O Jalapão é um dos mais desejados e enigmáticos destinos de ecoturismo no Brasil, e visitado também cada vez mais, apesar dos limites de capacidade em muitas das suas atrações e dos custos relativamente elevados. No sentido estrito, este toponímico pode se referir apenas ao Parque Estadual do Jalapão (Tocantins), com área de 1,6 mil km2 pertencente aos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Mas a região chamada Jalapão é bem maior do que isso: sua área é de 34 mil km2 (parcialmente protegida também pela APA Jalapão), e ao seu redor existem também outras áreas de preservação ambiental, frequentemente associadas a ela. Toda esta parte do centro-leste tocantinense possui mesmas características da zona de transição entre cerrado e florestas, com imensas planícies embelezadas pelas elevações com centenas de metros de proeminência (chapadões).
Apesar dos índices pluviométricos bastante elevados, na maior parte predomina a vegetação rasteira e até há verdadeiras dunas de areia, já bastantes famosas.
A colagem seguinte mostra localização do Parque Estadual do Jalapão (acima) e da região Jalapão como um todo (em baixo) ao leste de Palmas e do Rio Tocantins.
Os principais pontos de apoio dentro desta região são três pequenas cidades, todas quase que obrigatórias em qualquer roteiro bastante abrangente. Além das já citadas acima Mateiros e São Félix do Tocantins - nas margens sul e norte do Parque Estadual, anotem também a Ponte Alta do Tocantins - bem mais ao oeste. As distâncias rodoviárias de Palmas são aproximadamente 300, 250 e 150 km e apenas no terceiro caso (Ponte Alta do Tocantins) pelas estradas asfaltadas. Sim, maiores partes dos percursos até Mateiros e até São Félix do Tocantins são por estradas de terra e dentro do Jalapão é assim mesmo.
Isso não é um mapa em escala, mas indica bem as posições relativas e também posiciona esta região em relação aos outros importantes destinos de ecoturismo: Chapada dos Veadeiros GO ao sul (duas vias alternativas), Chapada dos Guimarães MT ao sudoeste, Chapada Diamantina BA ao leste, Serra das Mesas MA ao norte. Nesses casos as distâncias são de centenas ou de mil e tantos quilômetros, e possibilidade de juntar vários em algum roteiro bem extenso parece muito remota. Mas só sonhar com isso já faz bem.
-- Expedição "Vivências Jalapão 2021-5d", dia 2
-- Expedição "Vivências Jalapão 2021-5d", dia 3
-- Expedição "Vivências Jalapão 2021-5d", dia 4
Nenhum comentário:
Postar um comentário