quinta-feira, 2 de maio de 2019

Duas lendas do Maranhão

Mochilada a dois pelo norte do MA, 6 dias em fevereiro de 2018

Foi uma viagem bastante curta e sem percorrer grandes distâncias por terra, mas ficou gravada na memórias pelas impressões intensas e muito especiais, simplesmente incomparáveis. Dos nossos seis dias na faixa litorânea do estado de Maranhão  um e meio dedicamos ao Centro Histórico de São Luís, tombado pela UNESCO como monumento de Patrimônio de Humanidade, e mais quatro no Parque Nacional Lençóis Maranhenses e na sua vizinhança - com aquelas paisagens incríveis e com uma combinação improvável de ecossistemas milagrosamente misturados nesta região. O nosso plano inicial, que surgiu em torno das passagens aéreas promocionais (só R$ 800 por dois de ida e volta GRU-SLZ-GRU!) compradas com certa antecedência, funcionou muito bem, e na realidade tudo foi até mais fácil e acessível. As famosas atrações do Maranhão valeram a pena mesmo, e a região como um todo agradou e intrigou: surpreendentemente autêntica e receptiva. Portanto já temos planos de explorar mais as belezas do Maranhão, inclusive longe da Costa Atlântica, e também de conhecer o Litoral de Piaui, vizinho de Lençóis Maranhenses.



Crônicas diárias (de 1 a 6 de Fevereiro de 2018):

Dia 1-o: Chegada em São Luís, Centro Histórico.

Dia 2-o: Centro Histórico и прибрежные бульвары São Luís.

Dia 3-o: Viagem de van de São Luís para Barreirinhas de manhã, à tarde excursão para Lagoa do Peixe.

Dia 4-o: Excursão de dia inteiro para Lagoa do Gavião via Atins e Canto de Atins.

Dia 5-o: Excursão de dia inteiro pelo Rio Preguiças: Vassouras - Mandacaru - Caburé

Dia 6-o: De manhã sobrevoo de Barreirinhas, do setor leste do Parque Nacional Lençóis Maranhenses e das suas proximidades leste e sul, depois passeios pela cidade Barreirinhas, à noite viagem de ônibus até aeroporto de  São Luís.

Como demonstra a colagem acima, o setor 2 do nosso roteiro dominou as boas lembranças.



Mas a capital do Maranhão também não ficou só na função logística: aproveitamos até as suas intermináveis praias e avenidas costeiras - como sobremesa ao famoso Centro Histórico.



Os relatos detalhados sobre nossos passeios deste roteiro serão anexados nos próximos meses, mas agora já podemos apresentar alguns troféus.


Atualizado 02.05.2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário