quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Jalapão - TO

O Jalapão é um dos mais desejados e enigmáticos destinos de ecoturismo no Brasil, e visitado também cada vez mais, apesar dos limites de capacidade em muitas das suas atrações e dos custos relativamente elevados. No sentido estrito, este toponímico pode se referir apenas ao Parque Estadual do Jalapão (Tocantins), com área de 1,6 mil km2 pertencente aos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Mas a região chamada Jalapão é bem maior do que isso: sua área é de 34 mil km2 (parcialmente protegida também pela APA Jalapão), e ao seu redor existem também outras áreas de preservação ambiental, frequentemente associadas a ela. Toda esta parte do centro-leste tocantinense possui mesmas características da zona de transição entre cerrado e florestas, com imensas planícies embelezadas pelas elevações com centenas de metros de proeminência (chapadões).  


Apesar dos índices pluviométricos bastante elevados, na maior parte predomina a vegetação rasteira e até há verdadeiras dunas de areia, já bastantes famosas.


Mas em geral a água por ali não falta, e esta região de baixa densidade populacional conserva rios e lagos incrivelmente transparentes.  


As suas cachoeiras, na maioria não muito altas, mas algumas bem caudalosas, formam um grupo importante das atrações naturais. Entretanto, há um outro fenômeno natural que chama muito atenção  aqui e pouco encontrado fora desta região: os "fervedouros".


São nascentes muito especiais, com jatos de água jorrando pelo fundo arenoso da piscina natural e levando junto algumas bolinhas do ar. Apesar da aparência, não são quentes, mas também nem um pouco frios - excelentes para banho relaxante.   

Além disso, há formações rochosas espetaculares, pequenos cânions e outros capricho do relevo. Sem falar em ótimas condições para observação de aves e outros animais.


Em particular, as araras-canindé são praticamente onipresentes e podem ser vistas com muita frequência.


Geografia e Logística    

A colagem seguinte mostra localização do Parque Estadual do Jalapão (acima) e da região Jalapão como um todo (em baixo) ao leste de Palmas e do Rio Tocantins. 


Os principais pontos de apoio dentro desta região são três pequenas cidades, todas quase que obrigatórias em qualquer roteiro bastante abrangente. Além das já citadas acima Mateiros e São Félix do Tocantins - nas margens sul e norte do Parque Estadual, anotem também a Ponte Alta do Tocantins - bem mais ao oeste. As distâncias rodoviárias de Palmas são aproximadamente 300, 250 e 150 km e apenas no terceiro caso (Ponte Alta do Tocantins) pelas estradas asfaltadas. Sim, maiores partes dos percursos até Mateiros e até São Félix do Tocantins são por estradas de terra e dentro do Jalapão é assim mesmo.

A Ponte Alta do Tocantins serve não apenas como uma parada intermediária no caminho para Mateiros, mas também dá acesso às várias atrações próximas: em parte no Jalapão e além disso mais ou sul - na sua extensão natural conhecida como Serras Gerais do Tocantins. Aliás, por lá também existe uma área de preservação ainda maior - a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins com gestão federal e território mais de 7 mil km2.   O esquema das principais atrações do centro-leste tocantinense pode ser apreciado nesta imagem fornecida exatamente na cidade de Ponte Alta do Tocantins:    


Isso não é um mapa em escala, mas indica bem as posições relativas e também posiciona esta região em relação aos outros importantes destinos de ecoturismo: Chapada dos Veadeiros GO ao sul (duas vias alternativas), Chapada dos Guimarães MT ao sudoeste, Chapada Diamantina BA ao leste, Serra das Mesas MA ao norte. Nesses casos as distâncias são de centenas ou de mil e tantos quilômetros, e possibilidade de juntar vários em algum roteiro bem extenso parece muito remota. Mas só sonhar com isso já faz bem.

Grande maioria dos visitantes chega via Palmas - TO (que também merece pelo menos um dia completo de exploração), comprando um pacote de 3 a 8 dias das agências especializadas, com saída de lá e com retorno à mesma cidade. Há várias operadoras confiáveis que prestam este serviço, e todas utilizam veículos apropriadas para condições de rodagem: com motor a diesel, tração integral e 7 lugares (basicamente "Toyota Hilux SW4" e "Mitsubishi Pajero"). A experiência do nosso grupo de dois casais com a Cerrado Rupestre (recomendada por uma amiga mais experiente) foi muito positiva, e o relato pode se conferido utilizando link logo abaixo.

É possível também ir de carro pelo menos até Ponte Alta do Tocantins e lá contratar alguns passeios avulsos. Ou vir com um 4x4 próprio e contratar guias locais de acordo com necessidade (é indispensável em várias partes, mas algumas atrações podem ser visitadas com certa facilidade). 

Links externos recomendados:

Serviços turísticos conferidos e aprovados:
Cerrado Rupestre - ecoturismo e turismo de aventura no Jalapão e região
Pousada Águas do Jalapão - Ponte Alta do Tocantins TO
Pousada Recanto do Jalapão - Mateiros TO 
Pousada São Félix do Jalapão - São Félix do Tocantins TO

Cidade de apoio logístico:


Nenhum comentário:

Postar um comentário