Esta viagem virtual baseada na programação preparada por um grupo de amigos para referidos dias аoi registrada em tempo real. E a sua contraparte real continua adiada por causa das restrições com bandeira Covid-19. Algumas adaptações do plano ideal foram feitas de acordo com condições de tempo ocorridas nestes dias. No total, tivemos 4 dias completos para São Petersburgo e região: chegamos de avião no fim de tarde do dia 1 de maio e seguimos para Moscou de trem no dia 6 de manhã. Primeiro e quarto foram de sol, e aproveitamos quase 100% para passeios ao ar livre. No segundo e no terceiro dia choveu de manhã: mas melhorava no fim de tarde, portanto começamos estes dias em grandes museus, que emendamos depois com passeios cabíveis.
De modo geral, conseguimos conhecer esta grande e impressionante cidade apenas superficialmente, mas marcamos presença na maioria dos seus pontos turísticos mais famosos:
A nossa base foi bem escolhida: um moderno hotel na zona sul da cidade, com estação de metrô e Shopping Center bem em frente (fotos em baixo à direita), o que ajudou na logística de passeios.
Mesmo assim, ao fechar as contas destes 4 dias observamos que muita coisa interessante ficou de fora: tanto museus e ruas aconchegantes do centro, quanto parques e palácios de Pushkin e Pavlovsk. Sem falar em Isla Kotlin, Gatchina e demais subúrbios históricos que ganharam projeção nos últimos anos. Ou em um pouco mais distantes cidades históricas Novgorod, Pskov e Vyborg que merecem pelo menos um dia cada; Portanto para uma viagem real recomenda-se não apenas aumentar o tempo em São Petersburgo, mas investir neste pedaço o máximo possível.
Confiram mais detalhes no nosso registro diário das atividades em São Petersburgo:
1-o dia (01.05.2020, sexta-feira e feriado)
Maior parte do dia voando sobre Europa: chegada em Amsterdam, conexão rápida (1h20), e mais um voo até São Petersburgo - tudo conforme às passagens compradas e no horário quase exato. Chegada no aeroporto de destino LED por volta das 17 h no horário local. Aproximadamente meia hora para trâmites de fronteira e alfândega, e já estamos na porta de terminal, portanto na Rússia mesmo(!) O nosso translado para hotel foi programado para 18 h, mas o motorista já está esperando. E logo partimos para cidade. Largas estradas de acesso andaram bem - nem sombra de congestionamentos, e em 10 minutos entramos na área urbana. E mais 20 minutos demoramos para chegar no nosso hotel estrategicamente escolhido na mesma zona sul de São Petersburgo. Check-in rápido, hotel novinho e bem confortável, mas em meia hora já saímos para explorar a área. O tempo bastante frio (por volta das +9 C), embora sem chuva, e o cansaço da jornada aérea desencorajaram uma investida para Centro Histórico já nas primeiras horas.