segunda-feira, 11 de maio de 2020

Rússia-2020, viagem virtual: 5 dias em Moscou

Chegamos à Moscou de trem no dia 6, na hora de almoço, e na mesma hora do dia 11 embarcamos no outro trem: portanto além de 5 pernoites no hotel tivemos 5 dias completos, praticamente um a mais do que em São Petersburgo. O tempo foi um pouco melhor, e o nosso aproveitamento também.



Visitamos a maioria das principais atrações desta grande cidade, mas de novo vários outros pontos interessantes escaparam. De novo houve apenas um dia de esticada(s) para fora da cidade, e o mínimo ideal seria três. Portanto o nosso roteiro virtual pode ser não apenas aproveitado, mas também ampliado por vários dias. Segue a crônica diária.


6-o dia (06.05.2020, quarta-feira) - parte 2

...Em Moscou desembarcamos às 13:08 em um terminal idêntico ao de São Petersburgo (início deste dia em Rússia-2020, viagem virtual: 4 dias em São Petersburgo), mas com nome "Leningradskiy" - este par é o mais antigo no país, e sempre foi reformado do mesmo jeito.



Os translados em Moscou foram contratados independente do hotel - junto à uma empresa de táxi especializado. Configuração para 8 passageiros com bagagens exigiu que uma das pessoas mais experientes faça percurso de metrô, e aproveitamos isso para compra dos bilhetes de transporte público para todos: 3 dias sem limite de viagens (metrô, VLT, ônibus e trólebus) por 438 rublos cada. E mais 50 rublos de fiança por cada cartão, que ainda pode ser recarregado usando outros planos e devolvido no final da viagem. 

O tempo em Moscou estava bem mais agradável, com temperatura por volta das +20 C, o trânsito foi razoável e em meia hora chegamos ao nosso hotel.


Este complexo "Izmaylovo" inclui 4 hotéis de 28 andares cada, e apresentava som custo-benefício para nossas datas. Estação de metrô ao lado também ajudou na escolha, mas em Moscou a densidade da rede é bem maior do que em São Petersburgo. Marcamos 15 h para primeira saída à cidade, e o tempo deu uma virada durante o nosso curto descanso. Começou a chover, portanto aproveitamos primeiras horas para uma excursão pelas estações de metrô. Apreciamos algumas das mais famosas, mas não tiramos fotos pois foi bastante movimentado. É melhor aproveitar acervos de Google Fotos, onde há imagens exclusivas, produzidas no horário sem trafego: 



Quase às cinco horas da tarde subimos ao ar livre, direto à Praça Vermelha que tem dimensões de aproximadamente 350 por 90 metros e estica-se ao longo do muro Nordeste do Kremlin. 
No seu lado norte (e na ponta Norte do próprio Kremlin cujo território e quase triangular) está o imponente prédio vermelho do Museu Histórico Nacional (construído em 1875-1881 especialmente para esta função). 


 

No seu lado oposto é o famosíssimo Catedral São Basílio (1555-1561), cercado de monumentos e marcos históricos. Aberto das 11 às 17 h, hoje já perdemos...

A a chuvinha voltou, nestas condições resolvemos aproveitar o Museu Histórico que fecha às 18 h (só na sexta e no sábado às 21). Depois voltamos à praça.

Em frente ao Kremlin a seu espaço é delimitado pelas gigantescas Galerias GUM - o mais antigo e o mais famoso dos Shopping Centers da Rússia.
  

E logo atrás do Museu Histórico começa o charmoso contorno Noroeste do Kremlin - Jardim Aleksandrovskiy, com seus rituais de troca de guarda da Chama Eterna. Na sua outra ponta há torre que dá acesso aos turistas para zona de visitação no interior do Kremlin. Pesquisamos preços e horários e compramos ingressos para sexta-feira (fecha justamente na quinta - amanhã). Depois descemos para metrô de novo - uma curta viagem até a estação "Tverskaya" (este nó de 4 linhas tem estações de outros nomes também conectadas entre si).



Esta Praça Pushkin é o lugar mais romântico de Moscou, ponto de encontro preferido. Há vários teatros famosos e outras atrações culturais nas proximidades. 

 

Depois de curtir este pedaço caminhamos pela rua Tverskaya e terminamos passeio em uma pizzaria. Voltamos ao hotel de metrô por volta das 21 h. 


7-o dia (07.05.2020, quinta-feira) 

Bom dia, Moscou! De manhã sol e alguns nuvens, e a previsão de tempo exatamente contrária ao padrão de São Petersburgo onde chuva começava cedo e terminava no final de tarde dois dias seguidos. Moscou promete +12+15 C e tempo firme na maior pare do dia, mas no fim de tarde pode chover. O Kremlin ficará para amanhã de qualquer jeito, então hoje vamos para o mais distante dos três objetos UNESCO em Moscou - Kolomenskoe, na zona sul. Distância de 26 km, mas de metrô chegamos em menos de uma hora: 5 estações pela linha 3 (azul), conexão gratuita no Centro e mais 5 estações pela linha 2 (verde)



A nossa "casa" é a estação "Partizanskaya"  indicada com pentágono vermelho, e o destino com círculo vermelho.



