaques do "Guia 4 Rodas 2012":
1 de 4**** - PASSEIO DE HELICÓPTERO PANTANAL E CHAPADA DOS GUIMARÃES

De fato, a maioria dos turistas usa outros meios de transporte para estes destino, mas isso já não conta pontos para Cuiabá. 

Então, a própria cidade só deve ser visitada de passagem e não oferece mais nada de interessante? Não é bem assim: o Centro Histórico de Cuiabá tem alguns setores bem conservados, e esta área em 1993 foi tombada pelo IPHAN como patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico. Embora a vista aérea da zona central da cidade não parece muito condizente com este status:


Mas a cidade é bem grande, e o núcleo em questão se esconde bem nesta sua parte. Citando a referida entidade:
"...A área tombada data do final do período colonial e atualmente é uma parte do centro de Cuiabá (cerca de 10% do centro urbano). Os edifícios do núcleo tombado representam a origem e ocupação da cidade desde o século XVII até meados do século XX. Nessa área estão as ruas mais antigas de Cuiabá e equipamentos que documentam momentos marcantes da história da cidade, tanto no que se refere aos materiais e técnicas de construção quanto aos estilos. As antigas ruas de Baixo, do Meio e de Cima (atualmente, as ruas Galdino Pimentel, Ricardo Franco e Pedro Celestino) e suas travessas ainda mantêm bem preservadas as características arquitetônicas das casas e sobrados..." (IPHAN)

Por muito tempo estas ruas foram tomados pelo comércio e em parte continuam do mesmo jeito. Mas o tombamento impediu reconstruções inadequadas e foi seguido pela restauração pontual. Finalmente, em 2019-2021 na ponta norte da referida ilha que representa 10% da área do Centro, foi concluído um oásis relevante composto por Beco do Candeeiro e duas praças adjacentes:


É simplesmente exemplar, e este padrão deve aos poucos se expandir ao redor. Enquanto isso, nas quadras adjacentes alguns prédios restaurados convivem com obras em andamento, excesso de fiação e trânsito de veículos.  



A igreja que pode ser vista nesta última colagem é a quarta mais antiga da Cuiabá (segunda entre sobreviventes) - do Nosso Senhor dos Passos (1792). E este tema merece um destaque especial: A arquitetura religiosa de Cuiabá.

Embora no lugar da velha Igreja Matriz em 1973 surgiu uma nova Catedral, a praça na sua frente ainda guarda dois prédios antigos e bem restaurados para instalação do Museu Histórico de Mato Grosso.  
  

Ao lado da Catedral há outra praça importante do Centro Norte - em frente ao novo prédio da Prefeitura


E entre estas duas praças foi instalada uma das principais estações de ônibus urbano.  


Aliás, a Prefeitura aparece aqui atrás da Estação Alencastro - também com paredes laterais verdes.

Já a Câmara Municipal fica no Centro Sul e seu edifício segue o mesmo estilo modernista. E este local é meio obrigatório para visitação. 


Em frente à Câmara se encontra o marco central da América do Sul, com obelisco de 20 metros.

As principais instalações dos poderes municipais permanecem na zona central da cidade, enquanto os estaduais já mudaram para amplo e moderno Centro Político Administrativo construído na Zona Norte de Cuiabá nos anos 1970. Este conceito seguia a mesma linha de Goiânia - GO e Brasília - DF, e tive sua continuidade em Palmas - TO. Nesta vista aérea as suas construções e áreas verdes aparecem na parte de baixo:   


No outro lado da Avenida Historiador Rubens de Mendonça chama a atenção um gigantesco templo evangélico - no formato circular, com capacidade de até 25 mil pessoas. E à direita dele o Pantanal Shopping. Sim, a cidade tem vários shopping centres de grande porte espalhados pelos bairros mais novos, cheios de altos prédios residenciais.   


Nesta vista aérea do estádio Arena Pantanal também aparece um deles - Estação Cuiabá, o maior da Zona Oeste (na margem esquerda). É compreensível que na cidade grande e com clima tão quente esses grandes ambientes climatizados atraem bastante adeptos, visto que a infraestrutura de transportes particulares e público é bem adequada. 

E lá mesmo os moradores podem curtir ambiente de selva e ter contato visual com índios e com lendas regionais:   


Aliás, esta última colagem representa interior do outro Shopping - 3 Américas, localizado na Zona Leste. E o seu vizinho imediato também é uma atração turística de Cuiabá  - o campus principal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 


É uma grande área arborizada já vale como um parque, mas também inclui pérolas como Museu do Índio e Zoológico.

Na Zona Sul da área metropolitana fica Shopping Center Várzea Grande - próximo ao aeroporto. 

E deve ser lembrada ainda a Orla do Porto - margem do Rio Cuiabá do lado do município de Cuiabá - ao sul do seu Centro e ao norte do aeroporto Várzea Grande. 


Além de ótimo passeio público com alguns mirantes do rio, lá pode ser visitado o complexo do velho mercado de peixe onde agora estão Museu do Rio e Aquário Municipal.

No setor entre Porto e Centro há alguns prédios históricos importantes, como o antigo Arsenal de Guerra (atualmente SESC).

Resumindo  as impressões visuais de Cuiabá: 


A cidade é interessante e bem colorida.


******

Transporte

Esta metrópole já foi configurada para usuários de carros particulares e táxis, o tráfego é bom e serviços por aplicativos funcionam perfeitamente. O transporte público em massa ainda opera com único modal - ônibus a diesel. É bastante eficiente, e as linhas que conectam dois lados do Rio Cuiabá (municípios de Cuiabá e de Várzea Grande se destacam pela pintura tricolor:


Já a linha de VLT, que foi construída só parcialmente na véspera da Copa-2014, é uma triste pendência:  a sua conclusão atolou em processos judiciais, e 40 composições compradas estão sem previsão razoável de entrada em serviço. Esta foto representa um trecho da Estação Aeroporto, que fica bem em frente ao portal aéreo de Cuiabá - Várzea Grande (CGB).   


O Aeroporto Internacional Marechal Rondon é o principal nó aeroviário do Oeste do Brasil e um dos três maiores "hubs" da empresa "AZUL" que opera a maioria dos seus voos. Mas a "GOL" e a "LATAM" também estão bastante ativas e o movimento anual de passageiros recentemente gira em torno de 3 milhões. O seu moderno terminal (2014) pode atender duas vezes mais, em condições bem confortáveis. A sua localização é muito boa: no setor sul da área metropolitana - ao lado do Centro da Várzea Grande e a 6-7 km do Centro da Cuiabá.   

O Terminal Rodoviário interestadual e regional fica no lado oposto, na Zona Norte de Cuiabá: bastante próximo ao Centro Político Administrativo e implementado na mesma época. Atende várias linhas de alcance muito variado, inclusive para margens do rio Amazonas e para extremo sul do Brasil.

******

Principais atrações:
- Excursões para Parques Nacionais de Pantanal e de Chapada dos Guimarães;
- Área tombada pelo IPHAN no Centro Norte;
- Igrejas: do Rosário e São Benedito (1722), Matriz / nova Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá (1973), do Bom Despacho (1918), do Nosso Senhor dos Passos (1792), Nossa Senhora da Boa Morte (1810),  de São Gonçalo (1916), Nossa Senhora Auxiliadora (1914), a Mesquita de Cuiabá;
- Prédios históricos e museus: Palácio da Instrução (Museu Histórico e biblioteca), Arsenal da Guerra (centro cultural SESC), mercado de peixes (Museu do Rio Cuiabá), Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (o MISC);
- Orla do Porto nas margens do Rio Cuiabá;
- Campus UFMT: Zoológico, Museu Rondon (com artefatos indígenas), Museu de Arte e Cultura Popular;
- O obelisco e o marco do centro geodésico da América do Sul;

Nenhum comentário:

Postar um comentário