segunda-feira, 18 de maio de 2020

Rússia-2020, viagem virtual: 3 dias em Samara

15-o dia (15.05.2020, sexta-feira)

Tomamos café a manhã a bordo, arrumamos tudo, e logo chegamos em Samara - por volta das 8 horas de manhã. Desde Volgogrado estamos adiantados em uma hora com relação às capitais da Rússia, portanto +7 h com relação a hora de Brasília. Aqui usamos o mesmo esquema como na chegada a Volgorgado: um longo City-tour que serve também como translado lento ao hotel. E nesta vez conseguimos contratar um pacote com roteiro personalizado e incluindo ingressos em dois museus, sendo um de visitação limitada.

Desembarcamos no moderno terminal ferroviário, o mais alto da Europa, e a sua forma lembrou de vez um dos nossos principais objetivos nesta cidade.



Nos próximos 40 minutos atravessamos a cidade quase toda, observando suas avenidas e seus prédios de estilos variados pela janela. Já na periferia norte passamos ao lado do novo estádio de futebol construído especialmente para copa do Mundo 2018 (Brasil 2 : 0 México foi aqui), depois atravessamos um grande parque florestal e mais um bairro industrial. No final deste paramos pela primeira vez - para apreciar o melhor dos mirantes nesta margem alta do rio Volga.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Rússia-2020, viagem virtual: 2,5 dias em Volgogrado

12-o dia (12.05.2020, terça-feira) 

Depois de 18 horas de viagem com uma noite bem dormida no trem, chegamos ao nosso destino às 8:15 de manhã, rodando 1068 km. Embora este horário de Moscou vale para ferrovias e estações em toda a Rússia, ao sair para cidade observamos que hora local já andou mais: 9:15. O terminal "Volgograd-1" está no centro da cidade, e o nosso hotel também: só caminhar algumas quadras e chegaremos lá. Mas respeitando o horário de check-in programamos um City-tour de 5 horas antes disso, e às 9:30 já estamos no van.

O roteiro foi combinado de tal forma que primeiras horas passamos no complexo memorial mais extenso e mais impactante - Mamayev Kurgan



Esta colina que foi chave para controle sobre cidade e se tornou palco de lutas mais sangrentas entre setembro de 1942 e janeiro de 1943. O conjunto dos monumentos em torno dos túmulos comuns de 35 mil defensores de Stalingrado foi construído em 1959 - 1967, e a sua escultura central é simplesmente gigantesca, portanto vista de qualquer parte. É uma estrutura oca de concreto armado estabilizada por dentro por cabos de aço, altura total de 85 metros. As escadarias que levam da entrada à escultura somam exatos 200 degraus - número de dias da batalha.

Na segunda parte da excursão rodamos pela cidade e visitamos várias marcas de guerra nas suas ruas.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Rússia-2020, viagem virtual: 5 dias em Moscou

Chegamos à Moscou de trem no dia 6, na hora de almoço, e na mesma hora do dia 11 embarcamos no outro trem: portanto além de 5 pernoites no hotel tivemos 5 dias completos, praticamente um a mais do que em São Petersburgo. O tempo foi um pouco melhor, e o nosso aproveitamento também.



Visitamos a maioria das principais atrações desta grande cidade, mas de novo vários outros pontos interessantes escaparam. De novo houve apenas um dia de esticada(s) para fora da cidade, e o mínimo ideal seria três. Portanto o nosso roteiro virtual pode ser não apenas aproveitado, mas também ampliado por vários dias. Segue a crônica diária.


6-o dia (06.05.2020, quarta-feira) - parte 2

...Em Moscou desembarcamos às 13:08 em um terminal idêntico ao de São Petersburgo (início deste dia em Rússia-2020, viagem virtual: 4 dias em São Petersburgo), mas com nome "Leningradskiy" - este par é o mais antigo no país, e sempre foi reformado do mesmo jeito.



Os translados em Moscou foram contratados independente do hotel - junto à uma empresa de táxi especializado. Configuração para 8 passageiros com bagagens exigiu que uma das pessoas mais experientes faça percurso de metrô, e aproveitamos isso para compra dos bilhetes de transporte público para todos: 3 dias sem limite de viagens (metrô, VLT, ônibus e trólebus) por 438 rublos cada. E mais 50 rublos de fiança por cada cartão, que ainda pode ser recarregado usando outros planos e devolvido no final da viagem. 

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Rússia-2020, viagem virtual: 4 dias em São Petersburgo

Esta viagem virtual baseada na programação preparada por um grupo de amigos para referidos dias аoi registrada em tempo real. E a sua contraparte real continua adiada por causa das restrições com bandeira Covid-19. Algumas adaptações do plano ideal foram feitas de acordo com condições de tempo ocorridas nestes dias. No total, tivemos 4 dias completos para São Petersburgo e região: chegamos de avião no fim de tarde do dia 1 de maio e seguimos para Moscou de trem no dia 6 de manhã. Primeiro e quarto foram de sol, e aproveitamos quase 100% para passeios ao ar livre. No segundo e no terceiro dia choveu de manhã: mas melhorava no fim de tarde, portanto começamos estes dias em grandes museus, que emendamos depois com passeios cabíveis.

De modo geral, conseguimos conhecer esta grande e impressionante cidade apenas superficialmente, mas marcamos presença na maioria dos seus pontos turísticos mais famosos:



A nossa base foi bem escolhida: um moderno hotel na zona sul da cidade, com estação de metrô e Shopping Center bem em frente (fotos em baixo à direita), o que ajudou na logística de passeios. 

Mesmo assim, ao fechar as contas destes 4 dias observamos que muita coisa interessante ficou de fora: tanto museus e ruas aconchegantes do centro, quanto parques e palácios de Pushkin e Pavlovsk. Sem falar em Isla Kotlin, Gatchina e demais subúrbios históricos que ganharam projeção nos últimos anos. Ou em um pouco mais distantes cidades históricas Novgorod, Pskov e Vyborg que merecem pelo menos um dia cada;   Portanto para uma viagem real recomenda-se não apenas aumentar o tempo em São Petersburgo, mas investir neste pedaço o máximo possível.  

Confiram mais detalhes no nosso registro diário das atividades em São Petersburgo:


1-o dia (01.05.2020, sexta-feira e feriado)

Maior parte do dia voando sobre Europa: chegada em Amsterdam, conexão rápida (1h20), e mais um voo até São Petersburgo - tudo conforme às passagens compradas e no horário quase exato. Chegada no aeroporto de destino LED por volta das 17 h no horário local. Aproximadamente meia hora para trâmites de fronteira e alfândega, e já estamos na porta de terminal, portanto na Rússia mesmo(!) O nosso translado para hotel foi programado para 18 h, mas o motorista já está esperando. E logo partimos para cidade. Largas estradas de acesso andaram bem - nem sombra de congestionamentos, e em 10 minutos entramos na área urbana. E mais 20 minutos demoramos para chegar no nosso hotel estrategicamente escolhido na mesma zona sul de  São Petersburgo. Check-in rápido, hotel novinho e bem confortável, mas em meia hora já saímos para explorar a área. O tempo bastante frio (por volta das +9 C), embora sem chuva, e o cansaço da jornada aérea desencorajaram uma investida para Centro Histórico já nas primeiras horas.