Este parque - museu foi tombado pela UNESCO como Patrimônio de Humanidade No.643 e merece mesmo algumas horas de visita. As igrejas de Ascensão (1532) e outras são simplesmente imperdíveis.

Paramos para almoçar já depois de sair deste parque e voltar às proximidades da estação de metrô. E depois andamos mais duas estações no sentido sul - até o parque e museu Tsarytsyno - http://tsaritsyno-museum.ru/  



Para quem gosta de palácios imperiais com decorações douradas houve várias opções, outros aproveitaram mais a natureza.

Por volta das 15 h o tempo fechou e vez, foi um sinal para se esconder do mesmo jeito praticado na outra capital - em uma galeria de arte. Por sorte, o principal museu deste gênero em Moscou,  Galeria Tretyakov -  https://www.tretyakovgallery.ru/tickets/afisha/  - fica na mesma linha 2 (verde) de metrô - uma estação antes do nó central (no cruzamento com linha laranja).



E três dias de semana, inclusive às quinas, aberto até às 21 h. A temática e a riqueza da sua exposição são equivalente ao Museu da Arte Russa em São Petersburgo que sofre um tanto na sombra do "Hemitage". Mas em Moscou a Galeria Tretyakov é mais conceituada do que o seu similar mais cosmopolita - Museu Pushkin. Que guardaremos na manga para outras horas de chuva.


8-o dia (08.05.2020, sexta-feira) 

Começamos este dia com o peso pesado de Moscou - interior do Kremlin. Esta famosa cidadela de Moscou é bem grande, e as suas construções são de vários séculos - entre XIII e XVII. O conjunto todo foi tombado como Patrimônio de Humanidade UNESCO No.545, e no seu interior há vários museus, bem como igrejas antigas ainda em atividade. Embora a parte abeta para visitação é menor do que a administrativa, reserve boa parte do dia para conhecer só o básico.



Aproveitamos bem o nosso tempo e saímos para fora das muralhas só no início de tarde.

O tempo um pouco instável mas com previsão de chuva só no fim de tarde estimulava passeios ao ar livre, portanto seguimos pela linha 1 (vermelha) de metrô na direção sudoeste até a estação "Sportivnaya". Depois de um curto pit-stop resolvemos ignorar o Estádio Olímpico e seu parque e ir direto ao parque Novodevichiy.



Primeira das atrações que visitamos por lá foi o Cemitério Novodevichiy com túmulos de várias pessoas famosas dos séculos XIX e XX.

E depois entramo no Convento Novodevichiy (séc. XVI-XVII, Patrimônio de Humanidade UNESCO No.1097);



É um conjunto arquitetônico meio eclético, mas muito charmoso. E houve algumas exposições interessantes lá dentro.

Voltando já no fim de tarde para Centro, de novo pela linha 1 de metrô, paramos uma estação antes de Kremlin - na "Kropotkinskaya". As principais atrações neste pedaço são Catedral do Cristo Salvador  (visitação gratuita) e Museu de Artes Pushkin (já estava fechado).



As vistas da ponte pedestre sobre Rio Moskva tanto para Kremlin (1 km de distância) quanto na outra direção são imperdíveis.

Por volta das 19 h a temperatura caiu dos não muito confortáveis +13 C aos +11 e começou uma fina garoa. Tomamos isso como sinal de retirada, mas caprichamos no caminho ao hotel fazendo duas conexões de metrô em vez de uma, e conhecendo também a linha circular que contorna o Centro.


9-o dia (09.05.2020, sábado) 

No Dia da Vitória as movimentações da Parada Militar de manhã acompanhamos só pela TV, exceto passagem dos aviões e helicópteros da Parada Aérea - alguns dos 75 que parecem neste vídeo oficial  deu para ver no ar:


Depois fomos ao Museu Militar, que neste dia tive visitação gratuita.



Fica ao norte do Centro próximo aos anéis de avenidas Sadovoe Koltso e de metrô (linha 5 marrom, circular em dois sentidos).  Recomendo este lugar antes de qualquer investida aos famosos museus militares fora da cidade.

Depois voltamos para nossa linha 5 e seguimos ao setor oeste, até a estação "Parque da Vitória".



O arco triunfal na Avenida Kutuzov foi construído depois da chamada 1-a Guerra Patriótica (1812, invasão francesa que acabou com império do Napoleão). E o grande parque memorial foi criado depois da 2-a  (ou Grande) Guerra Patriótica, ou seja, 2-a Guerra Mundial, que acabou com império do Hitler. Alem do museu principal no parque há vários monumentos e grande exposição de equipamento militar desde época dos 1940 e até mais recentes.

Voltamos ao metrô no fim da tarde, e nossas 72 horas de uso ilimitado dos cartões já eram... Carregamos de novo, mas agora só por 200 rublos no plano "Koshelyok" - crédito para 5 viagens (40 cada, avulso sai por 55). Tomamos caminho do hotel, mas logo paramos na zona central para passeio pelo famoso calçadão Arbat:



Quem não andou por aqui simplesmente não conhece Moscou. foi aqui que tomamos uma "saideira parcial", para recuar ao hotel por algum tempo.

E à noite esticamos até o Campus MGU passear pelas alamedas e alcançar o mirante Vorobyovy Gory. De lá assistimos o show dos fogos de artifício que começou às 22 h, observando concentrações de bolas de fogo em várias partes da cidade;



E do lado da periferia, atrás do grande prédio da universidade também houve fogos, até mais perto. Esta maravilha ocorre todos os anos e criada por uma rede de 36 pontos de lançamento.


10-o dia (10.05.2020, domingo) 

Depois do dia um tanto frio e nublado de ontem o sol voltou a aparecer mais, e a temperatura voltou para faixa dos+15+20 C - muito bom para um passeio fora da cidade. Portanto logo depois de café de manhã despedida: os dois mais jovens integrantes do grupo devem ir ao aeroporto à tarde. Agendamos táxi para 14 h e procuramos na recepção como guardar bagagem deles na hora de almoço - check-out às 12 h. Foi resolvido rápido e de melhor forma: foi concedido "late check-out" e eles podem aproveitar o pedaço no máximo: passear no parque e visitar uma centro comercial co feira de artesanatos e restaurantes típicos.

Tchau! Os demais sete seguem de metrô até a "Praça de 3 terminais", onde ao lado do "Leningradskiy" por onde chegamos a Moscou há o "Yaroslavskiy" que serve linhas para norte e nordeste (inclusive a Trans-Siberiana!). E aqui este grupo também divide em dois. Uma parte menor e mais interessada em aviões toma trem suburbano até Monino (50 km ao nordeste), para passar boa parte do dia no Museu da Força Aérea:   



Apesar do nome, a exposição inclui também alguns aviões de passageiros muito interessantes.

Já o grupo principal investe em mais um objeto UNESCO cidade histórica de Serguiev Posad que fica a 70 km de Moscou para norte.



O Monastério da Santíssima Trindade de São Sérgio é um dos mais importantes centros espirituais ortodoxos da Rússia, tombado como Patrimônio de Humanidade - http://whc.unesco.org/en/list/657.

O interior dessas igrejas ortodoxas é decorado com pinturas antigas e muito ouro:



A própria cidade também é interessante e muito calma - depois de agitação das grandes capitais. Além dos trens suburbanos comuns é servida também pelos expressos mais confortáveis, o que torna tal excursão por conta própria ainda mais atraente.

Voltamos em horários diferentes e nós reencontramos no hotel só à noite.


11-o dia (11.05.2020, segunda-feira) 

Nas nossas últimas horas em Moscou finalmente conhecemos as atrações mais próximas ao hotel - parque Izmaylovo ao leste e “Kremlin de Izmaylovo“ com seus museus e artesanatos ao norte



E ainda conseguimos visitar o Museu da Defesa Civil - um dos "Bunker de Stalin" foi escondido abaixo do estádio "Iymazlovo" - http://www.cmaf.ru/branchs/bun/

Check-out às 12 h, logo traslado para estação de trens "Paveletskyi". O embarque trem 001И começou por volta das 13:30, até lá exploramos o terminal, almoçamos e compramos provisões para longa viagem.



Exato às 14:05 partimos para Volgogrado. Ocupamos dois camarotes vizinhos no vagão número 14: quatro pessoas em um e três em outro (onde mais um lugar ficou vazio a viagem toda). Este trem anda bem menos rápido do que o "Sapsan": em duas horas rodamos 155 km até a primeira parada  -"Uzunovo".



Esta cidadezinha rural no limite sul da Província de Moscou abriga um importante nó ferroviário, portanto a parada foi mais de 20 minutas (para troca de locomotiva elétrica), e deu para passear um pouco. Mais tarde houve duas paradas curtas - ocorre que o itinerário deste trem passa por fora das maiores cidades da Região Central. Tarde e noite passamos descansando e conversando sobre planos para dia seguinte.

Dias seguintes:
Rússia-2020, viagem virtual: 2,5 dias em Volgogrado

Início: 
Rússia-2020, viagem virtual: 4 dias em São Petersburgo


Atualizado 19.05.2020

...cartão de visita Moscou, RÚSSIA
...lista RÚSSIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário